Totally chocolate chocolate chip cookies

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Tenho o livro Nigella Express há mais de um ano (minha edição ainda é em inglês). Apesar disso, só me animei a fazer os famosos cookies triplos de chocolate depois de vê-los aqui, aqui, aqui e aqui.

Arrependi-me de não ter feito antes – são maravilhosos! Fiz em tamanho menor do que o indicado pela Nigella (1/4 de xícara), por isso, a receita rendeu bem mais do que 12 unidades.

Totally Chocolate Chocolate Chip Cookies

Receita extraída de Nigella Express, de Nigella Lawson

Ingredientes:

113 g de chocolate meio amargo
1 xícara de farinha de trigo
¼ de xícara de cacau em pó não adoçado
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
100 g de manteiga amolecida
½ xícara de açúcar mascavo
¼ de xícara de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ovo gelado
2 xícaras de gotas de chocolate meio amargo

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 160ºC e prepare algumas assadeiras baixas, forrando-as com papel-manteiga. Derreta os 113 g de chocolate meio amargo usando o micro-ondas ou banho-maria.

Em uma tigela, peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal.

Em outra tigela, bata a manteiga amolecida e os açúcares até obter um creme fofo. Adicione o chocolate derretido e misture bem.

Acrescente então a baunilha, o ovo e os ingredientes secos peneirados, batendo bem a cada adição. Adicione, por fim, as gotas de chocolate e misture até incorporar.

Forme bolinhas de massa (eu usei uma colher medidora com capacidade para ½ colher de sopa) e disponha nas assadeiras, com intervalo de 5 cm entre elas.

Leve ao forno por 18 minutos. Deixe que os cookies esfriem nas assadeiras por 5 minutos antes de transferi-los para uma grande, onde completarão o resfriamento. Rende 36 cookies.

Totally Chocolate Chocolate Chip Cookies

Cookies para presente!

9 comentários:

Princesa Urbana disse...

Que delicia de cookies!
Bjos

Mari Azevedo disse...

Lê, tá ai um quitute que preciso fazer UR-GEN-TE!!! Sou apaixonada por cookies de chocolate, e imagino a delícia que estes devem ser... ahhh, espero que deste findi não passe... ô tentação enorme viu, fiquei com água na boca!!!
Ficaram maravilhosos os teus!
Super beijo,

Mari

Karla disse...

Lindos....ficaram mesmo maravilhosos :)

ameixa seca disse...

Eu não me importaria de receber um saquinho desses :) Adoro biscoitinhos e se for de chocolate ainda é melhor!

Rosangela Neri disse...

Estou na TPM e não poooooosso ficar vendo esses cookies... hummmmm!!! Aff
Beijocas

laila disse...

Lê,

eles saõ memso deliciosos... quem nao provou faça urgentissimo@! e os seus ficaram mto lindos!bjs

Téia disse...

Oi vizinha, uhummmmmmm, que maravilha,acho que eu serei a próxima da fila, agora que as feras provaram, não há mais desulpas. Eu também gosto deles menores, ficam tão lindinhos...Bj grande querida.

Valeria disse...

Leticia Coisa boa pode ser feita sempre e parece que esses cookies são uma maravilha mesmo!!
Um boa sugestão para um miminho!!
Bjs

Letrícia disse...

Princesa, esses cookies são muuuuito bons.

Mari, obrigada! Faça, sim, que eles são ótimos.

Karla, obrigada :-)

Ameixa, um amigo querido ganhou um saquinho desses e comeu todos os biscoitos em uma sentada ;-)

Rosangela, taí um biscoito que é bom de comer de TPM :-)

Laila, você está certa: não dá, mesmo, para deixar de fazer!

Vizinha, eu prefiro os cookies menores até porque eu adoro me enganar com a conversinha de que "só mais um e eu paro de comer". Imagina se eu faço biscoitos enormes, o meu "só mais um" fica demais ;-)

Valeria, quem ganha um pacotinho desses cookies só reclama que eles acabam rápido :-)

Beijos, queridas!

Printfriendly