Mousse de chocolate perfeita

terça-feira, 14 de abril de 2009


Sou fã assumida da linda Rita Lobo, como já contei antes aqui. E, no natal do ano passado, fui presenteada com mais um livro dela: A conversa chegou à cozinha. Logo na introdução, ela explica como associou histórias às receitas e, para exemplificar, menciona a mousse de chocolate – a melhor que ela conhece. É craro que eu pulei imediatamente para a receita da mousse, e não sosseguei até prová-la.

Mais uma vez, tenho que concordar com a Rita: é a melhor que eu já provei, também. Da segunda vez que preparei, fiz algumas modificações ao meu gosto. E ficou de chorar de emoção, ouvir anjinhos cantarem e tudo mais.

Com essa mousse, registro minha participação no evento Chá da Tarde, promovido pelas queridas Cris e Leila.

Mousse de chocolate

Receita adaptada de A conversa chegou à cozinha, de Rita Lobo


Ingredientes:


8 gemas
170 g de chocolate meio amargo
1 xícara (chá) de açúcar
¾ de xícara de cacau em pó
200 g de manteiga
1 colher (sopa) de vodka aromatizada com baunilha (também pode ser conhaque)
500 ml de creme de leite fresco
170 g de pastilhas ou gotas de chocolate meio amargo com pelo menos 70% de cacau
Raspas de chocolate meio amargo para decorar

Modo de Preparo:

O primeiro passo é picar o chocolate meio amargo comum e, em seguida, derretê-lo no micro-ondas ou em banho-maria. Reserve.

Em uma tigela pequena, coloque as gemas e o açúcar e bata com a batedeira em velocidade alta por 3 minutos ou até obter uma gemada pálida e volumosa. Reserve também.

Numa panelinha, deite a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando ela derreter, retire do fogo, acrescente o cacau em pó e a vodka e misture bem.

O próximo passo é reunir a mistura de cacau, a gemada e o chocolate em uma só tigela. Use um fouet para misturar.

Reta final – bata o creme de leite fresco na batedeira por 1 minuto em velocidade alta ou até que o creme comece a engrossar (não deixe chegar ao ponto chantilly). Adicione-o ao creme de chocolate e mexa delicadamente até obter uma mistura homogênea.

Por fim, misture as gotas de chocolate com 70% de cacau á mousse, transfira para o recipiente onde será servida e decore com as raspas de chocolate. Cubra com filme e leve à geladeira por no mínimo 3 horas. Sirva a seguir.

Observação final:

A receita original leva chocolate branco no lugar das gotas de chocolate com 70% de cacau. Talvez porque o meu chocolate branco fosse bem comum, achei que ele endureceu muito quando a mousse foi à geladeira. Embora endureçam também, as gotas de chocolate com alta porcentagem de cacau cedem rapidamente ao calor da boca e ficam molinhas e cremosas.

17 comentários:

Glau disse...

eu tbém sou fãzona da Rita Lobo sem contar que ela escreve hiper bem, leitura super agradável e como a bicha é bonita!

bjos querida, glau

Valeria disse...

Leticia Adorei essa mousse!!É realmente perfeita!!Boa sorte no chá da tarde!!
Bjs
Valéria
Papos de Anjo

Karla disse...

Hmmmm que maravilha :)

ameixa seca disse...

Essa mousse deve ser uma delícia :)

Silvia Arruda disse...

Eu tb adoro a Rita Lobo e suas receitas.... bom saber q essa mousse é perfeita!! Receita anotada!

Letrícia disse...

Glau, eu queria ser que nem a Rita se eu ainda pudesse crescer ;-)

Valeria, como eu sou meio atrapalhada com claras em neve, essa receita me caiu como uma luva!

Karla, obrigada :-)

Ameixinha, é mesmo!

Silvia, vale a pena provar!

Beijos, meninas!

Cris disse...

Sensacional a sua participação. Que delicia... Boa sorte! Bjs!

Bia disse...

Hummm! Adorei o mousse!!

Letrícia disse...

Cris, obrigada! Queria muito ter participado das edições anteriores, mas a vida andou meio enrolada.

Vale a pena testar essa receita, Bia!

Beijos, meninas!

Flavinha disse...

Ah! Eu também vou querer "chorar de emoção, ouvir anjinhos cantarem"!

Adorei a receita!

Beijocas

Sylvia disse...

Também gosto da Rita Lobo. Achei oriinal a adicao do chocolate branco.
Pena que o seu endureceu, Nunca fiz com gotas de chocolate branco ,pelo menos mousse, Mas sua foto esta tentador
Beijos

Letrícia disse...

Flavinha, vale a pena testar, viu?

Sylvia, também fiquei com dó porque amo chocolate branco (mesmo sabendo que nem chocolate é, de verdade). Vou comprar um de excelente qualidade e tentar de novo :-)

Beijos, queridas!

Rosaly Senra disse...

hummmmm adoro mouses e vou experimentar. cheguei aqui por acaso e vou te seguir... Se vc quiser me seguir... vou ficar feliz. Tô no blog quitandasdeminas.blogspot.com Passa lá.
bjs,

Letrícia disse...

Rosaly, adorei sua visita, seu blog, seu livro... que legal ver você aqui :-)

Beijos!

Leila disse...

Uma mousse é sempre um coringa!
beijinhos e boa sorte.

Letrícia disse...

Com certeza, Leila!
Beijos!

luiz_eliane_haniel disse...

oi,estava navegando aqui e com este calor do fogão me chamou atençõa,rsrsrsrsadirei muito a suas receitas,este final de semana vou fazer o pão de arroz,gostaria de saber se eu fazer ele recheado ficaria bom?com requeijão? cazeiro?eu estou no japão e eu adoro cozinhar rsrsrsrsrs....me responta ta.ly.tatehira@yahoo.com.br obrigada...beijos susesso...

Printfriendly