Doce de banana

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sou uma entusiasta da banana. É docinha, macia, tem embalagem resistente e é fácil de abrir. É fonte apreciável de vitamina A, vitamina C, fibras e potássio, segundo a Wikipedia. E é só alegria - segundo a mesma Wikipedia, a danada ainda é rica em triptofano, o que aumenta os níveis de serotonina no organismo.

O problema é o fenômeno que acontece quando você compra uma quantidade maior delas - eu costumo chamá-lo de DESESPERO DA BANANA. As bananas amadurecem de uma hora para outra, todas de uma vez, e dar cabo delas vira um caso de polícia.

Nessas horas, vale tudo: cookies de banana, pão de banana, muffin de banana, torta de banana, smoothie... e, agora, doce de banana! Esse que eu fiz é muito fácil e é surpreendentemente bom. Quando bater desespero da banana na sua casa, testa e me diz se gostou :-)

Doce de banana

Receita adaptada de O Grande Livro de Receitas de Claudia

Ingredientes:

6 bananas-prata maduras
1 xícara de açúcar mascavo
5 cravinhos da índia
1 pauzinho de canela quebrado em pedaços
1/4 de xícara de água

Modo de preparo:

Descasque as bananas, corte-as em pedaços e coloque-as em uma panela de fundo grosso. Junte o açúcar, o cravo, a canela e a água e cozinhe em fogo médio, mexendo às vezes, até que o doce engrosse e se solte do fundo da panela. Sirva com queijo branco, passe na torrada, coma puro...

24 comentários:

gasparzinha disse...

Letrícia, com uma foto tão deliciosa, apetece é comprar as bananas mesmo para fazer o doce!
Que booom. :)

Glau disse...

Le, acredita que aqui em casa nem dá tempo do "desespero das bananas"?.. não posso fazer um doce desses pq ai não paro de comer.. sem limites total! :)
bjo, Glau

Sarinha disse...

Lê, que delicia!!! eu amooooooo td que leva banana...ela sozinha tb!
Estou empolgadíssima com o encontro!!! Vamos colocar pra andar isso!?
Bjos

Téia disse...

Vizinha, que lindão, em??? Eu amo bananas, difícil é sobrar, o normal é eu comprar e reservar para alguma receita, senão, voa. A cor tá muito apetitosa, ai, ai...Bjka.

ameixa seca disse...

Nunca provei doce de banana... mas deve ser muito bom :) É óptimo para quando chega o Verao e as bananas ficam logo super maduras!

Silvia Arruda disse...

Eu adoro esse doce de banana, mas nunca fiz em casa. Vou provar!

Magia na Cozinha disse...

Se pudesse roubava este pote e comia tudo sozinha agorinha...
Adoro!
Bjs :)

Rosangela Neri disse...

Nooooooosa... essa receitinha veio mesmo na hora certa, tenho 7 bananas maduríssimas, vou fazer esse docinho amanhã mesmo.

Beijocas da bisbilhoteira Rô

Sylvia disse...

Doce de banana é uma delicia, so de ver a foto já me deu vontade
Bjs

Ziza disse...

Tenho um cacho cheinho na geladeira... ;)

yaralucas disse...

Lá em casa tentamos evitar o desespero da banana assim: embrulho em um montão de jornal (ou encarte de supermercado, que é grandão), coloco em um saco plástico e guardo na gaveta de legumes da geladeira. Embrulhadinha assim no escuro as bananas não amadurecem e nem ficam pretas.

Mas depois desse doce, acho vou deixar a estratégia de lado e provocar um desespero das bananas, hohoho.

Beijos procê!

Letrícia disse...

Gasparzinha, obrigada :-)

Glau, aqui em casa é assim: o hômi diz que não come banana porque eu compro pouco (para não sobrar). Aí, quando eu compro muito, ele não come (e acontece o quê? Sobra...).

Sarinha, também estou animadíssima! Eba!

Vizinha, também adoro banana, mas acho que vai rolar desespero neste fim de semana, mesmo :-P

Ameixinha, doce de banana é bom demais! Aliás, sou suspeita, porque gosto de tudo da banana :-)

Silvia, faça, sim, depois me conte o que achou!

Cláudia, eu tive que fazer força para não fazer isso mesmo que você falou :-)

Rô,venha 'bisbilhotar' sempre :-) Depois conte se gostou!

Sylvia, também tenho um fraco por doce de banana :-)

Ziza, as minhas ficam do lado de fora para não ficarem pretas. O problema é que elas ficam maduras muito rápido :-/

Yara, boa dica! Não dá para ficar fazendo doce de banana toda hora, isso é um perigo para quem quer perder a borda de catupiry em volta da cintura.

Beijos, queridas!

Gina disse...

Também apelo para doce de banana, quando estão maduras e ninguém quer mais comer. A banana é muito versátil.
Seu doce ficou com uma carinha apetitosa.
Bjs.

Letrícia disse...

Gina, agora eu pretendo apelar para o doce mais vezes :-)

Beijos!

Adriana disse...

Seu blog é perfeito!
Adorei passar por aqui e suas receitas hummmm!!!

cris amaral disse...

Oi....
Bom, meu pai faz doces que é uma coisa, e no de bananas ele costuma colocar um pouquinho de caldo de limão, o doce fica mais vermelho e com um gosto muito bom, sei lá, da próxima vez experimenta, vai que vc gosta né? Gostei das receitas viu? Abraços!

Letrícia disse...

Adriana, obrigada pelos elogios :-) Volte sempre!

Cris, tem um doce de banana-prata que é bem vermelhinho, deve ser como o que o seu pai faz :-)

Beijos!

Leila disse...

Oi adorei a receita vou fazer agora mesmo, bjs.

Safira disse...

Le, a receita é muito boa! Eu faço também o "virado de banana", que vai bananas, açúcar, e quando já está virando um doce, acrecenta-se farinha de milho amarela, mexe até soltar do fundo da panela, e por fim polvilhar com canela. Até rimou!
Bjs
Eliany

Lidia Souza disse...

Pode ser feito com açúcar normal?

AnaC disse...

kkkkkkkkkkkkk Letrícia, desespero das banana é exatamente o que me trouxe aqui hoje... O calorão somado a um forno ligado por mais de 10 horas na 5a foram demais pras pobrezinhas. Agora só tenho de escolher qual delícia que passou pelo seu fogão virá dar um alô no meu. :-)

Letrícia disse...

Lídia e Ana, desculpem pela demora, ando trabalhando feito uma louca.

Então, Lídia, acho que dá, sim. Eu imagino que você possa diminuir a quantidade de açúcar branco, já que ele adoça mais do que o mascavo. A copr deve ficar diferente, mas deve ficar gostoso também!

Ana, com este calor, o desespero da banana ataca forte! Eu já estou aflita com as minhas :-p

Beijos, queridas!

Wânia Chi disse...

Você definiu bem...desespero das bananas! Rsrs
Acabei de fazer e experimentei quente mesmo porque não aguentei esperar...delicioso com açúcar mascavo, além de ser prático e rápido.
Obrigada.

Marilene Almeida disse...

Amei a receita, foi um sucesso!!!!!

Printfriendly