Bolo fudge de chocolate da Rita Lobo

terça-feira, 29 de março de 2011

Se o local onde eu trabalho fosse o Big Brother Brasil, eu diria que M. é uma daquelas pessoas que eu quero levar para toda a vida, mesmo depois de sairmos da casa.

No aniversário dele, queria preparar um bolo especial, que merecesse todos aqueles adjetivos que vejo nos blogs gringos - rich, dense, decadent, chocolatey. Encontrei-o com a sempre certeira Rita Lobo.

Já comi muitos bolos de chocolate gostosos, mas este é incrível. A textura da massa lembra um brownie bem úmido, doce na medida certinha. E a cobertura de ganache é de arrancar lágrimas de emoção. É um forte candidato a melhor que eu já comi na vida.

Bolo fudge de chocolate

Receita daqui

Ingredientes:

Para a massa:

150 g de chocolate meio amargo picado
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de água
110 g de manteiga
1/3 de xícara de óleo (usei canola)
2 xícaras de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de cacau em pó
1 pitada de bicarbonato de sódio
3 colheres (chá) de fermento em pó
2 ovos
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

Para a cobertura de ganache:

300 g de chocolate meio amargo picado
2/3 de xícara de creme de leite fresco
70 g de manteiga

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Untem uma forma redonda de 25 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Numa panela, coloque o chocolate picado, o açúcar, o leite e a água. Lve ao fogo médio, mexendo sempre. Quando derreter, retire do fogo.

À panela com a mistura de chocolate ainda quente, junte a manteiga e o óleo. Deixe que a manteiga derreta e misture para incorporar.

Numa tigela grande, misture a farinha, o cacau em pó, o fermento e o bicarbonato de sódio, previamente peneirados. Derrame aí a mistura de chocolate e misture bem.

Adicione os ovos, um a um, misturando bem entre cada adição.

Trasnfira a massa para a forma e gire sobre a mesa, para nivelar. Leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos (o meu demorou muito mais do que isso, mas meu forno é um covarde). O importante é que o bolo passe no teste do palito da mesma forma que um brownie - com migalhas úmidas grudadas no palito.

Deixe que o bolo esfrie sobre uma grade antes de desenformá-lo. Enquanto isso, prepare a cobertura.

Numa tigela, leve o chocolate ao micro-ondas por 1 minuto, só para amolecê-lo (eu levei por um tempinho a mais porque achei que amoleceu pouco).

Em outra tigelinha, coloque a manteiga e derreta-a no micro-ondas (30 segundos são suficientes).

Por fim, numa panelinha, leve o creme de leite ao fogo médio. Quando ferver, retire do fogo e derrame no chocolate amolecido. Misture bem até obter um creme liso. Adicione a manteiga e misture novamente.

Bolo frio, cobertura pronta, é hora de montar o bolo. Desenforme-o cuidadosamente em uma prato maior do que a forma. Despeje por cima a cobertura de ganache e espalhe com uma espátula (como eu não tenho espátula própria, usei uma daquelas espátulas de servir pudim, sem serrilhas).

Para decorar, faça como a Rita, que polvilhou com amêndoas laminadas, ou como eu, que usei amêndoas e avelãs cobertas de chocolate.

Deixe o bolo descansar em local fresco e protegido, até que a cobertura perca o aspecto pastoso. Antes de servir, limpe as bordas do prato, retirando o excesso de cobertura. E se prepare para um montão de elogios.

Observações finais:

O tamanho da forma é importante! Se você usar uma menor do que o recomendado, como eu fiz, o bolo vai subir mais do que o recomendado. E, quanto mais alto, pior é a queda - o meu afundou bem no meio.

A receita leva generosos 500 g de chocolate meio amargo. É muito, mas vale a pena.

Prepare o bolo com algumas horas de antecedência para dar tempo de a cobertura perder o aspecto pastoso.

11 comentários:

moranguita disse...

nossa!!! que pedaco este bolo com tanto e bom chocolate. um dia nao sao dias hehe

Karen disse...

Que vontade!!! E olha que nem sou muito fã de chocolate...

ameixa seca disse...

A foto diz quase tudo, só faltava provar :)

Fernanda N. G. Giuliani disse...

Oi Le,
Feliz do seu amigo que recebou um bolo supimpa desse hein!!rs
Eu to pra fazer esse bolo faz um tempinho...
Agora que fez e "agarantche" a gostosura do bolo me animou bastante!
As receitas da Rita Lobo são mesmo certeiras né! todas que eu fiz ficaram ótimas!!

Isa Duarte disse...

Que tentação ao olhar e ao palato!bjs

Ana Luiza Zocrato disse...

Só a foto já dá água na boca!

Bruna Letícia disse...

Ola. Como meço a quantidade de manteiga em colher? São 2 de sopa?

Letrícia disse...

Bruna, não sei de que quantidade de manteiga você está falando, já que ela aparece duas vezes na lista de ingredientes. Os fabricantes de manteiga do Brasil costumam considerar que 1 colher de sopa de manteiga tem 10g. Mas em outros países, a mesma colher de sopa tem 14g. Eu costumo fazer uma média e usar 12g. Se você fizer como eu, e usar a média de 12 g, vai usar umas 9 colheres de sopa de manteiga na massa e umas 6 (a sexta não muito cheia) na cobertura.

Espero que isso ajude!

Abraços!

morganna rocha disse...

Aqui apaixonando pelo teu blog!! Vou ter que fazer tudo!!!

Raquel Sousa disse...

Qual o tamanho correto da forma

Letrícia disse...

O tamanho recomendado é o que está descrito na receita, 25 cm :-)

Printfriendly