Raiscare

terça-feira, 31 de março de 2009

Olá, pessoal. Antes de mais nada, obrigada pela força. Aos poucos a vida está voltando aos eixos. E isso fica bem mais fácil com o carinho de vocês :-)

Na semana passada fiquei adoentada e só queria saber de comidas que me aquecessem por dentro. Resolvi fazer o raiscare que vi num livro de culinária que ganhei da minha mãe. Raiscare é um cozido de frango com legumes que leva curry e canela. É bom para dias frios, acompanhado de arroz branco quentinho.

Raiscare

Receita adaptada de Cozinha Japonesa, de Eiko M. Kina, Ed. Melhoramentos

Ingredientes para 4 pessoas:

1 kg de coxa ou sobrecoxa de frango (usei 500g de filé de peito)
2 colheres (sopa) de óleo (usei óleo de canola)
3 cenouras médias raspadas e cortadas em cubos de 2 cm de lado
3 batatas descascadas e cortadas em cubos de 2 cm de lado
1 talo de salsão limpo e cortado em cubos de 2 cm de lado (não tinha em casa)
1 cebola grande descascada e cortada em cubos de 2 cm de lado
2 colheres (sopa) de gengibre fresco picado fino (não tinha em casa)
2 folhas de louro (não tinha em casa)
6 copos de caldo de frango caseiro (usei 1 l de caldo de galinha industrializado)

Tempero:

1 colher (sopa) de sal (como usei caldo de galinha industrializado, que já tem muito sal, reduzi essa quantidade a 1/3)
1 dente de alho amassado
1 colher (café) de pimenta do reino (usei ¼ de colher de chá)
1 colher (café) de canela em pó (usei ¼ de colher de chá)
1 colher (café) de curry (achei pouquíssimo – usei 1 colher de sopa :-P)
1 colher (sopa) de maisena

Modo de preparo:

Corte cada coxa ou sobrecoxa em 3 pedaços e coloque numa tigela (eu cortei o filé de peito em cubos de 2cm de lado). Acrescente todos os ingredientes do tempero e misture bem. Aqueça o óleo em uma panela e refogue o frango, mexendo delicadamente para que todos os pedaços dourem por igual. Adicione o gengibre o salsão e o louro à panela e deixe refogar um pouquinho (substituí esses ingredientes por uma borrifada de gengibre em pó, aipo em pó e louro em pó). Acrescente os demais vegetais, misture e regue com o caldo. Tampe e deixe cozinha até que a carne fique macia.

Considerações finais:

* O livro não especificou o tamanho do copo usado como medida. Suponho que seja 200ml.
* O caldo de frango caseiro do livro é feito com ½ kg de ossos de frango, 1 pedaço de gengibre fresco e 2 talos de cebolinha verde, cozidos por 30 minutos em água fervente. Coe antes de usar.
* Minha geladeira estava meio vazia, por isso tive que trocar o gengibre, o salsão e o louro por seus equivalentes em pó. Fica bonzinho, mas seria melhor se eu os tivesse frescos (ou inteiros, no caso do louro).
* Achei que o caldo do raiscare ficou ralo depois de pronto (e olha que eu usei menos líquido que o recomendado na receita). Resolvi engrossá-lo ‘na marra’. Retirei legumes e frango da panela com uma escumadeira e reservei-los. Dissolvi 1 colher (sopa) de maisena em 50 ml de água, acrescentei ao caldo do raiscare e levei ao fogo baixo, misturando até obter a consistência de mingau ralo. Devolvi os legumes e o frango para a panela, misturei bem e servi em seguida.
* Minha mãe costuma trocar a batata por mandioca em cubos. Fica delicioso e o caldo fica bem grosso, do jeito que eu gosto.

14 comentários:

Sylvia disse...

Que bom que voce esteja melhorzinha. A receita e fantastica, adoro curry e canela ,como esta na moda dizer; muito reconfortante.Gostei
Bjs

Rosangela Neri disse...

Ainda bem que voltei a bisbilhotar... adorei a receita!
Agora é só esperar um dia frio...
Beijocas da Rô

Raul e Joel Carvalho disse...

Visualizei o seu blog e achei muito interessante... Parabens

Gostaria de lhe pedir se poderia colocar o link do meu blog no seu site: http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/

Pode ser??

Quando colocar envie um mail para aqui: pirusas.carvalho@hotmail.com

Abraços

ameixa seca disse...

Não conhecia esta receita mas tem um aspecto delicioso :)

Cláudia disse...

Este é o tipo de comidinha que eu adoro. O curry e a canela com certeza mudam a cara deste ensopado que simplesmente já é muito gostoso. Espero que já esteja bem de saúde.

bjs

Téia disse...

Vizinha querida, que comidinha mais confort food, hummm...Bem que você estava precisando, né??? Bj grande.

Cláudia M. disse...

Tem mesmo muito bom aspecto, essa comidinha.
Nunca tinha ouvido falar em "raiscare", mas até que gostava de experimentar.

Gina disse...

Gosto muito de curry e ele assume o sabor totalmente, mas vejo que você gosta mais do que eu! Deve ter ficado delicioso.
Beijos.

pipoka disse...

Não conhecia essa receita e gostei muito.

bjs

Letrícia disse...

Meninas queridas, obrigada pelos comentários, e perdoem não respondê-los logo nem individualmente. Raiscare é isso mesmo que vocês comentaram: uma comidinha para reconfortar, ideal para aqueles dias friozinhos. Vale a pena provar!

Beijinhos!

Gourmandise disse...

este prato me lembra da casa da minha mãe...
bjo

Letrícia disse...

Nina, também me lembra a casa da minha mãe (e a da bachan também, claro).

Beijos!

gasparzinha disse...

Não conhecia, mas parece muito bom.
Pena que não usaste gengibre, porque deixa sempre um aroma fantástico que eu adoro.
:)

Letrícia disse...

Gasparzinha, gengibre em pó realmente não fica a mesma coisa do que um bom pedaço de gengibre fresco :-/

Da próxima vez que eu fizer, com certeza vou usar o fresco!

Beijos!

Printfriendly