Brownies da Martha Stewart

terça-feira, 24 de novembro de 2009

A todos que passam por aqui e aos que continuam comentando, mesmo sem receber resposta, obrigada pelo carinho e pela paciência. Os últimos dias não têm sido muito fáceis. Tenho sentido muita, muita dor e não tem me sobrado ânimo para nada – para o blog, inclusive.

Hoje vou postar uma receita que testei num almoço de domingo há algumas semanas. Saiu de um livro da Martha Stewart, a quem eu chamo de ‘loura má’ por causa do filme a que assisti sobre ela. Já viram? Ia escrever um pouquinho sobre ele, mas vou deixar que vocês assistam e tirem suas conclusões.

Quanto ao brownie, é um dos mais ‘chocolatudos’ que já comi. Não tem TPM que resista. Recomendo comê-lo morninho, com uma boa bola de sorvete de creme, como manda o figurino. Sozinho, achei forte demais.

Brownie da loura má
Receita quase nada adaptada daqui

Ingredientes:

6 colheres (sopa) de manteiga sem sal, mais o suficiente para untar a assadeira
170g de chocolate meio amargo picado grosseiramente (usei um chocolate com 70% de cacau)
1/4 de xícara de cacau em pó não adoçado
3/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1/4 de colher (chá) de sal
1 xícara de açúcar
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma assadeira quadrada de 20cm (eu usei uma assadeira retangular pequena, de 18cm x 22cm). Forre-a com papel-manteiga, deixando sobrar 5 cm de cada lado. Em seguida, unte o papel manteiga (não precisa untar as sobras).

Derreta em banho-maria a manteiga e o chocolate (se preferir, pode usar o microondas). Quando estiverem líquidos, acrescente o cacau em pó, mexendo bem até obter uma mistura homogênea. Deixe esfriar ligeiramente.

Em uma tigela, misture juntos a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Na tigela da sua batedeira, coloque os ovos, o açúcar e o extrato de baunilha e bata em velocidade média até obter um creme claro. Acrescente a mistura de chocolate e bata até incorporá-la. Reduza a velocidade da batedeira e acrescente a mistura de farinha. Misture, raspando as paredes da tigela, até que os ingredientes fiquem bem combinados.

Disponha a massa na assadeira preparada. MS provavelmente obteve uma massa com uma consistência mais macia que a minha, já que ela pede para espalhá-la com uma espátula. No meu caso, a massa ficou mais consistente, parecendo de biscoito, e eu tive que espalhá-la apertando-a com os dedos.

Leve ao forno por cerca de 35 minutos (espete um palito ou faca no brownie - se sair com algumas migalhas, mas seco, está bom). Deixe esfriar na assadeira por 15 minutos. Feito isso, retire o brownie da assadeira levantando-o pelo papel-manteiga, e deixe-o esfriar completamente em uma grade antes de cortá-lo em quadrados.

Brownie da loura má

9 comentários:

Ana Patrícia disse...

Agora babei...estou na fazer TPM e um brownie desse é de primeira necessidade.
Bjocas

Joana G. disse...

que textura!!!
estou babando... =)

beijos!

Joana G. disse...

que textura!
estou babando... =)

beijos!

ameixa seca disse...

Espero que fiques boa bem rápido!!!
Não conheço esse filme da Martha, gosto das receitas dela mas acho que lhe falta um bocadinho de sal como apresentadora. Fiquei curiosa com o filme :)
Esses brownies ficaram com cara de puro cacau, bem escurinhos :)

Elisabete disse...

Chamou? Falou em brownie com bola de gelado, eu estou aqui.
Magnífico.

angela disse...

não me fale em dores!!quero mais é esqueçe-las, aqui tambem esta muito dificil me me livrar delas. espero que voce se recupere logo. quanto ao brownie,divino. bjs

Gina disse...

Raras vezes fiz brownie. O sorvete é uma parceria perfeita.
Melhoras pra você.
Bjs.

moranguita disse...

estou a babar-me todinha
que maravilha.
bom fim de semana

Renata disse...

Que coisa maravilhosa!!!!!!!!! Lindo lindo!

Printfriendly