Pão de mandioca (sem receita - ainda)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

De vez em quando, quando estou morta de preguiça de enfrentar as panelas, pedimos nosso almoço num delivery de comida nordestina. O problema é que sempre sobra um tantão de mandioca cozida, que fica feito uma assombração, arrastando correntes dentro da geladeira.

Para que isso não aconteça, eu congelo as sobras de mandioca. Depois, descongelo e uso em escondidinhos, purês... e pão!

Para fazer esse pão da foto, descongelei as sobras de mandioca em temperatura ambiente e as aqueci em uma panelinha, com um pouquinho d'água (é preciso fazer isso porque a mandioca fica muito dura quando está gelada). Depois que ela estava quentinha, passei pelo processador junto com um ovo e um tanto de leite. Adicionei sal, açúcar e fermento biológico e bati de novo. Por fim, adicionei farinha de trigo e trabalhei até obter uma massa macia e elástica.

Até anotei as quantidades de cada ingrediente que usei, mas como ainda não repeti a receita para ver se dá certo de verdade, ficarei devendo essas informações por agora. Mas o que eu queria, mesmo, era inspirar vocês a olhar diferente para aquelas sobrinhas que parecem não ter futuro. Quem sabe você não está olhando para o seu próximo café da manhã?

Update: Gente, não acredito que mencionei 'pão da foto' e esqueci de colocar a foto. Sorry!

Pão de mandioca

Um comentário:

vinho um ritmo de vida disse...

bom dia,

gostei muito do seu blog e pelo que li... e nada melhor que o vinho para acompanhar as refeições bem preparadas...

Peço-lhe um um favor, que coloque o link do nosso blog no seu site para que as pessoas também possam conhecer mais sobre vinho...

Forte abraço
http://vinho-umritmodevida.blogspot.com/

Printfriendly