Festival da Quitanda - bão dimais da conta!

sábado, 9 de maio de 2009

Eu tenho um fraco pelas ‘mineiridades’ – o jeito de falar, a hospitalidade, a mesa sempre posta, pronta para um cafezinho, um pão de queijo e dois dedos de prosa.

Se você também não resiste aos encantos das Minas Gerais, dica imperdível de evento: nos dias 16 e 17 de maio, acontecerá o 9º Festival da Quitanda em Congonhas, cidade histórica mineira. Para quem não sabe, quitandas são bolinhos, pães, broinhas, doces e biscoitinhos típicos de Minas.

Quem comparecer poderá degustar e levar pra casa todas essas gostosuras, preparadas pelas 50 quitandeiras mais famosas da região. E ainda conhecerá a talentosa Rosaly Senra, que vai lançar seu livro Quitandas de Minas, receitas de família e histórias no dia 16, às 19h.

Ah, a forma como eu conheci a Rosaly é bastante curiosa. Um dia, estava numa livraria namorando a estante de culinária quando vi o livro dela. Fiquei louca para levá-lo comigo, mas tinha esquecido o cartão de crédito e fiquei na saudade. Mas gravei o sobrenome dela – Senra, que é também o sobrenome de solteira da avó do hômi.

Pois bem, outro dia recebi um comentário no blog. Olhei rápido e me assustei – Senra no sobrenome! Será que é ela? E era a Rosaly! Agora estamos tricotando por e-mail para tentar descobrir se ela e o hômi são parentes:-)

Olha o convite oficial aí:

Clique na imagem para vê-la ampliada

Vale a pena aparecer! E, se bater um sentimento de culpa depois de comer um monte de coisas gostosas, você ainda vai poder queimar calorias passeando por Congonhas, que é uma cidade linda. Por lá, há um Patrimônio Cultural da Humanidade – a Basílica de Bom Jesus de Matosinhos, com seus profetas imensos, entalhados em pedra-sabão pelo Mestre Aleijadinho.

Veja mais informações sobre o evento aqui: http://quitandasdeminas.blogspot.com

10 comentários:

Mari disse...

Amadinha, mas você tá xisque demais da conta, proseando com esse super talento que é a Rosaly!!
Como também amo a cozinha mineira, me interessei bastante pelo evento... quem sabe não dá pra passar o findi lá pro Congonhas? Será q é mto longe aqui de SP? Aiai, vou ver isso com o Marcelo... rs
Bjão, querida!!

Mari

ameixa seca disse...

Quem me dera conhecer essas quitandas :)

fátima disse...

é engraçado, porque aqui em são paulo quitanda é o lugar onde são vendidos legumes, verduras e frutas. então - embora conhecendo o sentido que tem em minas - eu vi o título do post e fiquei imaginando como seria o tal do festival...rsrs

bj

Eliana Scaramal disse...

Que evento mais bacana, adorei saber!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Rosaly Senra disse...

Pessoal,
a festa vai ser boa... esse ano, as barracas já estão armadas, a turma está toda oriçada... Fátima.. só vindo mesmo pra você ver quanta variedade de quitanda temos aqui... tem as tradicionais e as inventadas, porque o mais legal da quitanda é que vale inventar também...o que manda é o paladar... as gostosuras, hummm .. bão d+ da conta! V'amo embora pras Congonhas gente.. vai ter até chá de congonha... conhece? é fortificante e dá "sustancia", além de gostoso também.

Junelise disse...

Pois é, Congonhas vai ficar recheadinha de sabores e aromas diversos. Apareçam cá em Minas pra ver o quê que tem nos tabuleiros das quitandeiras.
Adorei as receitinhas com massa de pastel. Muitíssimo práticas! E dão água na boca.
Um abraço,
Junelise

Sarinha disse...

ô trem baum sô!

Letrícia disse...

Bom, meninas, até a Rosaly apareceu por aqui para reforçar o convite! Então, apareçam por lá!

Beijos a todas!

Gourmandise disse...

Uma saladinha assil combina com o calor que ainda faz no horário de almoço.
bjos

Letrícia disse...

Opa, Nina, acho que o seu comentário veio para o post abaixo do da salada. Mas ela é ótima para dias quentes, mesmo :-)

Beijos!

Printfriendly