Panettone Piamontese da Laila

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Eu adoro panettone. Mas panettone, mesmo – com frutas cristalizadas e passas. E sempre quis fazê-lo em casa, mas morria de medo das receitas, que me pareciam muito complexas para a minha pobre cabecinha. Foi quando a Laila publicou uma receita que me pareceu mais simples.

Anotei e resolvi testar. Deu tão certo que eu já fiz mais de uma vez. E estou com vontade de repetir ao longo do ano, sempre que bater uma vontade irresistível de comer panettone.

Panettone partido

Receita extraída de Comidinhas do Bem (fonte: Utilisima)

Ingredientes da esponja:

20 g de fermento biológico fresco (ou ½ colher de sopa bem cheia de fermento biológico seco instantâneo)
100 ml de leite
1 colher (chá) de açúcar
125 g de farinha de trigo

Modo de preparo da esponja:

Em uma tigelinha, dissolva o fermento no leite. Em outra, peneire a farinha de trigo e o açúcar. Adicione o leite aos ingredientes peneirados, misture bem, cubra e deixe fermentar por 35 minutos.

Ingredientes da massa:

400 g de farinha de trigo
6 g de sal refinado
15 g de fermento biológico fresco (ou ½ colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo)
100 g de açúcar
5 gemas (use ovos caipiras, a cor fica mais intensa)
125 ml de água
½ colher (chá) de essência de baunilha
Raspas de 2 laranjas
Raspas de 1 limão
140g de manteiga em temperatura ambiente
400 g de frutas secas (usei um pouco de frutas cristalizadas, passas pretas e brancas e damascos picadinhos)

Modo de preparo da massa:

Peneire a farinha com o sal. Faça uma cova e despeje no centro a esponja, o fermento, o açúcar, as gemas, a água, a essência e as raspas de laranja e limão. Trabalhe a massa até que ela fique unida e homogênea. Incorpore então a manteiga e trabalhe a massa até que ela se solte da bancada. Tenha paciência – no início, dá a sensação de que isso nunca acontecerá, mas logo a manteiga é absorvida e você obtém uma massa lisa, brilhante e uniforme, com uma linda cor amarela.

Forme uma bola com a massa, cubra com um filme plástico e deixe crescer por 30 minutos.

Aperte a massa com o punho para extrair o gás de dentro dela e incorpore as frutas. Cubra novamente e deixe crescer até dobrar de volume.

Por fim, divida a massa em três pedaços de 500 g, cada, e disponha em assadeiras de papel próprias para panettone. Cubra cada uma com um saco plástico e deixe crescer até dobrar de volume.

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Disponha os panettones em uma assadeira grande e coloque-a na grade mais alta do forno, deixando uma assadeira com água na grade inferior. Os panettones levarão de 35 a 40 minutos para assar (de qualquer forma, para saber se assaram, faça o teste do palito usando um palito de churrasco).

Observações finais:

* A receita original leva um glaceado de amêndoas, mas eu fiz como a Laila – sem ele.

* Eu testei fazer a receita com fermento fresco e seco instantâneo. O resultado foi o mesmo.

* O panettone fica muito gostoso, mas a massa não ‘desfia’, como os da marca brasileira famosa.

Panettone

12 comentários:

Magia na Cozinha disse...

Ficaram maravilhosos! Eu amo Panetone, só nunca fiz, pois não disponho das formas apropriadas.
Bjs :)

Dani disse...

Parece q posso sentir o gosto com essa foto, ficou muito boa. Gostei da receita.

Bjs

Ameixinha disse...

Eu não gosto de frutas cristalizadas mas gosto de panettone :)

Ziza disse...

Preparar panettone é level expert. Ainda sou café com leite e vou demorar para chegar lá.
Beijos

Mundo de Alice disse...

Ficou d+ lindo este panettone
bjs

Doces Temperos disse...

Adoro panettone mas nunca fiz, estes estão mesmo muito bonitos.

Baú da Conceição disse...

Eu não sou apreciadora de panettone, mas esta está com óptimo aspecto, Deve estar delicioso.
Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Lê, não sou muito de panetone (gosto de chocottone) - a massa está linda e dá pra aproveitar a fazer com gotinhas de chocolate!

Rosangela Neri disse...

Hummmmm... adoro panettone!
Fácil fácil... creio que esse eu consigo rsrsrs

Beijinhos carinhosos da Rô

Rafaela Prachedes disse...

Olá, eu recebi um selo de indicação de blogs. É uma forma de indicação para que outras pessoas conheçam nossos blogs e eu resolvi indicar vc!
Sempre que posso, eu passo por aqui pra ver suas atualizações.

No meu blog tem algumas informações, caso você também queira participar.

Abc...

Laurinha disse...

ô mão boa para pão, hein! Que linda massa, olha como ficou a textura.... fechei os olhos e quase saboreei.... delícia!
Beijinhos

Letrícia disse...

Cláudia, eu sempre tive vontade de fazer panettone, mas tinha um medão e nunca encontrava as formas. Coincidiu de eu encontrá-las perto da época em que a Laila publicou a receita :-)

Dani, essa receita é muito boa! Vale a pena tentar.

Ameixinha, eu só gosto de panettone de frutas cristalizadas. Qualquer outra coisa nele, eu recuso.

Ziza, eu também me achava café com leite demais para o panettone, mas esse é bem simples (ainda mais se compararmos com as outras receitas que eu já vi, com fermentação natural. Aff).

Alice, obrigada :-)

Amélia, eu também nunca tinha feito até então. E agora vivo tentando arrumar desculpas para fazer :-)

Conceição, eu já sou louca por panettone, adooooro.

Pat, chocottone, pra mim, é heresia. Só como com frutas cristalizadas :-)

Rosangela, prove e depois me conte :-)

Rafaela, obrigada pela lembrança!

Laurinha, eu ouvi dizer que o que faz a massa do panettone da marca B desfiar é glucose. Tô louca pra encontrar uma receita que leve esse ingrediente para testar :-)

Beijos, meninas! Bom carnaval a quem for de carnaval!

Printfriendly