Bolo de maçã e pera com granola

sábado, 17 de outubro de 2009

Esta receita foi, literalmente, tirada do lixo. Tá bom, não foi exatamente do lixo, mas da pilha de papéis para reciclagem. Ela veio impressa num folheto de ofertas do Pão de Açúcar. Era tão boa que resolvi dar uma chance. E não me arrependi nadinha :-)

Bolo de granola e frutas

Receita adaptada de um folheto do Pão de Açúcar (dá para ver aqui)

Ingredientes:

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de especiarias para pão de mel (a recita originalmente usava canela em pó - 1 colher de café - e uma pitada de noz-moscada ralada)
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 xícara (chá) de óleo de girassol (a receita pedia canola, mas eu não tinha em casa)
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
400g de maçã e pera descascadas e cortadas em cubinhos (a receita usava banana)
1 xícara (chá) de granola

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte com manteiga e farinha de trigo integral uma assadeira de 21 X 28 cm. Reserve.

Em uma tigela grande, peneire o açúcar mascavo, a farinha de trigo integral, as especiarias e o bicarbonato de sódio. Misture com uma colher de pau e, em seguinda, adicione o óleo e os ovos. Mexa até obter uma mistura homogênea. Adicione as frutas picadas, a granola e o fermento e mexa até incorporar todos os ingredientes.

Leve ao forno por 35 a 40 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.

Observações finais:

- Este bolo fica muito, muito gostoso - fofinho, cheiroso e úmido. Por causa da granola e dos pedaços de fruta, cada fatia é uma agradável surpresa (já peguei um premiado que veio com um monte de castanhas :-)).

- Vou dar uma de Silvio Santos aqui - eu não fiz a receita original, com bananas, mas minha mãe fez e disse que fica ótimo. E se mamãe falou, a água parou :-)

8 comentários:

Sarinha disse...

Hum....deve ser uma delícia mesmo!!! Tanto com banana qto com maçã!

Bjos

Gina disse...

Com tudo isso de bom que leva nesse bolo, deve ter ficado maravilhoso.
Dá pra imaginar o cheirinho do bolo assando.
Bom final de semana!

ameixa seca disse...

:)
Tem super bom aspecto! Adoro bolos com frutas e a farinha integral também é privilegiada aqui em casa :)

gasparzinha disse...

Que bolinho tão tentador... :)

Beijinhos.

Luciana disse...

Fez bem em tê-la resgatado do lixo, parece uma delícia.
Bjos, Lú.

Mari disse...

Lê querida, que bom que você já não está mais tão sumida... eu, em compensação, aff!!! risos...
Este bolo além de lindo, parece muito apetitoso... me deu uma vontade enorme de experimentar!
Super beijo,

Mari

Renata disse...

Oi Letícia!

Acabei de inaugurar meu blog com uma receitinha sua, passa lá!

http://strawberrycrumble.blogspot.com/

Beijinhos!

Miriam disse...

Olá, Letrícia!
Descobri o seu blog há um tempinho atrás pq estava procurando receitas de muffin integrais! Adorei seu blog e adorei o muffin que eu fiz baseado em uma receita sua! :)
Bom, mas queria te fazer uma perguntinha sobre esta receita de bolo de maçã e pera com granola: será que dá certo se em vez de colocar a massa para assar numa forma grande eu colocar em forminhas de muffin??? Acho que eu estou com uma certa fixação por muffins... :P
Muito obrigada e boa sorte nas suas receitas! ;)
Miriam

Printfriendly