O que vem por aí...

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Ontem, Brasília viveu o dia mais quente desde a sua fundação, há quase 49 anos: indecentes 35,8ºC. A umidade ficou em 13%. Nessas condições climáticas, não dá a menor vontade de passar perto da cozinha (só para beber algo gelado e olhe lá). Mas, para não dizer que eu não tenho feito nada comestível, vou mostrar algumas das delícias que devem aparecer por aqui daqui a alguns meses:

Meus futuros pés de manjericão gigante

Meus futuros tomateiros

Meus futuros pés de erva-doce (meio judiados pelo calor)

Além dessas belezinhas, plantei salsinha, tomilho e estragão. Mas esses, a minha câmera sem-vergonha ainda não consegue captar.

Um dia hei de ter um quintalzinho. Aí, ninguém me segura ;-)

14 comentários:

ameixa seca disse...

Pois é, eu tambem plantei manjericão e ele cresceu super bem... até deu para colher e secar :) Depois vieram as lagartas malvadas e comeram a hortelã e o manjericão. Tive que cortar tudo e semear de novo! É muito bom ter estas ervinhas à mão :)

Mari Azevedo disse...

Lê querida, estou louca para fazer uma mini hortinha aqui no meu apartamento... nao tem muito espaço, mas uns pézinhos de manjericão, coentro, salsinha e tomilho acho que dá para encarar!!!
Adorei seus pézinhos, vem mta coisa gostosa pela frente mesmo, uebaaaaaaaaaaa... e esse calor... aff ng merece né?
Bjo flor!!

Téia disse...

Lê, ninguém em Bsb tem outro assunto, realmente não me lembro de ter passado por um calor assim aqui, mas novembro está chegando e a senhora vai ter que cozinhar muita coisas com estas lindas ervas...hehehehe....fico aguardando. Vizinha, este ano conseguimos comprar nossa casa e já fiz um plantio de sálvia, coentro e salsa, a cebolinha está começando a dar as caras, mas a hortelã e o manjericão nada, nadica. Ah, acabei plantando em jardineiras grandes porque senão a nossa cachorra come tudo, mas tá bom demais. Bj lindona.

Letrícia disse...

Ah, Ameixa, também sofro com as pragas. Mas aguento firme, removo as pragas manualmente e lavo as partes infectadas com água e sabão de coco. Não sei se efetivamente funciona... pelo menos, não é veneno.

Mari, aqui em casa também não há muito espaço... metade da minha horta fica em cima de um armarinho, metade, junto da geladeira ;-)

Ô, vizinha, a gente está sofrendo demais com esse calor. A pancada de chuva de hoje nem teve graça, de tão rápida.
É engraçado como cachorro gosta de ervas, a cachorrinha da minha mãe adora um alecrim ;-)

Beijos, queridas!

Eliana Scaramal disse...

Agora eu fiquei com inveja (kkkkkkk), que luxo querida!!

www.saboresdalica.blogspot.com

Silvia Arruda disse...

Eu tb morro de vontade de ter uma hortinha na minha casa.... quer dizer... no meu apê... mas lá não vinga... é difícil bater o sol na minha cozinha!! :P

Letrícia disse...

Lica, eu bem que gostava de ter um quintal, mesmo, mas já que não dá, vou de horta em vasinho, mesmo :-)

Silvia, nos outros apartamentos eu também não conseguia plantar ervinhas - ou porque batia sol demais, ou porque não tinha sol. Aí, eu fingia que alecrim era super decorativo e deixava o vasinho na sala, onde tinha sol na medida ;-)

Beijos, queridas!

Flavinha disse...

Que calor é esse???? Estou quase derretendo aqui em BH! 13% de umidade é judiação!

Minha hortinha começõe com salsinha, cebolinha, manjericão e alecrim... Hoje já tenho tomilho, oregano, endro, boldo, hortelã, manjericão roxo, e, o último a chegar foi um pé de capuchinho, aquela florzinha comestível! Isso num apartamento de 60m², sem varanda, apenas com duas janelinhas que batem sol. faço rodízio entre os vazinhos para todo mundo ter seu lugar ao sol! Hehehe...
É uma delícia!
Ningém vai te segurar mesmo!

Beijocas

Nysa disse...

que bom.. esse calor. aqui já faz frio e em algumas partes da alemanha já caíu neve... ;-( é assim... eu também semeio sempre manjericao. é tao bom fresquinho!!! beijocas e boas colheitas ;-)ah... e beber sempre muito com esse calorao!!!

Fabrícia disse...

Nossa que saudades dessa humidade de Brasília....pior que o deserto. Morei em Bsb durante 2 anos...adoro essa cidade. Você aí com calor e nós aqui com frio...
-8°C. Desculpe a demora para te responder sobre a máquina....tenho uma canon 40D...uma profissional. Uma câmera excelente... Você esta pensando em comprar qual?
Bjcas.

Isabella disse...

Olá tia Letícia!

parabéns pelas lindas plantinhas! Aqui em casa até que tenho espaço, só não tenho tempo de cuidar de mais um ser vivo!
Tô mortinha de saudades e sempre que posso dou uma passadinha no seu flickr ou no blog pra saber das novidades (pelo menos das gastronômicas!). Sou sua hiper-fã!
Hoje estou planejando fazer uns muffins com cobertura de monstros pro halloween, vamos ver se dá certo... Muitos e muitos beijos saudosos, da err que te ama! e das três sobrinhas um assustador buuuu!!

Letrícia disse...

Flavinha, que luxo, a sua hortinha! Nossa, quanta coisa boa você produz só com duas janelas ensolaradas!

Nysa, manjericão fresco é uma maravilha, mesmo. Ele aguenta firme o frio que faz aí?

Fá! Menina, que frio está fazendo aí, hein! Eu estou pensando em comprar uma Nikon D90... tenho uma Nikon de filme e pretendo aproveitar as lentes que ela já tem... mas tenho ouvido maravilhas das Canons.

Err do meu coração! Ai, que saudade de você e da turminha! Toda vez que eu testo uma receita doce, penso se as minhas sobrinhas fofas aprovariam o gosto... de certa forma, é como se vocês estivessem sempre aqui, comigo. Muita, muita saudade. Muita mesmo. Amo vocês demais.

Beijos de halloween para todos!

Valentina disse...

Que cresçam fortes e faceiros.

Letrícia disse...

Amém, Valentina :-)
Beijos!

Printfriendly