Trança recheada (mais uma idéia do que uma receita)

terça-feira, 10 de março de 2009

Há algum tempo publiquei aqui a receita do Pão do Joana Francesa. Desde então, já a repeti algumas vezes, mas gostei especialmente da última, quando o fiz do jeito que a Nina recomenda: com recheio!

Fiz a receita inteira (veja no Gourmandise o tamanho dela) e dividi em três partes, que eu modelei como cordões. Abri cada cordão, espalhei mostarda de Dijon com uma faquinha e, por cima, coloquei azeitonas drenadas e picadas, salame e mortadela em tirinhas e parmesão ralado. Fechei os cordões com cuidado para não rompê-los, formei uma trança com eles e, antes de assar, pincelei com ovo batido e salpiquei orégano.

Pão da Nina trançado e recheado
A trança recém saída do forno, esperando seus algozes.

Ficou muito, muito bom! Para completar, servi com um patê que preparei com queijo (todos os que sobravam na minha geladeira, mais requeijão cremoso) e alho (1 dentinho).

Pão da Nina trançado e recheado
O recheio quis dar uma olhada para fora ;-)

26 comentários:

ameixa seca disse...

Aiiii, que perdição :)

Laurinha disse...

Que bom vê-la de volta na ativa!!
E em grande estilo! Belo pão, hein, fernandinha!
:DD

Beijinhos

Sabrina disse...

Que trança linda, perfeita.
Parabéns

Karla disse...

Que lindo....deve ser fantástico...

Letrícia disse...

Ameixa, estava uma perdição, mesmo!

Laurinha, assim você denuncia que a gente não era mais tão bebê na década de 80 (porque é claro que eu me lembro do Fernandinho da USTOP) ;-)

Sabrina, obrigada!

Karla, fica muito bom!

Beijos, queridas!

Núbia Gomes disse...

Será que tem como fazer essa massa na máquina de fazer pão?

Núbia Gomes disse...

Será que tem como fazer essa massa na máquina de pão?

Letrícia disse...

Ô, Núbia, esta resposta, eu vou ficar devendo. Não tenho MFP, por isso não tenho muita ideia do seu funcionamento...

Beijos!

Gourmandise disse...

Hum! Este pão deve ter ficado tudo de bom. Só com a descrição do recheio (e a fotinho dele saindo) já dá água na boca!
bjocas.

Cris disse...

Mas quem tá na dieta, você? olha que pão lindo :-) Bjs!

Letrícia disse...

Ah, Nina, ficou bom demais! Obrigada novamente pela receita incrível!

Como eu comentei no seu blog, Cris, não escapei impune deste e de muitos outros pães. Por isso, dieta djá!

Beijinhos, meninas!

Princesa Urbana disse...

Letrícia, tem presentinho pra vc lá no meu blog!
Bjos, Sarinha

Princesa Urbana disse...

Letrícia, tem presentinho pra vc lá no meu blog...passe por lá!
Bjos, Sarinha

Gina disse...

Letrícia, adoro pães, mas não tenho feito ultimamente...
Seu pão ficou lindinho e o recheio é tudo de bom. Também sou uma que não aderi à MFP ainda.
Ah, gostei dos comentários abaixo das fotos... rsrs!
Beijos.

Sylvia disse...

Impressionante, amei essa tranca , com o patezinho entao, Uma delicia
Bjs

Susana disse...

Letrícia,
que trança linda... Parece uma delícia. :D
Beijinhos
Susana

Téia disse...

Vizinha do céu, que pão mais lindo é este??? Fiquei tentada a fazê-lo (ou comê-lo) logo. Hummm...Ah, ainda estou com espinhos, acredita??? Adorei sua visita e comentários lá no Banquetes. Brigadão. Bj grande.

Talita disse...

Ficou linda a trança! E o recheio deve ter dado o tchãn a mais!

Luciana Macêdo disse...

Que bom que está de volta, senti sua falta.
Começou bem em amiga, esta trança está imperdível. Gosto de fazer este tipo de receita para os lanches, sempre faz sucesso.
Bjs!

Letrícia disse...

Sara, obrigada pelo carinho, viu? :-)

Gina, eu nem descarto o dia em que me renderei à praticidade da MFP mas, por enquanto, não quero, não! :-)

Sylvia, que bom que gostou!

Susana, obrigada.

Vizinha, que dó de você, com a mão espetada. Eu fiquei duas semanas tirando espinhos da mão, um horror.

Talita, esse pão já é bom sozinho, mas recheado ele é ainda melhor!

Lu, e aquele pãozinho recheado de linguiça que você fez? Nossa fiquei com água na boca! :-)

Beijinhos, meninas!

Luana Belo disse...

Oi adorei essa trança mais pintou uma dúvida... Em qual momento vc colocou o oregáno no começo o no meio do cozimento.

Bjs

Letrícia disse...

Luana, pincele a trança com ovo batido e polvilhe com orégano antes de levá-la ao forno, ok?

Beijos e obrigada pela visita!

gasparzinha disse...

Que maravilha!

Letrícia disse...

Obrigada, Gasparzinha!
Beijos!

Leila disse...

Uau!!!!

Letrícia disse...

:-)

Printfriendly