Berinjela ao vinagre balsâmico

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Outro dia preparei uma berinjela gostosinha, temperada com vinagre balsâmico. Servi-a como acompanhamento da comidinha do dia a dia, mas tenho certeza de que ela ficaria boa sobre fatias de pão rústico torrado.

Desta vez, tentei registrar a receita, mas precisão no preparo de legumes não é o meu forte - sempre tempero seguindo o meu paladar e acabo esquecendo quanto foi de cada ingrediente. De qualquer forma, acho que já dá para ter uma ideia de como proceder.

Da próxima vez, vou deixar de ser preguiçosa e tirar a pele do pimentão para que ele fique menos comunicativo (não gosto de conversar com a comida depois da refeição). Também vou acrescentar uvas passas.

Berinjela com pimentões e vinagre balsâmico

Ingredientes:


3 berinjelas pequenas
1 pimentão vermelho em tirinhas
1 cebola média cortada em pétalas finas
1 dente de alho picadinho
Azeite (um fio para refogar os legumes, outro para servir)
Vinagre balsâmico (adicione aos pouquinhos e vá provando até achar o seu gosto)
1 pitada de pimenta calabresa
1 colher (chá) de orégano seco
Sal a gosto

Modo de preparo:

Lave as berinjelas e corte em fatias no sentido do comprimento. Passe sal nos dois lados de cada fatia, disponha num escorredor de macarrão e ponha um peso em cima delas (eu costumo protegê-las com um prato e, por cima, acomodar meu pilão de pedra). Deixe assim por meia hora, até que saia bastante líquido. Enxague as fatias, escorra-as bem e corte-as em tiras.

Leve ao fogo uma frigideira média com um fio de azeite. Espere-o esquentar um pouco e acrescente as berinjelas em tirinhas. Refogue-as até que comecem a pegar cor. Adicione então a cebola em pétalas, o alho e o pimentão. Refogue por mais alguns minutos. Agora é hora de temperar tudo com o vinagre balsâmico, a pimenta calabresa, orégano e sal.

Deixe o sabor apurar por alguns minutos em fogo baixo. Se achar que a berinjela está ficando ressecada, acrescente um pouquinho de água.

Desligue o fogo, acrescente um fio de azeite, misture e sirva. Se preferir comer como antepasto, deixe esfriar até chegar à temperatura ambiente.

2 comentários:

Rachel disse...

Olá Letrícia...menina, adoro berinjela e a sua receita me ganhou, já copiei e vou testar, vou seguir seu conselho e tirar a pele do pimentão também!

Bjuss e ótima semana!

ameixa seca disse...

Tem tudo que eu gosto e é mesmo ao meu estilo :)

Printfriendly