Bolo de iogurte e limão siciliano

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Olá, minhas amiguinhas*!
(*homenagem à querida Palmirinha Onofre, que deixou de apresentar seu programa na TV Gazeta)

Por pouco não completei dois meses de desaparecimento. Nesse intervalo, trabalhei muito e fiz uma viagem curta. Mas o que realmente me manteve afastada daqui foi uma dieta mais rigorosa para um problema de saúde. Desde então, reduzi muito a quantidade de carboidratos (e de alegria) na minha vida.

Até que eu sobrevivi bem às restrições alimentares e à introdução de alimentos exóticos, como a farinha de banana verde. O blog é que passou por maus bocados, coitado - não cozinhei nada que fosse suficientemente interessante para postar.

Mas na semana passada, resolvi quebrar o jejum de baking goods e preparei um bolinho de limão siciliano. E que bolinho. Úmido, azedinho, delicioso. O cheiro dele se espalhando pela casa é matador. Foi um dos bolos mais perigosos que eu já assei na vida – mandei-o embora de casa assim que provei o segundo pedaço, pois sabia que não ia parar de comê-lo até não restar migalha.

Bolo de limão e iogurte
Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:

Para o bolo:
1 ½ xícara de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
½ colher (chá) de sal
1 xícara de iogurte integral (eu usei iogurte desnatado que eu fiz aqui em casa, mesmo)
1 xícara de açúcar
½ xícara de óleo de canola
3 ovos
Raspas de 2 limões sicilianos (usei raspas de três limões)
¼ de colher (chá) de extrato de baunilha (ih, esqueci)
¼ a ½ colher (chá) de extrato de limão (ingrediente desconhecido para mim – usei ½ colher de chá de suco de limão)

Para a calda de limão:
1/3 de xícara de áçúcar
1/3 xícara de suco de limão fresco

Para a cobertura de limão: (eu dispensei, não deu tempo de fazer)
2 colheres (sopa) de suco de limão fresco
1 xícara de açúcar de confeiteiro
¼ de colher (chá) de extrato de baunilha
Leite (opcional)

Bolo de limão e iogurte

Modo de preparo:

Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela média. Em outra tigela maior, combine o iogurte, o açúcar e o óleo de canola. Acrescente os ovos um de cada vez, mexendo bem até incorporá-los. Adicione as raspas de limão, a baunilha (que eu esqueci) e o extrato de limão (que eu não conheço e não usei – se você usar, adicione um pouquinho e prove – se achar necessário, acrescente mais um pouquinho até estar do seu gosto). Por fim, junte os ingredientes peneirados à mistura líquida (tudo de uma vez) e misture até ficar homogêneo.

Despeje a massa em uma forma de bolo inglês bem untada (eu untei com manteiga e polvilhei farinha de trigo) e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 50 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.

Nos últimos 5 a 10 minutos de forno, leve ao fogo médio os ingredientes da calda de limão até que o açúcar se dissolva totalmente. Deixe que essa calda esfrie um pouco enquanto você tira o bolo do forno.

Tire o bolo do forno e deixe-o esfriar na assadeira mesmo, sobre uma grade, por alguns minutos. Feito isso, desenforme o bolo no prato de servir e despeje sobre ele a calda de limão (eu fiz o seguinte: antes de desenformar o bolo, dei umas espetadelas nele com uma faca e derramei sobre essas fendas a caldas de limão. Depois de um tempo, desenformei o bolo).

(A partir desse ponto, eu não tenho muito a acrescentar, pois não fiz a cobertura – e, confesso, não senti falta. Mas imagino que fique bom, também. Da próxima vez, farei com cobertura)

Deixe que o bolo esfrie completamente. Quando isso acontecer, faça a cobertura misturando o suco de limão, o açúcar de confeiteiro e o extrato de baunilha. Se a mistura ficar muito grossa, afine-a com um pouquinho de leite ou de suco de limão. Despeje sobre o bolo e deixe assentar antes de servir.

Bolo de limão e iogurte

9 comentários:

Valentina disse...

ele está com um aparência de fofinho mesmo. Ah, sei bem o que é esta coisa de ter que se livrar do resto pois senão como tudo.risos. Já há uns 3 meses cortei pão, arroz e batatas quase 90%.

duda lima disse...

seu bolinho parece delicioso!
eu também me livraria dele para evitar devorá-lo sozinha!

Marly disse...

Huumm, falou que tem cítrico é comigo mesma! rsrs. O seu bolo parece muito saboroso, já vou copiar a receita!

Beijão

ameixa seca disse...

Por incrível que pareça, eu tenho extracto de limão que me foi enviado por uma amiga e que eu ainda não usei. Este bolinho é perfeito para isso e vou fazer este fim de semana he he Obrigada e melhoras rápidas para o problema de saúde :)

Karen disse...

Espero que já tenha se recuperado! É sempre muito chato ter esse tipo de supresa desagradável.

Lindo bolinho!

Beijos e bom final de semana!

moranguita disse...

de tempos a tempos toidas sumimos hehe
e tiveste um regresso em grande
beijinhos

Flavinha disse...

Espero que esteja melhor!

Mas não deixe de jeito nenhum a restrição alimentar diminuir sua alegria! Isso não!

Compartilhe conosco suas receitas com ingredientes alternativos! Tem sempre alguém precisando...

Seu bolinho tentação realmente ficou com uma aparência ótima! E se tem iogurte mais cítrico não tem como não ser bom!

Beijinhos

Anakoelho disse...

Olá!
Eu também estou usando esta farinha de banana,ela pode ser boa pra saúde mas o gosto é horrível. Eu tenho q. retirar doce e farinha por uns tempos...,ainda não conseguí totalmente vez ou outra "pulo a cerca",tá difícil...

o Casamento de Evandro e Kenia disse...

Adorei a receita. Fiz há algumas semanas atrás. Esquicei do óleo e subistitui as raspas de limão apenas pelas de laranja. Mesmo assim ficou delicioso. Sua receita me rendeu muitos elogios, hoje farei de novo ;)

Printfriendly