No calor do fogão - 2 anos

segunda-feira, 8 de junho de 2009

"No calor do fogão" nasceu de uma grande paixão: a comida. E de uma curiosidade sem fim - como pode o modesto chuchu ficar com gosto de 'quero mais'? Como uma mistura melequenta vira um bolo cheiroso? De onde vêm as madeleines, o doce de leite, o pão de forma?

Mas o impulso, mesmo, foi uma crise profissional. O ano era 2006. Workaholic confessa, eu trabalhava feito louca até tarde da noite e durante feriados e finais de semana. Mas, por uma série de motivos, tanta dedicação não parecia mais fazer sentido.

Numa noite qualquer daquele ano, voltei para casa arrasada depois de um dia ruim de trabalho. Tudo que eu precisava era de um bolinho de chocolate para me confortar. Mas qual bolinho? A receita de sempre já não me agradava. Resolvi perguntar ao Google.

A primeira resposta a me chamar a atenção foi o Trem Bom, da Valentina. Até então, nem me ocorria que alguém pudesse escrever sobre comida em um blog de língua portuguesa. Fiquei encantada! Com a receita, claro. Mas, principalmente, com o carinho com que ela escrevia. Com a alegria e a beleza que havia naquele compartilhar de experiências. Aquilo, sim, fazia sentido.

De lá, conheci outros blogs incríveis, como o Kafka na Praia, da Karen; o Pecado da Gula, da Akemi; o Chucrute com Salsicha, da Fer; o Cinara’s Place, da Ci; e tantos outros. Já não importava tanto se o dia no trabalho tinha sido difícil – tudo passava quando eu me recostava no calor do fogão para testar mais uma receita.

E assim, em junho de 2007, comecei a escrever "No calor do fogão". Desde então, foram mais de duzentos posts, muitos erros e acertos, alguns gigabytes de fotos de comida de todos os ângulos possíveis... e, claro, montanhas de louça suja para lavar.

Provei muita coisa nova, aprendi horrores, fiz amigos queridos. E acho que os próximos anos têm tudo para ser ainda mais gostosos.

Minha Ferrari

Esta é a mais nova tripulante dessa cozinha :-)


PS.: Para quem notou, “No calor do fogão” não comemorou seu primeiro aniversário porque quase morreu antes disso. Manter um blog é trabalhoso e, em determinadas épocas, parece não caber direito na nossa vida. Mas ele escapou, está bem e saudável :-)

26 comentários:

Lílian disse...

Parabéns Letícia!!! Sempre leio o seu blog. Seu jeito de escrever é bem "leve" e empolga fazer as receitas.

angela disse...

parabéns, curto seu blog. bj.

Mari disse...

Lê querida, achei a história do teu blog adorável... mas partindo de uma pessoa iluminada como você, só poderia ser adorável e linda...
Felicidades mil a esse lindo blog, e que ele tenha vida muito, muito longa! Que todos que passam por aqui possam continuar desfrutando da companhia dessa pessoa tão especial que é você, e das tuas receitas maravilhosas!!!
E menina... ameiiii o novo integrante da tua cozinha!! Aiaiai, meu sonho dourado de consumo... risos... =D
Super beijo, com muito carinho

Mari

Sarinha disse...

Lê....letrinhas são com vc mesmo né!??! Consegue descrever detalhes às vezes esquecidos com tanta delicadeza....
Parabens querida! Muitos e muitos anos ao blog e à cozinheira de mão cheia que és!
ah...a parte das amizades é verdade! Eu que sou tão novinha por aqui, já me considero sua amiga! Bjossssssssssss

Téia disse...

Parabéns vizinha querida. Que o blog tenha sempre muito sucesso e que suas receitas continuem maravilhosas. Apesar do trabalho vale muito a pena, é um hobby ótimo e abre vários horizontes. Adorei te conhecer pessoalmente, já sabe que tens aqui uma fã e amiga, né??? Vida longa no calor no fogão!!!!
Bj grande e sinta-se abraçada.

Gina disse...

Letrícia, você sabe que comigo também foi o Trem bom que primeiro chamou atenção?
Concordo com você quanto a tudo que o blog proporciona. Quando se começa um, não se tem a dimensão que pode vir a ter. É incrível!
Há tempos sou sua seguidora e desejo continuar trocando figurinhas, porque é muito bom tudo isso.
Que venha o 3º, 4º, 5º...!
Bjs.

Patricia Scarpin disse...

Parabéns, querida!
Dois anos de blog são algo, viu? E você tem feito isso lindamente.
Ah, amei a sua Kitchen Aid - eu não vivo mais sem a minha. ;)

Glau disse...

Querida, Le.. te conhecer pessoalmente só me mostrou o que o seu blog transmite.. carinho e mto capricho!
amei sua nova maquininha! :)

querida, vida longa ao No calor!
Um beijo e repito: foi um grande prazer te conhecer!

