Pão de gérmen de trigo e mel

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O hômi sempre dá um discreto suspiro de desânimo diante de um pão integral - o desgosto é mais forte do que ele. De um modo geral, integrais não têm muito espaço em suas preferências. Talvez o leite integral, o creme de leite integral, e olhe lá.

Na tentativa de fazê-lo comer melhor, já testei seu gosto por vários farelos e flocos saudáveis - linhaça, farelo de trigo, quinoa em flocos, amaranto em flocos... por enquanto, um dos que teve melhor aceitação foi o gérmen de trigo.

Vamos então a um pão que ele gosta!

Pão de gérmen de trigo

Receita d'O livro dos pães, de Sarah Lewis

Ingredientes:

475g de farinha de trigo
50g de gérmen de trigo
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de manteiga
1 1/4 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
2 colheres (chá) de mel claro
275ml de água
1 gema de ovo, para pincelar
2 colheres (sopa) de sementes de gergelim

Modo de preparo:

Coloque a farinha, o gérmen de trigo e o sal numa tigela grande, acrescente a manteiga e friccione com as mãos até obter uma farofinha. Mexendo, acrescente o fermento, depois o mel e, gradualmente, junte a água morna para formar uma massa macia.

Sove bem sobre uma superfície levemente enfarinhada por 5 minutos, até que a massa fique macia e elástica. Coloque a massa de volta na tigela untada com um pouco de azeite, cubra com filme plástico e deixe crescer até que ela dobre de tamanho.

Coloque a massa de volta sobre uma superfície levemente enfarinhada e sove bem. Enrole a massa, dando um formato oval de cerca de 23cm de diâmetro e transfira para uma assadeira untada (eu coloquei em uma forma de pão). Faça cortes na parte superior da massa com intervalos de 2,5cm usando uma faca afiada.

Cubra com filme plástico besuntado com óleo, sem apertar, e deixe em local quente para aquecer por 30 minutos ou até que a massa aumente pela metade novamente.

Pincele com a gema de ovo misturada com 1 colher (chá) de água e asse em forno preaquecido a 200ºC por 10 minutos. Retire do forno e pincele novamente com a gema e salpique com as sementes de gergelim. Asse por mais 15 a 20 minutos ou até que o pão fique bem dourado e pareça oco ao receber leves batidas com as pontas dos dedos.

Retire o pão do forno, deixe esfriar sobre uma grade e coma!

3 comentários:

ameixa seca disse...

Sou super fã dos integrais e este pão parece-me excelente :) Pelo menos há um que ele aprecia, já não é muito mau ;)

LaiLacerda disse...

hummmmmm...pão de mel é delicia...já copiei

moranguita disse...

eu ca sou o posto do teu amrido
adoro paes integrais e amanha ate penso fazer um
esta uma delicia
bom fim de semana

Printfriendly