Bolo de chocolate com abobrinhas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Esta é uma daquelas receitas que eu sempre quis provar, de tanto ver em blogs gringos. É bem verdade que eu achava qualquer receita doce que envolvesse abobrinha o cúmulo do bizarro. Mas ouvia elogios tão efusivos que resolvi tentar.

Minha surpresa foi enorme - ENORME. A abobrinha some na massa sem deixar qualquer vestígio - só uma umidade deliciosa. O bolo fica doce na medida certa, o que significa que a gente termina a primeira fatia já se servindo da segunda e pensando na terceira. Fiquei apaixonada.

Levei o bolo fresquinho para o trabalho, para os meus cobaias mais vorazes - os caléugas. Comeram tudo num piscar de olhos, ao som de muitos 'hummm' e 'ohhh'. Ninguém percebeu nada de anormal - o meu grande temor. Só acharam que o bolo podia ser beeeem maior.

Bolo de chocolate surpresa

Receita daqui

Ingredientes:

1 1/2 xícaras de abobrinha ralada
1 xícara de farinha de trigo comum
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 xícara de óleo de canola
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3/4 de xícara de gotas de chocolate meio amargo

Modo de preparo:

Comece untando e enfarinhando uma forma de bolo inglês média. Ligue o forno a 180ºC e deixe-o aquecendo.

No copo do multiprocessador, despeje o óleo, os açúcares e a baunilha e bata até combiná-los. Acrescente os ovos e a abobrinha e bata mais.

Em outra tigela, peneire juntos a farinha, o cacau em pó, o sal, a canela, o bicarbonato e o fermento. Adicione lentamente os ingredientes secos à massa úmida, batendo até incorporá-los. Adicione então as gotas de chocolate, misturando-as manualmente com uma colher de pau.

Leve a massa para assar por cerca de 1 hora ou até que o bolo passe no teste do palito. Deixe esfriar sobre uma grade antes de desenformar. Prove e conheça o paraíso :-)

Observação final:

Para preparar essa receita, usei o multiprocessador com a hélice para massas, mas você também pode prepará-la com a batedeira (foi assim, aliás, que a receita foi originalmente criada).

8 comentários:

A Paixão da Isa disse...

deve ser mesmo muito bom chocolate hummm beijinhos

ameixa seca disse...

Já fiz pão doce com abobrinhas e fica simplesmente delicioso, bolo de chocolate também deve ficar fantástico feito com elas :)

Bia disse...

Pensava também que usar abobrinha era no mínimo bizarro, mas também testei e fica muito bom! A textura é ótima e fica bem molhadinho, uma delícia, né!?
Beijinhos

Maísa disse...

Nossa Le!!Agora vc me deixou com água na boca e com vontade de experimentar. Sabe q nunca tinha imaginado um negócio desse!!Bjão

Beta disse...

Estou doida para testar essa receita também, todo mundo que faz adora! E esse ficou lindo! bjs

Racka disse...

A idéia parece tão estranha que realmente dá vontade de experimentar!
Acho que vai ser minha próxima tentativa!

moranguita disse...

eu ja bolinhso com courgete e todos adoraram. tinha receio como tu mas correu bem e vou fazer mais vezes
beijinhos

Jefhcardoso disse...

Letícia, parece “delicious”! Parabéns!

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

Convido-te para que leia algo e comente no http://jefhcardoso.blogspot.com

Printfriendly