Bolo de milho

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Bolo de milho

Como já dizia Pedro Bial, estamos de volta!

Ah, eu adoro o meu multiprocessador. Confesso, antes não tínhamos relações muito amistosas. Pra falar a verdade, eu morria de medo dele – nunca esqueço do dia em que moí amêndoas e fugi que nem galinha levando passa-fora por causa do barulho que ele fez.

Essa receita foi toda feita nele. É um bolo tão gostosinho, tão molhadinho, daqueles que nasceram para uma xícara de café!

Bolo de milho

Receita adaptada d’O Grande Livro de Receitas de Claudia

Ingredientes:

1 lata de milho cozido no vapor em conserva (a receita original pedia 2 espigas de milho verde, mas eu infelizmente não as tinha)
¼ de xícara de leite
1 xícara de açúcar
¾ de xícara de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
½ xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo:


Se usar o multiprocessador, faça assim: coloque no copo do multiprocessador o milho e o leite e processe até ficar homogêneo. Acrescente então a manteiga e o açúcar e, novamente, processe até homogeneizar. Acrescente os ovos e pulse mais um pouco até misturar bem. Acrescente a farinha e o fermento e bata até que a mistura fique... ahn, homogênea (não estou boa em achar sinônimos hoje).

Depois disso, é só deitar a massa a uma assadeira com furo no meio com 20cm de diâmetro, untada com manteiga e enfarinhada. E levar ao forno preaquecido a 200ºC até que ele passe no teste do palito.

Se não tiver multiprocessador, o processo de preparo da massa muda um pouco. Primeiro, bata o milho e o leite no liquidificador até ficar homogêneo. Reserve.

Na tigela da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Acrescente os ovos e bata bem. Por fim, adicione o milho batido, a farinha e o fermento e bata mais, até obter uma mistura homogênea (última vez que uso essa palavra, prometo).

Espero que gostem!

27 comentários:

Princesa Urbana disse...

Oi Letrícia!
Adorei a receita do bolo! Mto fácil parece delicioso mesmo!
A foto transmite a sua descrição do bolo: parece mesmo molhadinho!vou testar qualquer dia desses e te falo!
Ahhhh....só não entendi pq nos ingredientes vc diz duas vezes a quantidade de manteiga?!?!?!
bjosssssssss

Letrícia disse...

Opa! Ainda bem que você me alertou, Princesa! Na verdade, é 1 xícara de açúcar, e não de manteiga.

Obrigada! Beijão!

Gourmandise disse...

Café?! É um sinal, estou bebendo uma xícara agora amesmo!
bjo

Ba disse...

Oi Letrícia,
Este bolo parece estar realmente delicioso, e tão fácil de fazer! ("Fácil de fazer" é indispensável na minha cozinha! hehe);D
Já está na minha "to-do-list"!
Beijos

Laurinha disse...

Muito bom, gostoso demais!!!!

Beijinhos

Silvia Arruda disse...

Hummm, esse bolo parece tão fofinho!!!

Luciana Macêdo disse...

Adoro bolo,bolo de miljo então nem se fala. O par ideal para acompanhar o café da tarde.
Bjs!

ameixa seca disse...

E agora uma pergunta pra complicar a coisa: para quem não tem multiprocessador nem liquidificador, como fazer?
Só tenho batedeira e varinha mágica, mas adoro bolinhos húmidos :)

Ziza disse...

Sempre impliquei com bolo de milho, mas estou buscando uma receita molhadinha para testar... gostei da tua, com uma massa assim tão... homogênea- ops.

Odete disse...

Gosto muito de bolo de milho e esse parece bom mesmo.
bjs

Karla disse...

Hummm que delíciaaaaaaa esse bolinho...nham nham =)

beijinhos

Rosangela Neri disse...

Adoro bolo de milho...hummm delícia! Vou testar essa tb...
beijinhos de boa semana!

Rosangela Neri disse...

Adoro bolo de milho...hummm delícia! Vou testar essa tb...
beijinhos de boa semana!

laila disse...

que delicia de bolo!! e q comicaa historia.. vc é um barato mesmo!!!

parece tao molhadinho...hummm bjs

Mari Azevedo disse...

