Um pão sem receita (ainda)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Pão integral cortado
Perdoem o visual sinistro, coisa de foto tirada à noite...

Sou viciada em cheiro de pão saindo do forno. Por isso, adoro quando tenho um pretexto para assar um pãozinho. E o pretexto do momento é a dieta. Sim, eu e o hômi estamos encarando firmemente as nossas dietas, já que não suportamos mais encarar nossas panças. O problema é que o hômi é louco por carboidratos. Ele não suporta a idéia de ficar sem um biscoitinho, um pãozinho, um sanduichinho à noite. Dos males, o menor: que o pão seja integral, feito em casa.

Daí que ontem eu fiz um pão integral usando uma receita tirada do caderninho da mamãe. Estranhei o fato de não haver nenhum comentário nela - minha mãe gosta de deixar sua avaliação nas receitas, bem como as alterações que fez. Mas segui em frente. Logo vi que a receita não tinha anotações porque nunca tinha sido testada. Isso explicava o desequilíbrio dos ingredientes.

Bom, depois de rebolar mais do que pirulito em boca de banguela para salvar a receita, acabei conseguindo um bom resultado: um pão saboroso, cheirosíssimo, de casquinha crocante e miolo macio. O problema é que mexi tanto que não sei dizer precisamente quanto, de fato, foi usado de cada ingrediente.

Assim, o pão de ontem por ora vai aparecer sem receita, mas com a promessa de voltar aqui com receita acertada.

17 comentários:

Mari Azevedo disse...

Lê, não to vendo visual sinistro nenhum, e sim um pãozinho lindo e super saboroso... sabe q admiro demais quem faz pães, eu até hoje não consegui me sair bem nessa empreitada!! rsrsrs... tô até querendo uma panificadora pra me ajudar... :P
Bjão querida... e vou esperar ansiosamente a receita dessa coisa linda!!

ameixa seca disse...

Que belo pão... aqui em casa o pão nosso de cada dia é o integral. Ele é super saudável e sacia por mais tempo :)

Gourmandise disse...

estamos no aguardo...
bjos

laila disse...

letícia...eu tbm nao resisto aum pãozinho..sendo ele integral e caseiro...ai mil vezes mais perigo...vou comer feliz da vida!!! e se o resultado é tão bom assim..esperamos sim pela receita!bjs

Magia na Cozinha disse...

Adoro pão integral e feito em casa é melhor ainda!
Boa sorte na dieta!
Bjs :)

Sylvia disse...

Eu acho que o pao ficou lindo e a luz esta bem bonita também , nao tem porque se desculpar. Até me deu vontade de um sandwichinho com ele :)
Bjs

Eliana Scaramal disse...

Eu também não vi o visual sinistro eu vi sim um pão lindo demais da conta. hehehe Estou à espera da receita.

www.saboresdalica.blogspot.com

Agdah disse...

O visu sinistro combinou com a época de Halloween.

Letrícia disse...

Mari, obrigada! Como já dizia Raul Seixas, tente outra vez! Fazer pão é tão legal! No começo, a gente erra, mesmo... mas não é assim que se aprende?

Ameixa, você está certíssima. Pão branco é uma delícia, mas uma hora depois que a gente come, já fica pensando em fazer uma 'boquinha' de novo.

Nina e Laila, a receita já, já aparece por aqui :-)!

Cláudia, obrigada... dessa vez, estou levando a dieta mais a sério. Ahn, exceto por uns biscoitos que assei ontem e precisei provar :-P

Sylvia, Eliana, obrigada... eu continuo achando a luz da foto meio estranha. Fico achando que um morcego vai aparecer voando a qualquer momento, atrás do pão ;-)

Agdá, acho que sim!

Beijos, queridas!

yaralucas disse...

Seu pão ficou LINDO!

Também amo cheiro de pão assado, pena que tô na briga com a balança. É um tal de distribuir pão pra mãe, pra sogra, pra vó, pro periquito...

Tem coisa mais cheirosa e confortável e deliciosa que pão assando? Enche a casa toda, ai ai...

Letrícia disse...

Ah, Yara, eu sou completamente viciada no cheiro de pão assando. Acabo gostando mais de fazer do que de comer (felizmente, senão não conseguiria digitar nada, de tão gordinhos que estariam os meus dedos).

Beijos, querida!

Laurinha disse...

Como assim?!?! Minha padeira predileta, e eu fico assim, na mão? (Ou melhor, segurando o babador?)
Tô esperando....
Beijinhos, e na escuta, câmbio!

Letrícia disse...

Nossa, agora fiquei 'miachando' ;-) Laurinha, não imagina o tanto que eu fico lisonjeada com o seu elogio!

Obrigada, querida. A receita já vem!

Beijos!

Karla disse...

Oh que cantinho mais fofo e com pãezinhos :) Gostei tanto que o pus na minha lista, ok?

beijinho =)

Letrícia disse...

Karla, que bom que gostou! Agora que você sabe o caminho, volte sempre :-)

Beijos!

Debora koso disse...

Nossa sou fa de pao tbem minhas filhas sempre falam vai engordar,mais e um praser fazer e come-lo quentinho,rsrsrrs,ainda estou no comeco mais chego la se vce amigas virtuais me ensinarem,obrigada!!!!

Letrícia disse...

Débora, bem vinda! Eu também estou aprendendo, mas vai ser um prazer poder dividir o que já sei com você!

Beijos!

Printfriendly