Cestinha de frango

terça-feira, 5 de maio de 2009

Não sei se isso acontece com vocês, mas eu tenho verdadeira compulsão por receitas. Podem vir no folheto do supermercado, no folder promocional do queijo, na embalagem da margarina: eu sempre guardo para, quem sabe um dia, testar. Foi assim que eu descobri as alegrias da massa de pastel que vai ao forno e vira cestinha.

Gente, que coisa prática. E realmente enche os olhos dos convivas. Eu recheei minhas cestinhas com frango e outras coisinhas, mas você pode usar o recheio que preferir: palmito e queijo, bacalhau, carne de siri, camarão, carne moída com feijão (pra quem gosta de chili)... invente o seu e depois conte como foi :-)

Cestinha de frango

Ingredientes:


10 discos (15 cm de diâmetro) de massa de pastel fresca industrializada
1 colher (sopa) de manteiga
½ cebola média picada
1 dentinho de alho picado
½ xícara de leite
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de requeijão cremoso
1 xícara de frango assado desfiado ou picado em cubinhos
12 azeitonas picadinhas
100g de champignons em conserva picadinhos
1 pitadinha de noz-moscada
3 colheres (sopa) de parmesão ralado (e mais um pouquinho para gratinar)

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Enquanto isso, em forminhas de muffin (ou formas grandes de empadinha), encaixe os discos de massa formando cestinhas – basta pressioná-los nas forminhas com delicadeza que eles se encaixam. Leve ao forno por uns 15 minutos ou até que eles formem bolhas de ar e fiquem levemente corados. Reserve.

Agora prepare o recheio. Numa panelinha refogue a cebola e o alho na manteiga. Numa tigelinha, misture bem a farinha ao leite e despeje na panela, acrescentando o requeijão em seguida. Mexa até que fique uniforme e engrosse um pouquinho. Acrescente os demais ingredientes e continue mexendo até obter uma consistência mais espessa do que a de um molho para massas. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouquinho.

Pronto, é hora de rechear as cestinhas! Para isso, use uma colher de sobremesa. Distribua o recheio em cada uma delas, polvilhe com parmesão ralado e devolva ao forno até que as cestinhas dourem.

Cestinha de frango

Observações finais:

* Não foi necessário adicionar sal à receita porque as azeitonas e o queijo parmesão já salgam o suficiente. Mas se achar necessário, acrescente :-);
* Acredito que seja possível fazer essas cestinhas de massa de pastel caseira. Mas eu nunca fiz (e é bem provável que nunca faça :-P).

13 comentários:

gasparzinha disse...

Que delicadeza. Lindas. :)

Magia na Cozinha disse...

Esta idéia é mesmo muito boa! Eu vi algo semelhante no programa da Rachel Ray, mas nunca fiz.
Pensando bem, acho que vou fazer. Na ala de produtos latinos eles vendem estas massas de pastel.
Eu tb não me atrevo a fazer em casa. Tem coisas que não vale a pena perder tempo, ainda mais agora com o calor apertando.
Bjs :)

Silvia Arruda disse...

Eu tb tenho compulsão por receitas... hehehe... entendo mto bem essa sua "loucura"... hehehe
Ficaram um charme essas cestinhas! Elas ficam muito duras?

ameixa seca disse...

Ficam mesmo muito lindinhas :) E devem ser deliciosas!

Leila disse...

super delicadas!

Eliana Scaramal disse...

Minha amiga querida tudo que tenho a dizer é: ISSO É O MAXIMO!!!

Amei com força total!

www.saboresdalica.blogspot.com

cris amaral disse...

Nossa, como ficaram bonitinhas.... e também gostosas né? Com esse recheio não tem nem como.... eu também adoro colecionar receitas e muitas delas ficam eternamente guardadas mas, algumas faço sim e adoro cozinhar! Bom, vou fazer essa da cestinha com certeza e depois te conto. Valeu a dica viu? Bjo grande.

Mari disse...

Lê querida,

Deletei meu blog antigo, e fiz esse novinho em folha... vim aqui matar a saudade, e quanta coisa gostosa vc postou!!
Essas cestinhas de frango estão um luxo só... e siiiiiiiim, tenho total compulsão por receitas... rs
E como tenho!!
Bjo enorme,

Mari

Gina disse...

Essa ideia é bacana, faz uma diferença na apresentação e o recheio fica a critério de cada um.
Muito bom.
Bjs.

Sylvia disse...

Eu tamém sou assim , guardo tudo, mas para ser sincera sao poucas a s vezes que testo, mas estao lá guardadinhas...rsrsr
Adorei as cestinhas super lindas e praticas
Um beijo

Margarida disse...

Gostei tanto mas tanto que vou levá-la comigo para fazer numa próxima festinha! Muito práticas e bonitas.
: )

Téia disse...

Vizinha, eu sou igualzinha, totalmente viciada em receitas. É obsessivo...hehehe...Olha ficaram lindas mesmo, até postei elas no banquetes só que o recheio era uma salada mexicana. É, realmente, uma idéia delicadíssima. Bj grande.

Letrícia disse...

Gasparzinha, obrigada :-)

Cláudia, massa de pastel precisa ficar muito fininha, e eu ainda não consigo deixá-la assim ;-)

Silvia, elas ficam crocantes, mas não chegam a ser duras.

Ameixinha, são deliciosas, mesmo :-)

Leila, obrigada :-)

Lica, engraçado é que eu pensei em você quando as fiz - 'acho que a Lica vai gostar' :-)

Cris, faça, sim! É bom demais!

Mari, já fui lá na sua casa nova, adorei a novidade do ponto-cruz :-)

Gina, foi exatamente isso o que me chamou a atenção, além da facilidade, claro ;-)

Sylvia, também não testo as milhões de receitas que eu guardo com a frequência que gostaria :-/

Margarida, espero que faça sucesso na festinha!

Vizinha, enquanto fazia essas cestinhas, me lembrei das suas recheadas com salada, tão charmosas :-)

Beijos, meninas!

Printfriendly