Bolo de maçãs (que deveriam ser verdes)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Bolo de maçã na forma

Minha irmã costuma dizer que a minha mãe lê receitas só para fazê-las completamente diferente. E sabe do que mais? Descobri que cozinho que nem ela :-)

Esta receita foi copiada de um caderno de receitas da mamãe. Seguindo a tradição familiar, substituí alguns ingredientes. O único que eu não recomendo que você o faça é o principal: a maçã verde. Usei maçãs gala simpáticas, que conferiram umidade e textura à massa, mas senti falta de um sabor mais intenso da fruta. Creio que maçãs verdes fariam um efeito melhor.

Ah, aproveito também para agradecer a companhia das ‘minhazamiga’ de fogão (#PalmirinhaFeelings) nos últimos três anos de No calor do fogão. Que bom que vocês não desistiram de me visitar! :-D

Bolo de maçã cortado

Ingredientes:

4 maçãs verdes descascadas e raladas (usei maçã gala com casca, mas tentarei novamente com maçã verde)
2 xícaras de açúcar (usei açúcar mascavo)
1/2 de óleo (usei óleo de canola)
1 xícara de castanhas picadas (usei castanha do pará)
1 xícara de uvas passas (não tinha em casa)
2 ovos
2 colheres (sobremesa) de bicarbonato de sódio
2 colheres (sobremesa) de canela em pó e essência de baunilha (usei extrato de baunilha e uma colher de sobremesa de especiarias para pão de mel)
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo (usei farinha de trigo integral)

Modo de preparo:

Peneire todos os ingredientes secos juntos. Reserve. Numa tigela, misture os demais ingredientes começando por óleo, ovos e açúcar. Acrescente maçãs, passas e castanhas. Por fim, adicione os ingredientes secos, mexendo até obter uma mistura homogênea.

Despeje em assadeira untada e enfarinhada (usei uma forma de bolo inglês) e leve ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

5 comentários:

moranguita disse...

os bolos das maes sao sempre umas receitas fantasticas e aqui esta a prova mais uma vez
uam delicia
beijocas

Bia disse...

Oi Letrícia! Se bolo tá com uma cara ótima! Adoro os bolos de maçãs, sejam verdes ou não!
Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Hum, bolo de maçã é um dos meus preferidos, Lê - que cor linda esse seu tem!

Ana disse...

"minha mãe lê receitas só para fazê-las completamente diferente. "

Gostei do comeco do post, eu sou meio assim tbem, vejo a receita e uso mais como inspiracao do que para seguir a risca. Adoro testar sabores novos e vivo adaptando p/ o q eu tenho em casa.
Adoro bolo de macas, ficou lindo o seu, receita anotada!
Ana

Isabella disse...

Querida err,

vim (como sempre faço quando quero incrementar o cardápio do dia-a-dia) dar uma fuçada no seu blog e, que grata surpresa (!), me deparei com o bolo de maçã da mami (belamente interpretado por vc!).
Eu, por outro lado, se não tenho o tal ingrediente da receita, fico esperando meses até o danado aparecer, ou senão, acabo sem testar a receita!
Tô com saudade docê! Beijos de montão, da err que te ama!

Printfriendly