Smoothie da Lica

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Smoothie de banana e amora

Como eu já devo ter choramingado aqui antes, estou travando uma luta árdua com a balança. Árdua e desleal - a balança conta com a ajuda de poderosos aliados: a minha paixão por sorvetes e o calor que faz lá fora, que está de doer.

Depois de subir e descer pelas paredes diversas vezes (de tanta vontade de qualquer coisa doce, gelada e substanciosa), vi uma idéia simples, mas genial, da queridíssima Lica: congelar bananas bem maduras antes que elas estraguem e depois usá-las em smoothies, no lugar do sorvete. Para congelar as bananas, basta descascá-las, picá-las em pedaços e acomodar em um saquinho de congelamento. Creio que, em duas horas de freezer, elas já estejam prontas para usar (eu as esqueci lá de um dia para o outro).

Para este smoothie da foto, você precisará de 1 copo de leite desnatado (240ml), 2 bananas congeladas e 1 bom punhado de amoras frescas ou congeladas (as minhas também estavam no freezer). Daí, é só bater num bom liquidificador e servir num copo grande, decorando com umas amorinhas.

Fica super cremoso, bem fresquinho e não precisa adoçar (as bananas maduras dão conta do recado).

Vale dizer que o sabor dominante é o da banana (o que, para mim, não tem o menor problema ;-)). Assim, se você quiser um gosto mais pronunciado de outra fruta no seu smoothie, use mais amoras ou uma frutinha com mais personalidade. De preferência, uma de cor forte e bonita, para que fique bem coloridão.

Lica, obrigada por dividir essa idéia tão legal com a gente! Você é o máximo!

Ah, falando em gente que é o máximo, antes que eu termine esse post, quero agradecer a Simone e a Téia, que me presentearam com este selinho aqui, ó:

Meninas, vocês são uns amores - além de serem poderosas fontes de inspiração :-) Obrigada!

17 comentários:

Gina disse...

Letrícia, esse smoothie já entrou pra minha lista!
Bjs.

ameixa seca disse...

Essa cor é fantástica. No calor deve saber super bem :)

Mari Azevedo disse...

Lê minha linda, que delícia de smoothie!! Amei demais da conta... uiuiui vou fazer com toda certeza?
Briga com a balança? Ai... tô nessa tbm querida, e tô levando uma surra bem feia! Droga.. hehehe
Bjão flor!

Andrea Dohashi disse...

Letrícia que cor linda ficou seu smoothie, por coincidência hoje eu postei a receita de um também, rs!
É delicioso né?
beijos

Nana disse...

eu li esse post da Lica e arrasou!
Bom que vc não coloca o doce do açúcar na sua alimentação, a frutose é a melhor para regimes!
1 x 0 para vc contra a balança!
Bjs

laila disse...

lê q delicia de alternativa!!! tudo bem q as bananas nao sao light mas pelo menos nao tem gordura e deve valer como uma refeição!! farei com ecreza!! e o roxo...ai q lindeza!!!bjs

Eliana Scaramal disse...

Letrícia minha querida primeiro que muito agradecer o seu carinho e dizer que adorei a cor que a amora deu a bebida, ficou realmente linda!

Agora tenho que dizer que o máximo é sua mãe, hoje minha geléia chegou ao fim e eu fiquei com inveja branca de ti, pensando como seria bom ter uma mamãe assim como a sua. rs

Letrícia disse...

Gina, vale a pena fazer. A banana não é lá essas magrezas todas, mas é menos gorda que sorvete ;-)

Ameixa, no calor é bom demais, lembra milkshake grossinho.

Mari, a briga é sempre mais sofrida para quem gosta de cozinhar... a gente apanha muito mais ;-)

Andrea, seu smoothie tá um absurdo de bonito! Ah, que pena que eu tenho alergia a kiwi :-(

Nana, vamos ver se a balança se convence de que perdeu um round ;-)

Laila, como eu comentei com a Gina, antes banana do que sorvete ;-) Mas vale, mesmo, como uma refeição.

Lica, que bom que você gostou da geléia! Minha mãe é um grande exemplo para mim. Como eu, é uma cozinheira meio tardia - só começou a enfrentar as panelas pra valer depois que casou. Tomara que eu consiga seguir seus passos! ;-)

Beijos, queridas!

Téia disse...

Vizinha querida, eu já fiz aquela receita da Lica 2 vezes. Que maravilha nesta terra super quente, mas esta com amoras ficaram muuito linda e mais light, eu estou igual a você, travando uma luta com a balança, nós vamos ganhar dela. Deus é mais! Bj amiga.

Valentina disse...

Menina, vi que estás em Brasilia. Mamae tem me contado do calor terrivel que tem feito.

Valentina disse...

Menina, vi que estás em Brasilia. Mamae tem me contado do calor terrivel que tem feito.

Goreti disse...

Letrícia, e a cor desse smoothie, é tudo...

Beijos!!!

Cláudia disse...

Mulhereda vaidosa! O verão está na porta e tudo mundo na luta com a balança! Eu também! e adorei esta opção para o verão, naquele lanchinho da tarde que é importantíssimo quando estamos comendo menos e na hora certa. Sucesso para todas nós!

bjs

Chef Debora Cordeiro disse...

Olá! É um prazer poder conhecer o seu trabalho. Participo dos desafios culinários do blog da Fer e por isso estou convidando você para participar do Desafio Finger Foods do meu blog. Visite. Participe. Será uma grande honra!
http://chefdeboracordeiro.blogspot.com/
Bjs! Debora

Letrícia disse...

Vizinha, vamos vencer, sim! A luta é inglória, mas caber naquele jeans velho há de compensar :-)

Valentina, moro em Brasília há muitos anos e nunca vi um calor igual. Estamos sofrendo por aqui!

Goreti, é impressionante como um punhado de amoras pode colorir um smoothie :-)

Cláudia, os quilinhos a mais realmente arapalham a silhueta. Mas eu também preciso perder peso por uma questão de saúde (minha coluna não é lá essas coisas e eu não deveria abusar dela).

Chef Débora, obrigada pelo convite! Vou ver se preparo alguma coisa!

Beijos, pessoal!

BETO disse...

Letrícia, esse smoothie está com uma cor linda, dá vontade de experimentá-lo na hora. Adoro todas essas frutas pequenas, escuras, tipo amora, framboesa, cranberries. Ótima receita, vou copiar. Bjs.

Letrícia disse...

Beto, é uma idéia genial, essa de congelar as bananas. Eu amei. E as frutas vermelhas que você mencionou são excepcionais para dar cor às bebidas. Depois conte o que você achou!

Beijos!

Printfriendly