Pão integral com tomilho

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Eu busco sinceramente, do fundo do meu coração, comer de maneira mais saudável. Mas, digamos assim, a adesão aqui em casa nem sempre é das melhores. Por isso, quando um pão integral recebe um “que gostoso!” e é comido mais de uma vez ao dia, fico com vontade de dividir a receita com vocês :-)

Acho que o ‘tchans’ desse pão é o tomilho seco. Tomilho, aliás, é uma das minhas ervas preferidas. Tem folhas pequeninas, mas muita personalidade. Ainda hei de cultivá-lo em casa (os que eu plantei morreram, coitados). Se você não gostar de tomilho (como assim, Bial? :-P), recomendo usar outra ervinha seca, como o orégano.

Pão integral com tomilho

Ingredientes:


300g de farinha de trigo comum
200g de farinhas integrais (eu usei 100g de farinha de trigo integral, 70g de farinha de aveia e 30g de linhaça dourada)
1 colher (sopa) de manteiga
300ml de água
1 colher (chá) bem cheia de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento seco instantâneo
2 colheres (sopa) de óleo de castanha do pará (também dá para usar azeite de oliva)
1 colher (sopa) de tomilho seco

Modo de preparo:


Em uma tigela grande, coloque as farinhas e a manteiga. Com os dedos, vá incorporando a manteiga às farinhas até que fique parecendo uma farofa. Feito isso, despeje os demais ingredientes na tigela e misture até obter uma massa. Transfira-a para a superfície de trabalho bem limpinha e sove até que ela fique lisa e elástica. Modele-a em forma de bola, coloque-a em uma tigela grande (coloque azeite no fundo da tigela e ‘rebole’ a massa lá dentro até que ela fique toda untada). Cubra a tigela com um filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.

Depois que a massa crescer, soque-a para extrair o gás que se formou e modele-a como preferir. Ultimamente, tenho usado sempre o mesmo método: modelar a massa em formato de bola e deixar crescer dentro de uma forma refratária com tampa (a forma foi untada com azeite e polvilhada com fubá). Enquanto a massa cresce, ligar o forno a 230ºC . Quando ela dobrar de volume, levar para assar tampada, por 25 minutos. Passado esse tempo, tirar a tampa e devolver ao forno por mais 20 minutos.

Deixe que o pão esfrie por meia hora sobre uma grade antes de comer.

9 comentários:

ameixa seca disse...

Eu tenho tomilho em casa num vaso, ele dá-se super bem :) Esse pão deve ser mesmo bom :)

moranguita disse...

deve ser bem bom este pao
vou guardar
beijinhos e bom fim de semana

Gina disse...

Também tenho tomilho plantado, é muito aromático e uso com parcimônia.
Acho os pães com ervas muito bons.
Tão bom quando a família gosta dos integrais, não?
Bjs.

angela disse...

tenho tomilho plantado, gosto muito, seu pão ficou divino. bjs

Flavinha disse...

Hummm...

O tomilho deve dar um aroma todo especial!

Eu também já tive tomilho em casa, mas começaram a ficar feinhos por causa do vaso pequeno e do pouco sol... acabei levando para o sítio da minha mãe!

Beijinhos

Cozinha Mágica disse...

Olá, meu nome é Sonia, estou iniciando um blog de receitas, já que adoro cozinhar e gostaria de compartilhá-las com você.

Quando puder me faça uma visitinha!

http://minhacozinhamagica.blogspot.com

Beijos!

Nanda Bez disse...

Não conheço tomilho... Tenho acompanhado secretamente o blog e espero que tenham mais posts, viu? Está nos meus favoritos, de vez enquando venho ver se tem algo novo, suas receitas são ótimas, adoro os pães. Nãe pare não :)

Silvia disse...

Olá. Comecei a me aventurar no mundo dos pães,e decidi que daqui em diante não comprarei mais pão pronto. Pretendo pelo menos... haha.
Descobri seu blog pesquisando sobre pães, e devorei cada arquivo. Amei sua forma de escrever e suas receitas.
Amanhã irei preparar uma das suas receitas, mas queria tirar uma dúvida antes: como vc conserva seus pães? Pra que não criem mofo ou fiquem ressecados. Preciso de dicas, pois ainda estou engatinhando na fabricação de pães. :)
Aqui em casa somos apenas 2, e não damos conta de comer tudo em 1/2 dias. Até damos, mas as gordurinhas excedentes não nos permite tal ato.

beijos, Silvia.

Iúna disse...

usei a idéia de tomilho no primeiro pão integral que fiz, dia desses, o tomilho salvou o pao, que nao ficou como eu esperava.
Domingo passado peguei uma receita na internet, adaptei um pouco, e consegui um pao integral gostoso, sem farinha de trigo branca, hoje eu iria repetir a receita, fazendo novas experiências, mas uma gripe meio besta me derrubou, acabei desistindo, mas dessa semana nao passa.
Sigo seu blog há um tempão, mas nao faço as receitas, me contento em saber que deram certo, sou gordinha por isso evito, agora estou ingressando no mundo das comidas integrais, já diminui 6kg, vamos ver se vai dar certo.
abraços,

eu falo pelos cotovelos, rsrsrsr

Printfriendly