Mais saladas

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Os últimos dias têm sido mais frios aqui em Brasília. Apesar disso, continuo insistindo nas saladas (ainda não tenho vontade de sopas). Mas com uma diferença - minhas saladas estão mornas.

Salada de legumes assados

Essa é uma salada de legumes assados, inspirada na que a Fer preparou. É deliciosa. O preparo é bem simples: corte em tiras os vegetais que quiser usar - eu usei abobrinhas, berinjelas e cenouras. Disponha em assadeira forrada com papel alumínio, regue com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta moída na hora (eu acrescentei uns raminhos de tomilho e orégano frescos, lá da horta da mamãe). Leve ao forno alto até que os vegetais fiquem tenros (no meu forno, demorou mais de meia hora). Para temperar, um molho simples, feito com mais azeite, vinagre, sal e cebola roxa picadinha. Ah, ao servir, misturei junto uma folha de couve crua, picadinha (ela estava muito só na geladeira, fiquei com pena).

Salada de quinoa com maçã

Essa daqui é de quinoa com maçã, tomate, cebola e ovo cozido. Um pouco de salsinha para dar cor, e uma tira de bacon bem sequinho, feito no microondas, que ninguém é de plástico. O calorzinho ficou por conta da quinoa e do ovo, que foram usados mornos, e da cebola, que foi escaldada para não ficar muito forte. O molho foi feito com suco de limão, mel, azeite e sal.

Tenho gostado dessas refeições mais levinhas (ok, o bacon saiu do esquema, mas foi só uma tirinha picada num montão de salada, vai). Minhas refeições durante a semana têm sido assim. Só amanhã é que eu vou abrir uma exceção, já que vou completar 33 anos - a idade preferida dos médicos e dos amantes do bingo :-P

15 comentários:

Gina disse...

As saladas estão nos convidando. A quinoa está com tudo ultimamente, não?
Desde já quero lhe dar os parabéns, desejando que aproveite bem esse dia especial, que receba muitos beijos e abraços calorosos. Seja feliz!

Glau disse...

Le, nunca imaginei que fizesse tanto frio por aqui! adoro dormir com edredon :)
salada linda! :)

Bjo, Glau

Mari disse...

Lê, minha linda... eu, assim como vc, sou apaixonada por saladas! Amanhã vou fazer minha primeira sopa do ano, mas as saladinhas é que ainda estão me tentando... =D
Menina, então vc também é geminiana? Ai que show... você é amanhã, eu, segunda-feira... viro 3.1 amiga... hahaha...
Que você seja eternamente iluminada, abençoada, e continue sendo essa pessoa linda e querida que eu tive o prazer de conhecer...
Ah, me envia teu endereço por e-mail, que quero te mandar um mimozinho... =D
Super beijo

Mari
mr_azevedo@hotmail.com

lunalestrie disse...

Letricia, parabéns! Também sou geminiana e logo mais também terei 33, hehehe. Que você tenha um dia bem legal! :D

Goreti disse...

Vamos aproveitar que ainda tá saindo solzinho!!!!!! Adoro salada!

Beijos!!

Téia disse...

Vizinha linda, esta dieta está muito chique, viu? Vai arrasar no casamento, vai ser a mais gata, cuidado para não ofuscar a noiva. As saladas estão maravilhosas, e adorei a idéia de saladas mornas, vou anotar. UM SUPER ANIVERSÁRIO, MUITAS FELICIDADES E SAÚDE NA SUA VIDA. Bj grande.

Magia na Cozinha disse...

Adorei esta segunda salada. Tenho muita vontade de experimentar quinoa, pois tenho certeza que vou adorar!
Aqui como está chegando o calor sempre apetece uma boa salada.
Bjs :)

Magia na Cozinha disse...

OOps! Esqueci de dizer: Feliz Aniversário!
Bjs mil :)

ameixa seca disse...

Aqui o calor ainda não chegou e também estou na onda das saladas. Como gosto de legumes acho muito agradável as saladinhas :)
33 é um número muito bonito! Os meus parabéns atrasados :)

Cristiane disse...

Lêêêê!!! Parabéns!!! Atrasadíssimos, mas de coração! Passei o 22 inteiro pensando em você e mandando good vibes! Só que não entrei na internet desde meu comentário sobre a tortilla...
Espero que o seu dia tenha sido ótimo e que os seus desejos todos se realizem. Saudadonas - que, se tudo der certo, matarei em breve...

Silvia Arruda disse...

Eu adoro saladas em qualquer época do ano. Ah, e não consigo comer direito se não tem uma saladinha de acompanhamento! :P

moranguita disse...

uma rica salkada sabe semnpre bem e aqui que vem ai o verao ainda melhor.
beijocvas e boa semana

Leila disse...

Eu amo saladas e sou super fanzoca de quinoa.
beijinhos

Mari, Tata e Milena disse...

Leticia.. parabénssss!!
Adorei a salada morna.. sou super fã de saladas!
Tudo de bom pra vc aos 33!!
Bjos

Letrícia disse...

Meninas lindas, obrigada! O carinho de vocês deixou o dia bem mais legal :-)

Beijos!

Printfriendly