Bolo 'deu zebra'

sábado, 25 de setembro de 2010

Sempre achei os bolos zebra lindos, mas nunca tive coragem de fazer porque não tenho lá muita habilidade. Mas quando topei com esta receita, achei-a tão simples, com a não necessidade de manteiga em pomada ou de ovos separados, que resolvi arriscar. E, claro, arriscar inventando de colocar pedacinhos de chocolate na massa, porque eu sou cabeça-gorda (ok, não só cabeça).

Bolo 'deu zebra' da segunda vez

Nem preciso dizer que as zebras mandaram um postal lá da África avisando que não puderam vir, né. Da primeira vez, o bolo ficou com cara de cutia - marrom, com umas parcas pintas brancas. Da segunda vez... ficou assim, como vocês veem na foto.

Bolo 'deu zebra' cortado

Apesar dessa aparência nada zebrística, o bolo ficou delicioso, úmido, doce na medida certinha. A melhor forma de saboreá-lo é morninho, para que os pedaços de chocolate derretam. Mas vale aquecer no micro-ondas - o hômi tem feito isso sempre que tira um naco do bolo. E ele tira vários, todos os dias...

Receita um pouco adaptada daqui.

Ingredientes:

4 ovos grandes em temperatura ambiente
250 g de açúcar refinado (não tinha em casa, usei cristal)
250 ml de óleo de milho (usei canola)
250 ml de leite integral (usei semidesnatado)
300 g de farinha de trigo
1 colher de café de extrato de baunilha (usei 1 colher de chá porque meu extrato caseiro ainda está apurando)
1 colher de chá de fermento químico
2 colheres de sopa de cacau em pó
100g de chocolate com 70% de cacau picado em cubinhos (invencionice minha)
100g de chocolate branco picado (invencionice minha)

Modo de preparo:

Bata os ovos até que espumem. Adicione lentamente o açúcar e bata mais um pouco. Por fim, acrescente os ingredientes líquidos (leite, baunilha e óleo).
Retire da batedeira e, com auxílio de um fouet, agregue a farinha e o fermento peneirados até que tudo esteja homogêneo. Não bata demais para não desanimar o fermento!

Feito isso, divida a massa em duas partes iguais e adicione o cacau em pó a uma delas. Na massa de cacau, adicione o chocolate com 70% de cacau. Na massa branca, adicione os pedaços de chocolate branco.

Agora vem a parte ninja: numa assadeira redonda de fundo falso com 23 cm de diâmetro, untada e forrada com papel manteiga, vá despejando alternadamente 3 colheres de massa escura, três colheres de massa clara. Continue firme e constante até as massas acabarem.

Uma dica importante é não parar de colocar as colheradas em hipótese alguma, não bater a assadeira para a massa 'assentar', não inclinar, não mexer, não alisar e nem fazer nada que comprometa a formação natural das listras. Eu não fui muito hábil nessa parte :-/

Asse em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minuto ou até que o bolo passe no teste do palito.

Deixe esfriar em uma grade antes de desenformar.

6 comentários:

Adriana disse...

rsss, não ficou tão feio não, é fazendo e aprendendo né?
Beijos e boa semana.

ameixa seca disse...

É uma zebra com problema de pele mas não deixa de ser saborosa :)

Téia disse...

Viziiinha do céu, estamos muito sumidas, né??? Saudades...Que ótimo que está gostando da aula, eu também fiz e adorei (coruja, eu?). Este bolo é mesmo lindo, achei que ficou bem charmoso assim só no fundinho. Bj grande.

fernandananica disse...

Olá!
Qual seu email para contato?
Quero te enviar uma amostra de um dos nossos clientes!
Beijos
Fernanda - Grafia

Amehlia Digital ! ® disse...

Oi cumadi...
Perdemô o contato ...mas agora vortei mode nóis prosiá... e encontrar um bolin esperando foi muito carin, viu?!
Um bejim grande procê!

(não tem link p seguir? :)

moranguita disse...

eu nunca fiz este bolo sempre achei complicado fazeras riscas mesmo
mas tenho que me atrevr porque fica lindoi no fim
beijinhos

Printfriendly