Bolo de maracujá

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Há algum tempo, Ana Elisa, do La Cucinetta, contou que substituíra em seu bolo de limão preferido a fruta cítrica por maracujá e que tinha dado certo. Fiquei com esta ideia na cabeça por semanas - por que não substituir o limão por maracujá em meu bolo de limão preferido?

Neste fim de semana, fiz o teste. Fica realmente bom! Da próxima vez, provarei o maracujá antes de fazer a calda - ele não estava muito ácido e a calda acabou ficando mais doce do que eu gostaria. Talvez diminua também a quantidade de sementinhas da calda. Achei o croc-croc delas bem agradável, mas um pouco menos teria deixado o bolo mais bonitinho.

Bolo de maracujá
Receita adaptada daqui

Ingredientes:


Para o bolo:
1 ½ xícara de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
½ colher (chá) de sal
1 xícara de iogurte integral (eu usei iogurte desnatado que eu fiz aqui em casa, mesmo)
1 xícara de açúcar
½ xícara de óleo de canola
3 ovos
¼ de colher (chá) de extrato de baunilha
1 1/2 colher (chá) de suco de maracujá (natural, não diluído e não adoçado)

Para a calda de maracujá:
1/3 de xícara de açúcar (ou menos - vai depender da doçura do maracujá)
1/3 xícara de polpa de maracujá


Modo de preparo:


Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela média. Em outra tigela maior, combine o iogurte, o açúcar e o óleo de canola. Acrescente os ovos um de cada vez, mexendo bem até incorporá-los. Adicione a baunilha e o suco concentrado de maracujá. Por fim, junte os ingredientes peneirados à mistura líquida (tudo de uma vez) e misture até ficar homogêneo.

Despeje a massa em uma forma de bolo inglês bem untada (eu untei com manteiga e polvilhei farinha de trigo) e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 50 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.

Nos últimos 5 a 10 minutos de forno, leve ao fogo médio os ingredientes da calda de maracujá até que o açúcar se dissolva totalmente. Deixe que essa calda esfrie um pouco.

Tire o bolo do forno e deixe-o esfriar na assadeira mesmo, sobre uma grade, por alguns minutos. Feito isso, desenforme o bolo no prato de servir e despeje sobre ele a calda. Ou, ainda, antes de desenformar o bolo, dê umas espetadelas nele com uma faca e derrame sobre essas fendas a calda de maracujá e só então desenforme.

4 comentários:

ameixa seca disse...

Gosto muito de maracujás, fica realmente um bolo muito bonito com as sementinhas a dar um encanto maior :)

Téia disse...

Vizinha, que tentação. Eu que também adoro maracujá fiquei curiosa. Bjka.

moranguita disse...

eu gosto tanto de liamo como de maracujá por isso tanto uma versão como outra estão fantásticas
beijocas

Rachel disse...

Olá Letrícia, que delícia esse bolo!
Tempos atrás ganhei uma receita parecida mas faz tempo que não faço...você me deixou com vontade...vou levar sua receitinha!
Bjuss!!!

Printfriendly