Salada de quinoa e lentilhas

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Quem acompanha esse blog sabe que eu vivo em constante briga com a balança (na verdade, eu não chamaria isso de briga, já que eu só apanho :-P). De tempos em tempos, tento pegar mais leve e comer mais saladas, cereais integrais, sopas e outras comidinhas não tão calóricas.

Fiz essa salada inspirada nas sempre apetitosas saladas de lentilha da Fer. Como fonte de carboidratos, usei a quinoa. Completei com cebola roxa, cenoura e tomate, para ficar colorido :-)

Ficou surpreendentemente boa. E, o que é melhor, no caso de uma gulosa como eu: me sustenta até a fruta da tarde sem problemas :-)

Salada de cenoura, lentilha e quinoa

Ingredientes:

¼ de cebola roxa picadinha
1 tomate picado
1 cenoura cortada em tirinhas
1 xícara de lentilhas cozidas al dente (não deixe que ela fique mole e se desfaça)
1 xícara de quinoa em grão cozida
Alface para formar uma caminha

Para o molho: faça um ao seu gosto – no meu tinha suco de limão, azeite, sal marinho e uma pitada de açúcar.

Modo de preparo:


No prato em que for servir a salada, arrume uma caminha de alfaces (eu usei alface roxa). Feito isso, numa tigela, misture delicadamente todos os ingredientes da salada. Adicione o molho, misture mais um pouco e sirva sobre as alfaces.

15 comentários:

Mari disse...

Lê querida, que saladinha mais linda você preparou!!! Sabe que nunca comi quinoa??? Hummmmmmmmm, acho que vc me deu um ótimo motivo para prová-la... e pelo que todo mundo diz, tô vendo que se eu provar, não largo mais!!!
Essas surras da balança eu conheço muito bem... agora ando dando um cadinho de trabalho a ela, mas ainda não quero cantar vitória: dos 12kg q precisava perder, ainda faltam 6,5... mas vamo que vamo, que ainda ficaremos com os corpitchos de nossos sonhos... rsss
Beijão, florzinha!!

ameixa seca disse...

Já me fizeste rir com a briga que não é briga he he
Ainda não encontrei quinoa, só quinoa em flocos e acho que não é a mesma coisa. Tem bom aspecto :)

Téia disse...

Tá lindona mesmo esta salada vizinha, ótima idéia. Eu também só perco da balança. Ô luta inglória! Nosso encontro está chegando, lá, lá, lá, lá. Ôba! Rsss. Bj grande queridona.

Gina disse...

Maravilhosa!
Bjs.

gasparzinha disse...

Letrícia, que proposta interessante.
gostei muito desta salada. :)

Eliana Scaramal disse...

Eu também depois desse post vou parar de chamar minha luta com a balança de briga, pois eu também só apanho. kkkkkkkk


Agora a salada está o máximo!!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Silvia Arruda disse...

Ah,,, briga com balança tb é normal por aqui hahaha
Mas como comer é uma das coisas maos gostosas dessa vida, eu não ligo muito não! hehehe
Essa saladinha me parece deliciosa! hummm

Sarinha disse...

Lê, dê uma lidinha!

http://princessurbana.blogspot.com/2009/05/1-encontro-das-blogueiras-de-brasilia.html

Bjos e até sabado!

Luciana Macêdo disse...

Mas uma para o time das que apanha, engordo só em pensar em comer.
Salada não é uma dascomidinhas que mais aprecio,mas é saldável, então faço um esforço.
Bjs!

Susana disse...

Saladinha maravilha...digo eu. Gostei da sugestão.
Muito obrigada pelos parabéns.
Beijoca.
Susana.
http://menoscaloriasmaisvida.wordpress.com/

Aline disse...

Minha mãe come quinoa que nem mingau... Eu sabia que tinha um jeito daquilo ficar gostoso!!!
Letícia, um abraço bem apertado!

Letrícia disse...

Mari, eu só comecei a comer quinoa este ano. A farinha e os flocos são ligeiramente amargos, mas o grãozinho é ótimo!

Ameixinha, quinoa em flocos é diferente, mesmo, dos grãozinhos. Quinoa em grãos é meio caro aqui no Brasil, mas como rende bastante, acaba compensando :-)

Vizinha, eu só penso nesse encontro! Eba!

Gina, Gasparzinha, obrigada!

Lica, me sinto menos mal de não apanhar sozinha :-)

Silvia, eu estou especialmente preocupada em não apanhar muito da balança porque preciso caber no meu vestido de madrinha de casamento :-/

Sarinha, é amanhã! YAY!

Lu, eu gosto de saladas... o problema é que eu também gosto de todo o resto.

Susana, obrigada :-)

Alinão, nunca tentei comer a quinoa em mingau. Em salada fica gostoso!

Beijos, queridas!

Valeria disse...

Létícia ,Salada vai bem em qq.A sua está super elaborada !!
Curiosíssima pra provar quinoa!!
Bjs
Valéria
Papos de Anjo

Letrícia disse...

Valeria, eu e a quinoa ainda estamos nos conhecendo, a primeira vez que comi foi neste ano. Em grãos, cozidinha, ela tem sabor bem suave e, por causa disso, incorpora bem o sabor dos molhinhos :-)

Beijos!

Tati disse...

Adorei a Salada!
Vou fazer!
Bjs!

Printfriendly