Bolo de chocolate com recheio de coco

terça-feira, 26 de maio de 2009

Pessoas queridas, obrigada pelo carinho. Meu aniversário foi lindo - acho que a última vez em que me diverti tanto num dia 22 de maio foi quando fiz 7 anos :-P

Ah, mas eu continuo merecendo parabéns! Afinal, para comemorar o meu aniversário, eu fiz um bolo que levava não uma, nem duas, mas QUATRO claras em neve, e ele ficou perfeitinho! A massa não desandou, o forno não ficou sujo, o bolo ficou bem simpático... e como é gostoso!

Vi essa receita pela primeira vez no Kafka na Praia e fiquei encantada. E, antes que eu pudesse desistir dela, vi de novo no Pecado da Gula. Imprimi e guardei, à espera do dia em que eu deixaria de ser frouxa e voltaria a enfrentar as claras em neve. Foram quase 2 anos de espera, mas acho que eu realmente precisava de todo esse tempo para entender onde errava e para readquirir confiança.

Sem mais delongas, vamos a essa beleza de bolo!

Bolo de chocolate com recheio de coco

Receita vista em Kafka na Praia e revista em Pecado da Gula


Ingredientes:


Para a massa de chocolate:


175g de farinha de trigo
125g de manteiga à temperatura ambiente
125g de açúcar
90ml de leite (usei iogurte)
3 ovos (claras e gemas separadas)
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sobremesa) rasa de fermento em pó (ou 1/2 colher de sopa rasa)
2 colheres (sopa) de cacau em pó

Para o recheio:


100g de coco ralado
100g de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 clara
1/2 colher (sopa) de amido de milho
40ml de creme de leite (usei iogurte de novo)

Modo de preparo:


Comece untando e enfarinhando uma forma de bolo inglês de 12 cm x 22 cm. Reserve.

Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Adicione as gemas uma a uma e bata até obter um creme homogêneo. Adicione a essência de baunilha, a farinha peneirada com o fermento e o chocolate em pó (nessa altura, a minha batedeira pediu arrego e eu bati com um fouet, mesmo). Misture muito bem. Por fim, bata as claras em neve e incorpore delicadamente à massa. Se tiver dúvidas de como fazer isso, dê uma olhada nesse vídeo (a partir de 5:51).

Agora, prepare o recheio: bata a clara em neve firme e adicione os demais ingredientes, misturando bem. A mistura pareceu seca? Não se assuste, é assim, mesmo - antes de assar, o recheio parece uma farofa úmida. Mas tenha fé, que dá certo.

Bolo de chocolate com recheio de coco

Olha como o recheio fica úmido!


Agora é só montar: despeje metade da massa de chocolate na forma, espalhe o recheio por cima e cubra com a massa restante. Alise a superfície da massa com as costas de uma colher para o bolo ficar mais bonitinho.

Asse em forno pré-aquecido a 190ºC até que o bolo passe no teste do palito. Espere o bolo esfriar um pouco, desenforme e deixe esfriar completamente em uma grelha.

Como era dia de festa, depois que o bolo ficou frio, eu espalhei chocolate meio amargo derretido no topo dele. Adoro a casquinha crocante que se forma quando o chocolate solidifica.

Bolo de chocolate com recheio de coco

Ainda intacto, coberto com chocolate

19 comentários:

Glau disse...

Le, nao sabia que tinha sido seu aniversário! Parabéns, querida! Mta alegria, saúde, viu?
O bolão realmente ficou ultra bonito e se vc falou que ficou bom, eu acredito! A cara dele está ótima!

bjos, Glau

Sarinha disse...

Ah....nem sabia do dia tão feliz!

FELIZZZZZZZZ ANIVERSARIOOOOOOO!!!!

Td de bompra vc Lê!

Guardou um pedacinho do bolo pra mim!?!?!?hahaha

Bjos

ameixa seca disse...

Já vi em mais blogues também. Este bolo é um sucesso. Ainda não fiz mas tenho a receita guardada para testar. Adoro coco :)

Mari disse...

Minha linda, vou ter que fazer esse bolo de qquer jeito!! Aiaiai, a galerinha aqui em casa vai pirar na batatinha!!! Chocolate e coco juntos? Hummmmmmmmmmmmmmmm... :P
Parece que este é o ano das geminianas, não? Tivemos o melhor aniversário do mundo, e estamos fazendo as pazes: vc com as claras em neve, eu com os cookies... rsrsrs
Amada, estou terminando de bordar teu presentinho - aliás, a parte dele que é feita por mim, rsss...(sou lerda que só, eu sei.... iniciante né, já viu), mas esta semana mando sem falta!
Super beijo,

Mari

Magia na Cozinha disse...