Ebaaaaaaaaaaaa, que bom que vc voltou flor!!! =D E voltou arrasando, ai que bolo mais lindo... meu marido ama bolo de milho... achei o teu tão fofinho e macio, receitinha anotada para fazer um agrado para o meu amorzinho.
Beijo grande!

Gina disse...

Bolo de milho é muito bom, já fiz algumas vezes. Pra receber alguém para um cafezinho vai muito bem...
Bjs.

Magia na Cozinha disse...

Este é um dos meus favoritos! Não resisto!
Vc acetou na mosca: Nasceu para uma xícara de café!
Bjs :)

Eliana Scaramal disse...

Letrícia querida eu também adoro meu processador, ele faz tantas coisas legais mas como tenho mãos quentes eu o considero o parceiro perfeito para fazer minhas massas de tortas. :)

Esse bolinho está um verdadeiro pecado, eu vou até sonhar com ele. hehe

www.saboresdalica.blogspot.com

Letrícia disse...

Nina, preste atenção aos sinais ;-)

Ba, também adoro receitas fáceis, assim. Se você tiver um multiprocessador, é mais fácil ainda e não suja muita louça :-)

Laurinha, é gostoso, mesmo!

Silvia, fofinho e úmido, tem coisa melhor?

Ai, Lu, quando fiz um café para acompanhar o bolo, me lembrei muito de você e do seu cafezinho das cinco!

Ameixa, se a sua varinha mágica for potente, pode usá-la para bater o milho com o leite. Se usar milho em espiga, você também pode ralá-lo e batê-lo com o leite com a varinha mágica.

Ziza, dê uma chance ao bolo de milho, é bom demais!

Odete, ele é ótimo! Faça e me conte!

Karla, eu já estou com saudade desse bolinho, tão bom...

Rosangela, teste, sim! Depois me conte se gostou!

Laila, precisava ver a tremedeira em que eu fiquei da primeira vez em que apertei o "pulsar"para triturar as amêndoas.

Mari, tomara que vocês gostem!

Gina, esse eu fiz para receber um casal amigo que veio assistir a um jogo de futebol ;-)

Cláudia, é uma combinação das mais felizes, não é, mesmo?

Lica, eu e meu multiprocessador já somos grandes amigos. Também tenho mãos quentes, faço massas de biscoito nele :-)

Beijos, queridas!

Nysa disse...

que bolinho fofo e agora eu já sei onde encontrar fubá ;-)) beijocas

Letrícia disse...

Nysa, não sabia que tinha fubá aí na Alemanha! De qualquer forma, esse bolinho não exige fubá, só milho (que deve ser mais fácil de achar, não é?).

Beijão!

Luana Belo disse...

Olá faz uma semana que eu conheço seu blog e quero lhe dar os parabéns por esse blog lindo e útil, adorei esse bolinho de milho e acho que vou faze-lo ainda essa semana, e quero pedir uma dica de site/blog de doces DIABÉTICOS meu avô tem diabétes e sempre limito aos pudins e gelatinas diet, aff coitado não deve agentar mais, se poder dar a dica agradeço.
Já ia esquecendo, adoreiiiiiiiii seu blog. Fica com Deus.

Oscar Ziegler disse...

Oi Letrícia, já fiz 2 vezes esse bolo. Minha namorada adorou. Ficou super úmido. Servi com um capuccino, ficou show. Parabéns belo blog. Leio diariamente!!!!
Bjaum.

Letrícia disse...

Luana, muito obrigada pelos elogios! Vou me informar sobre sites/blogs bons de receitas dietéticas para quem tem diabetes. Assim que tiver bons nomes, passo pra você!

Oscar, esse bolo fica bom demais, né? Pra namorada nenhuma botar defeito :-)

Beijos, pessoal!

Daniela Alves disse...

florrrrrr eu vo fazer esse bolo agora e irei postar a sua receita no meu blog vc me permite???com sua assinatura ok...bjusssssss

angela disse...

rerere, sua receita estáva deliciosa nunca peguei uma receita igual a essa coloca mais receittas

ireni disse...

Oi Letícia, aqui nós adoramos bolo de milho, vou fazer essa receita me parece muito boa.
Obrigada pela dica.
Deus te abençoa.
bjssssssssss

Printfriendly