Muffins integrais de banana, passas e nozes

sábado, 10 de janeiro de 2009

Neste fim de ano, fiquei encarregada de fazer visitas à casa dos meus pais enquanto eles viajavam. Molhava as plantas, recolhia jornais e correspondências, brincava com a cachorrinha deles no quintal. E, eventualmente, conferia se algum alimento estava querendo se estragar.

Foi assim que descobri umas bananas cansadas de guerra, um resto de leite de soja, um pouquinho de farinha de trigo integral e um punhado de nozes e passas brancas que sobraram do natal. Virei, mexi e preparei estes muffins integrais de banana. São fofinhos, cheirosos, ótimos para o café da manhã ou para um lanchinho da tarde. E pesam muito pouco na consciência :-)

Muffin integral de banana, nozes e passas

Ingredientes:

150g de farinha de trigo comum
150g de farinha de trigo integral
120g de açúcar mascavo
1/2 xícara de óleo de canola
1 xícara de leite de soja
2 ovos
3 bananas maduras
1/2 colher (sopa) de fermento
2 colheres (chá) de canela
1 punhado de nozes grosseiramente picadas
1 punhado de uvas-passas claras sem sementes

Modo de preparo:


No liquidificador, junte os ovos, o óleo, o leite, as bananas, o açúcar mascavo e a canela. Bata bem e reserve.

Em uma tigela, misture as farinhas e o fermento. Adicione a mistura líquida e mexa só até incorporar os ingredientes. Adicione as nozes e as passas e misture mais um pouquinho.

Distribua a massa por 16 forminhas de muffin untadas e enfarinhadas (ou por forminhas de papel) e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que os bolinhos passem no teste de palito.

Muffin integral de banana, nozes e passas

Observação final:


Se usar forminhas de papel, recomendo que sejam aquelas que parecem de papel manteiga, meio ‘enceradas’, sabem? Usei forminhas de papel comum e a massa grudou bastante.

18 comentários:

Mari Azevedo disse...

Hummmmmmmm... olha o bolo de banana ai denovo kkkkk... Le querida, brincadeiras a parte, esses muffins devem ter ficado sensacionais!!! O casamento de banana, nozes e passas e mais que perfeito... voce, como sempre, acertou em cheio... =P
Super beijo

Mari

ameixa seca disse...

Esses muffins ficaram lindões. Eu sou uma adepta dos produtos integrais, portanto adorei e receita :)

Ba disse...

Letrícia,
Você acaba de postar a receita pela qual venho esperando há meses. Palavras-chaves: muffins, integrais, banana, nozes e, principalmente, fácil (essa eu mesma adicionei hehe).
Esta eu vou fazer muito, muito em breve! rs
Beijocas

Karla disse...

Adorei :) vou apontar esta receita.

bjos

Magia na Cozinha disse...

Letrícia ficaram muito apetitosos!
Adoro fazer muffins pela praticidade!
Bjs :)

Nysa disse...

adoro coisas integrais e estes muffins ficaram bem lindos... para mim um sem passas sff ;-))) beijocas

Silvia Arruda disse...

Ficaram lindos. E parecem deliciosos. Esse ano foi me aventurar a fazer muffins! :)

Espiões da Gula disse...

Nossa, acho que nunca tinha visto uma receita de muffins integrais: parece ficar ótimo! Adoro bananas e passas! Lindo o site! Beijos

Jéssica - Espiã da Gula

Princesa Urbana disse...

Oi Letrícia!!!
Que delicia de muffins hein?!?!?
Não sabia que era de Brasilia tb??!?!Vamos manter contato para futuros encontros das blogueiras de bsb?!!??!
Bjos e uma otima semana!

Eliana Scaramal disse...

Esse é perfeito para um café mesmo, adorei!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Rosangela Neri disse...

Me lembrou café com leite, lanchinho da tarde... hummmm delícia!!!

Estou voltando da viagem de férias e
Resolvi dar uma passadinha nos meus blogs
Preferidos... o seu é um deles.
Deixo pra ti um grande beijo de boa noite!

Valeria disse...

Leticia ,Muffins são bem vindo á qq hora e de improviso tb por que não!!???Adorei a sua idéia e já estou provando com os olhos !!
BJs

Luciana Macêdo disse...

Fiz outro dia um bolo de banana e açúcar mascavo que ficou muito bom, penso que estes muffins devem ficar semelhantes, portanto deliciosos. Como gosto de receitas com banana está é mais uma para a listinha.
Bjs!

Téia disse...

Vizinha, você e seus muffins maravilhosos. OLha, minha mãe também está viajando, não quer ir lá ver o que tem sobrando???? Ficaram realmente saudáveis...menos culpa para nós...isto mesmo...bj grande.

Letrícia disse...

Hehehe, Mari, essa história do bolo de banana é demais!

Ameixa, que bom que gostou!

Ba, o que eu mais gosto nos muffins é a facilidade. Tá bom, o gosto também é ótimo :-)

Cláudia, eu também sou fã da praticidade dos muffins.

Nysa, as passas despertam paixões - ou a gente as ama ou as odeia ;-)

Jéssica, obrigada pela visita!

Princesa, sou de Brasília, sim! Nossa comunidade está ficando cada vez maior :-)

Lica, fica bom com café, mesmo!

Rosângela, obrigada pelo carinho :-)

Valéria, como eu tenho pavor de jogar comida fora, estou sempre improvisando alguma coisa para aproveitar restinhos...

Lu, eu também sou uma colecionadora de receitas de bolo de banana :-)

Téia, você é ótima :-D

Beijos, queridas!

Gourmandise disse...

ficaria feliz com um destes agora....
bjo

Letrícia disse...

Se ainda tivesse, eu mandava um pra você, Nina :-)

Ah, nesse fim de semana devo fazer seus cookies de quinoa :-)

Beijos!

Letrícia disse...

Karla, por algum motivo misterioso, pulei seu comentário :-/ bom, espero que a receita agrade!

Beijos!

Printfriendly