Parabéns pelo seu aniversário e pelo lindo que deu certo!
Fiquei com água na boca. Chocolate com côco é uma combinação maravilhosa!
Bjs :)

Baú da Conceição disse...

A filhota também já fez este bolinho e realmente ficou muito bom, ando para postar, mas ainda não pude.
Vou ver se esta semana, sai alguma coisa cá para fora.

Beijinhos....

gasparzinha disse...

Este bolo foi a escolha perfeita para festejar o aniversário!
Lembro-me de tê-lo feito há tempos e gostei muito.

E que lindo está: essa fatia é uma tentação!
:)

Beijinhos.

Goreti disse...

1º- Feliz Aniversário, atrasado, mas cheio de amor e desjos de muitas, muitas felicidades, saúde então muito mais.

2º - Ninguem merece querer emagrecer e dar de cara com um desvario desse, to até salivando.Jesus apaga a luz!

Beijos!!!

moranguita disse...

e fez um boniito bolo sem duvida. beijinhos

Silvia Arruda disse...

Quem resiste a um bolo de chocolate com recheio de coco... o famoso prestígio?? hehehe

Eu não sabia que tinha sido seu aniversário!! Parabéns atrasado, mas com os mesmos votos de felicidades, saúde e sucesso !!
Beijos!!

ĵåииå jōåиïņhå disse...

ahhhhhhhhhhhhhhh que vontade de provar um pedacinho.. um não, melhor dois de uma vez!!!

Sylvia disse...

Nao sabia que tinha sido seu aniversario , parabéns e um super beijo e alguns poucos puxoes de orelha Amei o bolo esta com uma apariencia deliciosas e parece fofinho
Beijos

Gourmandise disse...

a receita que eu conhecia levava leite condensado no recheio, muito enjoativo. gostei do uso do iogurte. vou anotar.
bjos e parabéns!

Bia disse...

Bolinho tem que ter recheio úmido, né?! Ficou apetitosoo!! Adorei!
Beijos!

Letrícia disse...

Glau, obrigada! Ele é bom porque não é daqueles super doces, que dão dor na testa depois de comer :-)

Sarinha, queria ter guardado, mas o hômi comeu tudo num lanchinho noturno :-/

Ameixinha, essa receita é meio antiga, já deve ter aparecido muito por aí, eu é que não tinha tido coragem de fazer :-)

Mari, esse ano promete para as geminianas :-)

Cláudia, obrigada :-) Também adoro coco com chocolate!

Conceição, dei um pulinho no seu blog e a sua Letícia está demais, fazendo bolos lindos!

Gasparzinha, tenho certeza de que o seu bolo ficou uma tentação só :-)

Goreti, obrigada, querida. Também estou de dieta, dei metade do bolo para a comadre e deixei o hômi comer o resto... devo ter comido 2 pedaços :-/

Moranguita, obrigada :-)

Silvia, sempre fui louca pelo chocolate Prestígio! Chocolate e coco é uma combinação tão boa...

Janna, esse foi o bolo que sumiu mais rápido aqui em casa...

Sylvia, obrigada! O bolo estava bem fofinho, mesmo.

Nina, eu gostei muito do recheio assim, sem leite condensado, justamente porque não ficou doce demais. Obrigada!

Bia, eu torço um pouco o nariz para bolo seco... pra mim, tem que ter recheio úmido :-)

Beijos, meninas queridas!

Karen disse...

Parabéns! (Atrasados, sou terrível no quesito pontualidade para dar os parabéns, nem meus pais escapam! rs)
Gosto muito desse bolo porque ele é bem prático.

Beijos!

Akemi disse...

Le, parabens atrasadissimo pelo seu b-day! E olha so que bolo otimo vc escolheu, ele eh otimo! Macio, umido e o melhor, ja sai recheado do forno!! Bjs e omedetou!!

Letrícia disse...

Obrigada, queridas Karen e Akemi! Depois de anos sonhando com esse bolo que vi no blog de vocês, eu tinha, mesmo, que fazê-lo!

Beijos!

Luciana Macêdo disse...

Cheguei super atrasada para te comprimentar pelo aniver, mas não para desejar felicidades e TUDO DE BOM que a vida pode ofercer. Parabéns, parabéns...
Beijinhos!!!

Ah, este bolo está demais. Depois da viajem e muita comilança estou fazendo uma dietazinha básica. Ele me fez sonhar com uma fatia.
Bjs!