No-knead bread

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

No-knead bread

Esta é uma daquelas receitas que eu sempre tive em meus guardados, mas que nunca tinha preparado. Primeiro, porque não fica pronta de uma hora para outra - na melhor das hipóteses, demora 15 horas. Segundo, porque parece simples demais para dar certo. Como assim, pão sem esforço físico?

Mas depois da crise de coluna, resolvi dar uma chance à receita. E me surpreendi: é excelente. Já repeti várias vezes.

O maior trabalho é planejar quando iniciar o preparo. Eu tenho feito o seguinte: faço a mistura inicial às 18h de sábado. No domingo, por volta de 8h, a massa já está pronta para a próxima etapa de preparo - uma manipulação ligeira e mais espera. Às 10h, o pão vai para o forno. E às 10h40, sai lindo e formoso, crosta crocante e miolo macio, com belos buracos.

Vale a pena tentar. E se adorar, como eu, vale a pena dar uma olhada em todas as variações que a Nina fez dessa receita.

No-knead bread

Receita vista aqui

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo
1 1/4 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 5/8 de xícara de água
Fubá q. b.

Utensílio necessário: uma forma de vidro refratário com tampa (de vidro refratário também) com capacidade para uns 2l.

Modo de preparo:

Numa tigela grande, misture todos os ingredientes com uma colher de pau. Você vai obter uma massa meio grudenta. Cubra com um plástico e deixe crescer por 12 a 18h (a massa estará no ponto quando estiver parecendo um mingau cheio de furinhos).

Passado este tempo, despeje a massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada. Passe nas mãos um pouco de farinha e dobre a massa duas vezes. Cubra com o plástico e deixe descansar por 15min.

Feito isso, dobre a massa mais um pouco só até formar algo que lembre uma bola e coloque-a sobre um pano de prato polvilhado com bastante fubá. Polvilhe mais fubá sobre a massa e cubra com um pano de prato, deixando crescer por mais 2h (quando der 1h30 de crescimento, ligue o forno a 230ºC e coloque dentro a forma de vidro com a tampa).

Terminado o período de crescimento da massa, tire a forma de vidro do forno e coloque-a sobre o fogão. Com muito cuidado, despeje a massa de pão dentro da forma, agite um pouco para ajeitá-la lá dentro, tampe e leve ao forno por 30 minutos.

Depois disso, tire a forma do forno e destampe cuidadosamente. Devolva-a para o forno até que o pão fique com uma bela cor dourada.

Deixe esfriar sobre uma grade antes de comer.

Importantíssimo:

Tome muito, muito cuidado para não expor o vidro a choques térmicos, pois ele pode estourar. Assim, nada de colocar o vidro frio no forno super quente. Da mesma forma, nada de colocar o vidro quente sobre uma superfície fria, como uma bancada de granito.

12 comentários:

gasparzinha disse...

Letrícia, e que lindo ficou o teu pão!
Todo esburacadinho, bem como eu gosto.
Parabéns! :)

Sarinha disse...

Lê, que delicia! Vc de volta e com receita otima hein!?

bjos

Mari disse...

Lê querida, que pão mais lindo! Me deu água na boca... e o preparo parece tão simples, que até me arriscaria a fazer... quem sabe? :)
Que bom que tua coluna está melhor.. vc faz mta falta aqui na blogosfera!
Bjo grande,

Mari

Margarida disse...

Este pão por onde passa fica! : )
Esse está bem como eu gosto!
**

ameixa seca disse...

Ainda não testei mas um dia destes eu faço :)

Iliane disse...

que receita diferente..e..que pão lindo êsse ..já tá anotada..e vou me programar como você fez...bjus

Ana Patrícia disse...

Que pão fantástico! Vc assou em forno comum? qual o truque pra ele ficar tão lindo?

Ana Patrícia disse...

Que pão fantástico! Vc assou em forno comum?

moranguita disse...

leticia ficou um espectaculo o pao.
bem bom realmente e pena dar tanto trabalho mas o resultado ccompensa.
beijinhos

Cláudia disse...

Este pão é ótimo, super fácil de fazer! Já fiz várias vezes e mais uma nunca é demais!

bjs

Patricia Scarpin disse...

Esta é uma receita que tenho guardada há um tempão mas ainda não fiz - depois de ver o teu pão fiquei ainda mais curiosa, Lê!

Beijo!

angela disse...

fiz seu bolo de granola e postei. adorei.bjs

Printfriendly