Bjos, Glau

Iliane disse...

parabens Leticia!!parabens mesmo..manter um blog ativo as vezes é tarefa ardua mesmo!!mas.. o saldo é bom..conhecemos pessoas novas..comidas diferentes de apises diferentes!!isso me encanta muito de ser blogueira!!!mas..amiga..essa sua nova comapneira..é um luxo só!!!o meu sonho de consumo!!!linda demais..você merece !!tenho certeza disso..bjus...

Silvia Arruda disse...

É verdade mesmo, muita gente pensa que manter um blog é fácil... mas para passar um produto à altura dos blogueiros do mundo culinário, é preciso muito carinho e dedicação.
Parabéns pelos dois anos de blog! Gosto mto de passar por aqui!
Beijos!

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Q. bom q seu blog "sobreviveu" pq tb me senti como vc. Bom seria se pudesse ficar em casa fazendo tds essas experiencias e ainda vivesse disso! Mas quem sabe um dia não chego la? Parabens por sua inspiração.

moranguita disse...

muitos parabens pelo seu blog. continue com este excelente trbalho.
beijinhos

ameixa seca disse...

Muitos parabéns, que venham muitos mais anos no calor do fogão :)
A batedeira é simplesmente linda, numa cor que gosto muito!

gasparzinha disse...

Letrícia, o teu calor torna este blog um cantinho de belas receitas e calorosa partilha!
Parabéns pelos dois anos. :) :) :)

Luciana Macêdo disse...

Só estou chegando atrasada...que bom que não desistiu do blog,seria muito triste perder tantas deliícias e principalmente não ter você como uma nova amiga.
Vida looonnnga para o blog. Parabéns!!!

ĵåииå jōåиïņhå disse...

parabénssssssssssss parabénssss... manter um blog não é mesmo fácil.. mas vc mantém o seu maravilhosamente bem :)

Bró disse...

Querida, teu blog é muito bacana, parabéns, sempre dou uma passadinha por aqui. Abraço.

Tathy disse...

Lê Querida. Parabéns pelo segundo aniversário do Calor. Realmente manter um blog vivo não é fácil, mas vale muito a pena passar por aqui e ver o que sai de dentro da sua cozinha. AMEIIIIII a sua super batedeira!!!!

Bjssssssss doces.

Akemi disse...

Le, primeiro parabens pelo bloganiversario! Segundo eh uma honra ter sido uma de suas inspiracoes para criar este espaco tao aconchegante que eh!
Realmente tem vezes que ser blogueira nao cabe na nossa rotina mas depois que a gente entra nessa vida, viciamos! Que venham muitos anos por ai! Bjs

Flavinha disse...

Parabéns!
Que bom que o blog "escapou"!
O meu blog esta nessa fase de não caber direito na minha vida, mas acho que ele também sobreviverá!

Beijocas e obrigada por dividir conosco tantas receitas e histórias!

Margarete disse...

Letricia, Parabéns!!!! Eu tenho acompanhado sempre o seu blog.
Eu sei muito bem o que você quer dizer que no primeiro ano quase afunda... Estou em quase um mês e me sentindo meio desanimada :-D. Mas enfim, faz parte.!!!
Eu também amo a minha Kitchen Aid (aliás, eu falo para o meu marido se nos separarmos - que horror! - a batedeira, as formas e o fogão vão comigo).
Beijos com Carinho.

Núbia Gomes disse...

Olá. Parabéns pelo aniversário! Acompanho seu blog há um tempinho, sou de Brasília também.Queria fazer uma perguntinha:já pensei em ter essa belezura da Kitchen Aid, mas acabei comprando uma batedeira planetária da Arno que tem uma proposta parecida. Resultado, ela é ótima, bate até pão, mas não serve para fazer claras em neve. Tive que comprar outra pequenininha só para isso. Bom, a dúvida é essa: sua batedeira faz bem claras em neve? Ou ficam, como na minha, líquida e baixa?
Obrigada!

Comunicação disse...

Ainda bem que o blog sobreviveu! E essa batedeira é fantástica!

Amanda Selbach disse...

Parabens pelo aniversario!
E pela nova tripulante. Nada mais inspirador que um kitchenaid na tua cozinha!
Felicidades!

Tamy disse...

eu quero ela... é linda, combina demais com a minha cozinha/sala... ai que inveja!!!!

Cinara disse...

Oi, Lê!! Eu ainda estava "sumida" quando você comemorou os 2 anos do seu delicioso blog, mas eu não poderia deixar de te dar os parabéns por todas as delícias que você já publicou... E também agradecer por você me incluir em uma data tão importante!!! Eu bem sei o quanto é difícil manter um blog, mas acho que é um vício que teremos de alimentar pelo resto da vida, amiga... ;o)
Beijo grande!

Printfriendly