Madeleines de mel e limão

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Madeleines de limão e mel

Ganhei minha assadeira de madeleines no início do ano, mas não tinha me animado a prepará-las porque tinha cismado que eram difíceis de fazer (sabe quando você vê algo que é tão bonito que não pode ser fácil? Pois é). Mas isso mudou na semana passada.

Precisava testar receitas para presentear pessoas queridas nesse fim de ano. Olhei para a assadeira, tão lindona, e não resisti. Separei uma receita campeã da Akemi e pus mãos à obra.

Fiquei muito surpresa – são fáceis! O maior trabalho é untar bem a assadeira. E ficam deliciosas!

Para quem não sabe (eu não sabia), as madeleines têm um calombo característico que se forma na superfície da massa, do lado que não é concha. Não sei se o calombo das minhas foi suficientemente grande. Vou ter que fazer mais para conseguir verificar ;-)

Madeleines de limão e mel

Receita da minha ídola Akemi, do Pecado da Gula :-)


Ingredientes:


100g de manteiga sem sal
100g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
2 ovos médios
60g de açúcar
30g de mel
2 colheres (sopa) de suco de limão (usei limão siciliano e recomendo!)
uma pitada de raspas de limão (opcional)

Modo de preparo:

Peneire a farinha de trigo junto com o fermento. Reserve.

Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar (use um fouet para isso). Acrescente o suco e as raspas do limão e a mistura de farinha com fermento. Misture só até incorporar os ingredientes.

Derreta a manteiga junto com o mel em banho-maria (eu usei o microondas por 30 segundos, no total - 15 segundos de cada vez). Adicione os ingredientes derretidos na massa e misture bem. Agora é só levar a massa para descansar na geladeira coberta por um filme plástico. A duração do descanso? Pelo menos 1h (foi o que eu deixei).

Faltando meia hora para acabar o descanso da massa, preaqueça o forno a 180°C e unte as forminhas de madeleine com manteiga sem sal. Polvilhe farinha de trigo e dê pancadinhas para eliminar o excesso.

Com uma colher de sopa, distribua a massa nas forminhas. Não é preciso nivelar a superfície da massa - ela se espalha sozinha enquanto assa.

Leve as madeleines ao forno por cerca de 20 minutos. Para saber se estão boas, pressione o topo de uma delas levemente. Se ele voltar para o lugar, a madeleine estará pronta. A receita rende 12 unidades lindas e cheirosas.

É bom remover as madeleines das forminhas ainda quentes para que elas não grudem na assadeira. Deixe que elas esfriem em uma grade e saboreie!

14 comentários:

ameixa seca disse...

Ainda não tenho forma de madeleines. Elas são super elegantes e tem um ar lindo. Devem ser deliciosas :)

Karla disse...

Pois...eu também não tenho forma, mas assim que vir uma que não seja cara vou ver se compro. Essas ficaram maravilhosas :)

beijinhos

Luciana disse...

Eu ainda não tenho essas forminhas, mas assim que comprar quero logo testar.
Ficaram lindas.
Bjos, Lú.

Magia na Cozinha disse...

Ainda não tenho a forma, mas só fico imaginando a delícia que deve ser. Sem se falar no visual que é lindo tb.
Bjs :)

Letrícia disse...

Meninas, obrigada pelos elogios! Espero que papai noel (pai natal) traga forminhas de madeleines para vocês :-)

Beijos!

Laurinha disse...

Le, acredita que a minha ainda não foi estreada???? bissurdo, né não!
já separei receitinha e tudo e deixo pro outro final de semana, pro outro...

Ficaram lindas! Crescidas, perfeitas!!!!!!!

Tb quero............

Beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Sabe que ainda não comprei as ditas forminhas? Vou deixando e quando vejo já acabaram, efico só na vontade. Mas vou providenciar...

Você perguntou lá no Cafezinho se as cerejas não tingem a massa de Panetone. A massa é ótima muito fofa e pouco doce. O tom rosado fica só em volta das cerejas, bem pouquinho. Não gosto muito de Panetone, mas este achei bem gostoso, vale a pena experimentar.
Beijinhos!!!

Mari Azevedo disse...

Lêzinha do meu coração, fala sério... que delícia é essa???? Aff, babei mtoooo... ainda não tenho as formas de madeleine, buaaa.... quero mtoooo!!! =D
Menina, qta coisa gostosa por aqui, desde meu sumiço... tava com mta saudade!!!
Super beijo pra ti, ótimo natal e um 2009 repleto de amor, alegria, prosperidade, felicidade e bênçãos divinas

Mari

Gina disse...

Tenho as formas de madeleines e ainda não usei. Com esse formato fica muito atraente, né? Preciso fazer urgente. Suas madeleines estão tão apetitosas!
Bjs.

Ziza disse...

LINDO, LINDO LINDO!
Clap, clap!

Nysa disse...

ficaram perfeitas!!!!!

Letrícia disse...

Meninas lindas, obrigada por continuarem vindo aqui, mesmo depois de eu passar tanto tempo afastada. Desde antes do natal, tenho passado pouco tempo diante do computador...

Laurinha, você vai ver como dá vontade de fazer muitas outras vezes :-)

Lu, obrigada pela informação sobre as cerejas!

Mari, minha flor, espero que o seu 2009 seja a sua cara - lindo, colorido, luminoso!

Gina, eu nem posso falar nada de quemha e não usa, pois passei mais de 6 meses com as minhas guardadas.

Ziza, Nysa, obrigada!

Beijos, queridas!

Patricia Scarpin disse...

Que coisas mais lindas e delicadas!

Letrícia disse...

Valeu, Pat! Beijinhos!

Printfriendly