Cookies de leite condensado da Phoebe

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Eu não ia postar esta receita nesta semana mas, diante do sucesso que ela fez do trabalho, reconsiderei.

Eu a recebi de uma moça querida que diz não saber cozinhar, mas que sabe identificar receitas legais. Supostamente, são os cookies da Phoebe, do seriado Friends (que, confesso, devo ter visto uns 3 episódios a vida toda).

Se dependesse da minha familiaridade com a série, a receita não teria me chamado a atenção. Mas chamou pela lista de ingredientes: não leva ovo nem açúcar, mas leite condensado. E é o leite condensado que faz diferença, deixando os cookies com um cheiro irresistível.

Vale a pena provar. No começo, você não dá muita fé pelos biscoitos. Parecem bem normais. Você só vê que se deixou conquistar por eles quando já está no sexto cookie, pensando em comer o sétimo.

Cookies da Phoebe
Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensando
- 1 pacote (200 g) de manteiga em temperatura ambiente (usei 175g - tinha usado 25g em alguma outra coisa)
- 2 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 100 g de nozes (como não gosto de nozes, preferi usar amendoins assados, sem a pele rosa e sem sal)
- 200 g de chocolate meio amargo picadinho
- 1 colher de sobremesa de essência de baunilha (usei extrato de baunilha)
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio (não tenho colher de café em casa, usei 1/2 colher de chá)
- 1 colher (café) de sal (não tenho colher de café em casa, usei 1/2 colher de chá)

- 2 gemas (opcional - não usei)

Modo de preparo:

Bata a manteiga e o leite condensado na batedeira até obter um creme esbranquiçado. Se quiser que o cookie fique parecido com um bolinho, acrescente as gemas. Se preferir que ele fique mais durinho, não.

Desligue a batedeira e acrescente à mistura os amendoins e o chocolate picado. Mexa bem com uma colher de pau. Acrescente então os ingredientes secos peneirados e, por último, o extrato de baunilha. Misture até que tudo fique bem incorporado.
Chegou a hora de modelar os biscoitos. Se tiver uma cookie scoop, use-a (e me mate de inveja :-P). Como eu não tenho, modelei-os com as mãos, mesmo, formando bolas do tamanho de nozes.

Disponha as bolinhas de massa em assadeiras forradas com papel manteiga e leve-as ao forno pré-aquecido a 180ºC até que comecem a corar nas bordas.

Deixe que os biscoitos esfriem bem sobre uma grade antes de guardar num recipiente hermeticamente fechado.

A receita rendeu uns 70 biscoitos.

13 comentários:

Joana G. disse...

parece uma verdaderira delícia!
mais uma para a lista dos 'a testar'!

beijinhos!

ameixa seca disse...

70 biscoitos é muito biscoito e devem ser deliciosos. Eu adoro essa série, acho que perdi alguns episódios mas foram muito poucos :)

Astrea disse...

Vizinha querida, amei esta receita. Nunca imaginei cookies com leite condensado, super interessante, ainda mais para mim que adora tudo que leva este ingrediente. Pois eu já devo ter visto cada episódio umas 10 vezes. Tudo bem por aí? A coluna está melhor? Bjka.

moranguita disse...

linda bolachas
euu estou a fazer uams mas achoq u estao a correr mal:-(

prolixa disse...

Provei e aprovei. Deliciosos, como tudo que dona Letrícia faz.

Stramberry disse...

Fiiz os biscoitos e ficaram tuuudo de bomm ! Ficaram mais pra chocolate do q pra leite condensado mas mesmo assim ficaram divinos ! :D e fiz também os de pimenta, disseram q ficaram gostoso, mas fiquei toda me ardendo.. eoaioea !

Carol disse...

Eu atesto: os cookies da Lê ficaram ótimos. :-)
e já que a receita foi adaptada, nada de chamar de cookies da Phoebe, agora vamos chamar de cookies da Lê!

ana disse...

Olá querida,irei fazer agora a receceita já tinha visto ela na internet,mas ainda não tinha experimentado.O que você acha de trocar as nozes por castanha de caju?
bjs

Retalhos e tecidos disse...

Segui a receita direitinho mas os meus a massa ficou escura nao ficaram clarinhos como os da foto será que é por causa da cor da essencia de baunilha ?

Letrícia disse...

Retalhos e tecidos, é difícil dizer o que pode ter acontecido. Pode ser a cor da essência de baunilha, podem ser as gemas, se você as usou, pode ser o chocolate, que pode ter derretido um pouco... Só saberia dizer com um pouco mais de convicção se estivesse na sua cozinha vendo-a preparar a receita.

Desculpe não ter ajudado.

Um abraço!

AnaC disse...

Eis!! Adoro estes cookies! Fáceis de fazer e sucesso absoluto, sempre. Como a receita é facinha, vira e mexe eu mudo alguma coisa. Já fiz com farinha integral, Nesfit no lugar das castanhas, com mel, cravo, noz moscada...sempre funciona!! :-D

Letrícia disse...

Puxa, tem milênios que não faço essa receita, Ana. Gostei das suas mudanças, acho que vou testá-las em casa! Beijo!

Henrique disse...

Não sei como agradecer! andava procurando por esta receita. O site original do friends está fora do ar e eu não tinha-a anotada. Vou voltar a me deliciar aqui.

Printfriendly