Padre-nosso com molho cremoso de salmão e alcaparras

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Padre-nosso ao molho cremoso de salmão

Imagine que você está com vontade de comer uma massinha com um molho simpático. Ao investigar a despensa, descobre que só tem macarrão para sopa. O que você faz?

a) Deita e espera a vontade de comer massa passar
b) Improvisa com o macarrão para sopa

É claro que eu fui de opção 'b'. Cozinhei uma xícara de padre-nosso em água fervente com sal até ficar al dente. Enquanto isso, em outra panela, deitei um fio de azeite e refoguei um alho picadinho, uma colher de sopa de alcaparras escorridas e um resto de salmão assado desfiado (o equivalente a um filé médio). Acrescentei uma colher de sopa bem generosa de requeijão cremoso e temperei com um nadinha de sal e pimenta calabresa. Juntei o padre-nosso escorrido à massa, acrescentei um bocado de parmesão ralado e misturei delicadamente. Ai, ficou tão bom...

Post scriptum

Depois que terminei de escrever esse post, fiquei imaginando os ancestrais do hômi se contorcendo em seus túmulos lá na Toscana - imagina só, usar macarrão para sopa como se fosse penne ou spaghetti. Assim, numa tentativa de me retratar com eles, indico a seguir alguns posts bem legais do blog do Saul Galvão, que ensinam combinar massas e molhos. Vale a pena conferir!

:: Cada massa com seu molho - Parte I - Massas secas
:: Cada massa com seu molho - Parte II - Massas com ovos
:: Cada massa com seu molho - Parte III - Massas recheadas

11 comentários:

ameixa seca disse...

Eu não conhecia essa massa, ainda por cima com um nome tão poderoso :) Eu acho que, quando há fome, tudo que vem à rede é peixe he he

Glau disse...

Le, adoro este macarrãozinho, mas não sabia que ele se chama padre-nosso!
Comigo tbém é assim.. o famoso se vira nos 30! :) A cara do seu macarrão ficou ótima!

Bjos e bom fds! Glau

Mundo de Alice disse...

eu também desconhecia o nome
mas que delicia

Mari disse...

Lê minha linda, não sabia que esse macarrãozinho se chamava padre nosso.... que interessante! Assim como vc, eu tbm ficaria com a opção B, sem dúvida!!!
Seu macarrãozinho ficou muito, muito apetitoso!!
Super beijo, e ótimo fim de semana

Mari

gasparzinha disse...

Este molho deve ser tãaaaao bom!
E que nome. :)

Iliane disse...

amei o molho..bom quando a gente imprivisa e sai tudo certo..achei interessante essa massa ter o nome de padre nosso!!e..tenho até ela em casa..que compro para sopa tambem...mas..agora..daqui a pouco vou olhar o nome.!!!!.interessante..bjus

Téia disse...

Vizinha linda, sempre digo que improvisar e criar é o que faz os homens andarem para frente. Já imaginou se só repetíssemos o que vimos, ainda estaríamos comendo carne assada e só. Adorei seu molhinho e com o padre nosso ficou especial. Bj grande.

Silvia Arruda disse...

Sabia que só como padre-nosso em sopas? hehehe
Adorei esta receita!

Sylvia disse...

Voce sempre é muito engracada. Dei risada com seu post, mas a receita nao e pra dar risada nao, muito criativa, mesmo co macarrao de sopa acho que ficou bem gostoso
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Lê, adorei o seu jeitinho para o problema - e nesse frio tudo o que eu queria era um prato desse macarrão bem quentinho!

Letrícia disse...

Olá, meninas queridas! Hoje não vou responder os comentários um a um, como gosto de fazer, porque infelizmente o tempo está escasso demais.

Pra quem achou o nome da massinha muito estranho (até eu acho), a prova definitiva:
http://www.adria.com.br/produtos/massas/ovos_cortes.php?id=padrenosso

Beijos, lindas!

Printfriendly