Bolo de chocolate vegano

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A primeira vez que eu ouvi falar deste bolinho foi no twitter da talentosa e inspirad(or)a Adriana Simizo. Desde então, ele vinha povoando meus pensamentos.

A receita é surpreendente: pelos ingredientes que a compõem, pelo nada de trabalho que dá e pelo resultado - um bolo úmido e fofo, bom para veganos ou para quem tem lombrigas com intolerância à lactose.

Bolo de chocolate vegano
Receita vista no Kanten, da Adriana Simizo

Ingredientes (para um bolo pequeno):


1 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1/3 de xícara de cacau em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de água morna
1/3 de óleo de canola (ou outro óleo com sabor discreto)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de vinagre branco

Modo de preparo:

Numa tigela, peneire e misture os ingredientes secos. Em outro recipiente, misture os ingredientes líquidos. Despeje os ingredientes líquidos nos secos, misture bem com um fouet e despeje numa assadeira untada com óleo vegetal e polvilhada com farinha.

Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos, mais ou menos (faça o teste do palito).

Observações finais:

* Eu preparei a receita de um jeito mais 'suja-louça', mas a Adriana ensinou a preparar direto numa forma refratária, sujando só as xícaras e colheres de medida :-)
* Não fiz cobertura para o bolo porque não encontrei um creme vegetal sem vestígios de leite (eu o preparei para uma amiga que tem intolerância braba à lactose). Assim que encontrar um produto adequado, atualizo esse post. Porque bolo de chocolate sem cobertura não vale ;-)

7 comentários:

Danieli disse...

Minha dica para a cobertura é o chocolate meio amargo da garoto. Este não tem leite e é fácil de achar. Pode misturar com creme de soja pra ficar mais cremoso =)

Tati Campêlo disse...

Estou divulgando meu novo blog
www.gastronomiaefotografia.blogspot.com
Se puder da uma passada lá!

Atenciosamente
Tati

ameixa seca disse...

óptimo ter estas receitinhas, pode sempre aparecer alguém que é intolerante à lactose :) Tem muito bom aspecto!

Dri Simizo disse...

Olá!
Bacana q vc fez o bolo!! Como ele já é bem úmido, acho q dá até pra dispensar a cobertura =) Mas é duuuro dispensar um chocolate derretido..
Bjs!

moranguita disse...

sem cobertura para mim esta óptimo
eu despenso:-)
o bolinho e que ja nao hehe
beijinhos

Letrícia disse...

Danieli, obrigada pela dica! Vou procurar por aqui!

Boa sorte, Tati!

Ameixinha, também achei ótimo. tenho a impressão de que o número de pessoas com intolerância à lactose só tem aumentado...

Dri, amei esse bolo! E sou fã de carteirinha de ocê e do Kanten :-)

Moranguita, eu sou uma formigona, adoro uma cobertura :-)

Beijos, meninas!

Aline disse...

Letrícia, graças a deus um bolo de chocolate! Também descobri faz pouco tempo que tenho intolerância à lactose... faz tempo que não como bolo...
Beijos

Printfriendly