Molho de tahine para saladas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Molho de tahine para saladas

Meu restaurante natural preferido em Brasília é o Flor de Lótus. Sou fã do jeito com que tudo lá é preparado - a sensação que me dá é que a comida foi feita por gente que encara o ato de preparar alimentos como uma forma de cuidar, de fazer carinho, e esse sentimento bom se reflete na qualidade da comida.

Gosto especialmente de um molho de salada feito com tahine (pasta de gergelim) que sempre como por lá. Mas nem sequer sonhava em reproduzi-lo em casa até que esbarrei numa receita do livro Cozinha de Estar, da Rita Lobo (eu sou fã da Rita Lobo, já contei, né).

Vale a pena provar. Se quiser, faça como eu, que preparei o molho e guardei numa bisnaguinha de mostarda que comprei numa loja de 1,99. Assim, ele se conserva por mais tempo e eu me sirvo do tanto que eu quiser.

Molho na bisnaga
Receita vista em Cozinha de Estar, de Rita Lobo.

Ingredientes:

1 dente de alho
1 colher (chá) de sal
1/3 de xícara (chá) de tahine
1/3 de xícara (chá) de sumo de limão
1/3 de xícara (chá) de água

Modo de preparo:

Se você tiver um pilão, o começo da receita é bem mais simples: basta colocar nele o alho e sal e socar até obter uma pasta. Do contrário, pique o alho finamente, acrescente o sal e continue picando até obter uma pastinha.

Numa tigela (ou no próprio pilão, se ele for grande o suficiente para comportar confortavelmente 1 xícara de líquidos), misture a pasta de alho, o sumo do limão e o tahine. Bata vigorosamente com um garfo ou fouet até formar uma pasta. Adicione a água aos poucos e continue batendo até obter uma textura lisa.

A Rita sugere saborear o molho com abobrinhas grelhadas, legumes cozidos e, até mesmo, peixe ou frango grelhados. Eu acho que ele dá muita graça a qualquer salada (a da foto, por exemplo, tinha grão de bico cozido, abobrinha grelhada e radicchio e cenoura em tirinhas).

Observação final:


Este post não é pago, eu realmente gosto muito do Flor de Lótus - frequento há quase 10 anos.

4 comentários:

Glau disse...

Le, sabe que eu tbém adoro a Rita Lobo? Adoro a maneira como ela escreve..

Não conheço este restaurante.. vou experimentar!

Gostei da receita!
Bjos, Glau

Gina disse...

Gosto muito de tahine. Já estou pensando na forma como vou empregar esse molho.
Bjs.

angela disse...

tahine,uso sempre,adorei a dica.bjs

ameixa seca disse...

Nunca provei tahine mas gosto de gergelim, deve ser bom :)

Printfriendly