Muffins de morango e mirtilo

domingo, 25 de janeiro de 2009

Apesar de isso contrariar minhas convicções de consumir alimentos produzidos regionalmente, sempre quis provar mirtilos frescos (blueberries). Já tinha visto fotos, já tinha comido geleias, mas a frutinha fresca, que é bom, nada. Até que, em dezembro, achei uma bandejinha no supermercado e resolvi levar pra casa.

Abri a micro-bandeja e provei algumas frutinhas. Como o gosto é bem delicado, comi mais algumas, só para me certificar de que tinha entendido o sabor. Quando dei por mim, a bandeja estava na metade. E eu queria usá-los em uma receita de blueberry muffins da Ci! Resultado: precisei completar a receita com morangos. Felizmente ficou bem gostoso!

Muffins de morango e mirtilo

Receita adaptada da Ci, que por sua vez adaptou do blog Simply Recipes

Ingredientes:

1 ½ xícara de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ de colher (chá) de sal
70 g de manteiga ou margarina amolecida
½ xícara de açúcar
1 ovo grande
¾ xícara de iogurte natural (180 g)
½ colher (chá) de raspas de limão
¾ xícara de mirtilos (usei mirtilos e morango picadinho)

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Prepare 12 forminhas para muffins forrando-as com formas de papel.

Numa tigela, peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.

Em outra tigela, bata a manteiga amolecida e o açúcar até obter um creme fofo. Acrescente o ovo e as raspas de limão e bata até incorporar.

Adicione, alternadamente, a mistura de farinha e o iogurte, batendo a cada adição, apenas até incorporar. Misture então os mirtilos e os morangos picados (para que as frutas não façam a massa desandar, seque-as antes com uma toalha de papel e polvilhe-as com farinha de trigo).

Distribua a massa entre as forminhas e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que os muffins passem no teste do palito. Deixe-os esfriarem por 5 minutos antes de removê-los das formas.

Muffins de morango e mirtilo

13 comentários:

laila disse...

aii tentação tentação! ficaram lindinhos e os morangos confundem-se com os muirtilos q empregam sua cor linda né?

deve terdado uam equilibrada de sabores... gosto de mesclar frutas! bjs

ameixa seca disse...

Lindos! Também queria provar os mirtilos mas não é fácil de encontrar e, quando encontro, custam os olhos da cara :)

Julia D.D disse...

lindos .. parece um festival de muffins ... devem ficar pouco doces né ... somos meio avessos ao açucar, mas tratando-se de receitas tão leves .. dá uma vontade de fazer ...

Karla disse...

Aiii a minha perdição...não me canso de muffins :)

Mundo de Alice disse...

Tenho que fazer muffins!
adorei

Luciana Macêdo disse...

Também encontrei mirtilo em uma frutaria perto daqui de casa, vou comprar,estou curiosa para experimentar e quem sabe fazer uns bolinhos.
Bjs!

Rosangela Neri disse...

A bisbilhoteira chegou!
Passei para deixar um beijinho e dizer
Que prezo muito as amizades que faço nos blogs
Passo horas lendo, lendo, lendo...
Virou um hobby na verdade.

Beijocas da Rô

Quero um!
aff adoro muffins... só compro nunca fiz, esse vou tentar!

Flavinha disse...

Ai que tentação!
Quero um pedaço agora! Rsrsrs...

Beijocas

Letrícia disse...

Laila, os morangos realmente se perderam no meio da cor dos mirtilos, coitados :-)

Ameixa, aqui também os mirtilos são caríssimos :-/

Julia, ficam doces na medida certa. Vale a pena provar :-)

Karla, eu também me perco por muffins ;-)

Alice, faça, sim! Muffins são tão práticos e gostosos...

Lu, os meus mirtilos vieram do Pão de Açúcar (os da frutaria perto de casa estavam uma fortuna - quase R$ 10 por 100g!).

Rô, muffin é tão facinho de fazer... quando você começar, nunca mais vai querer comprá-los prontos :-)

Flavinha, na próxima fornada eu reservo um pra você :-)

Beijos, meninas!

Mari Azevedo disse...

Lê do céu... esses teus posts são um verdadeiro atentado ao meu regime! Primeiro muffins de framboesa, e agora de mirtilos? Não tem buzanfão que resista assim.. hahahaha... tô apaixonadaça... com certeza vou reproduzir os dois em casa!!!
Muffins são tudo de bom, e com essas frutinhas maravilhosas... não tem como não ficar perfeito!!
Super beijo,

Mari

Letrícia disse...

Mari, você é ótima! Ah, é só fazer e levar para o trabalho, tenho certeza de que muita gente vai querer ajudar você a comer :-)

Beijinhos!

lunalestrie disse...

Letrícia, mesma história comigo, até fiz os mesmos muffins e postei dia desse, rs. A receita é ótima mesmo e também adorei os mirtilos. :D

Letrícia disse...

Luna, até comentei lá no QdM que ando super em falta com os blogs amigos, nem tinha visto que você tinha feito também :-(

Será que os mirtilos agora vão ficar mais fáceis de achar em todo o Brasil? Tomara!

Beijão!

Printfriendly