Chili con carne, stout y chocolate

terça-feira, 15 de março de 2011

Eu amo comida mexicana – chili em especial. Aproveitei o carnaval para testar uma receita nova, que leva dois ingredientes que eu amo: cerveja stout e chocolate.

Para chegar à minha receita, combinei e adaptei livremente duas outras: a da Pipoka e da Ann. Como de hábito, precisei eliminar quase tudo que pudesse ser picante na receita porque o hômi não suporta pimenta (fora isso, ele é ótima pessoa).

Ficou muito gostoso, mas, segundo o hômi, ficaria melhor se tivesse queijo (ah, os mineiros). De qualquer forma, também acho que pode melhorar. Por isso, da próxima vez, deixarei cozinhar tempo suficiente (pelo menos 1h30) e reduzirei um pouco a quantidade de cerveja e chocolate. E espalharei queijo muçarela ralado sobre o chili bem quente, fazer o quê.

Chilli con carne, stout y chocolate

Ingredientes:

500 g de carne moída (usei coxão mole porque era o que eu tinha em casa)
400 g de feijão cozido (usei um vermelhão, lindo, que trouxe das terras do hômi)
360 ml de cerveja stout (a receita da Ann sugere Guinness, eu usei a Baden Baden Stout)
120 ml de água
1 lata de tomate pelado picado (400 g)
1 cebola grande picadinha
3 dentes de alho gorduchos picadinhos
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de molho inglês
35 g de chocolate meio amargo
Um bom fio de azeite
Sal a gosto

Especiarias:
1 colher (chá) de orégano
2 colheres (chá) de cominho
½ colher (chá) de canela
1 colher (chá) de sementes de coentro moídas
½ colher (chá) de páprica doce
1 folha de louro

Modo de preparo:

Numa panela grande, refogue o alho, a cebola e a folha de louro em um fio de azeite. Adicione a carne e refogue até que ela não tenha mais cara de crua. Parta as pelotas grandes que se formarem com auxílio de uma colher de pau.

Adicione então as especiarias, misture bem e deixe refogar até que o cheiro invada todos os cômodos da sua casa. Feito isso, adicione a água, a cerveja, o tomate pelado, o açúcar mascavo, o molho inglês e sal a gosto. Misture bem e deixe ferver em fogo baixo por uns 15 minutos, com a panela destampada.

Adicione então o chocolate, misture bem e tampe a panela, deixando cozinhar por uma hora e meia ou mais (eu só deixei por 1h, shame on me). De tempos em tempos, mexa o conteúdo da panela com uma colher de pau. Se achar que o chili está secando, adicione um pouco de água. Ao final deste tempo, adicione os feijões, misture bem e deixe mais um pouco no fogo, só para que eles absorvam o sabor. Prove o tempero e corrija o sal, se necessário. Sirva com tortilla chips (se não as encontrar, use doritos, mas reduza a quantidade de sal do chili).

5 comentários:

moranguita disse...

um chilli com chocolate? esta e nova poara mim, mas o aspecto e super delicioso pelo que vejo.
beijinhos

Roberta disse...

eu tbem, podia tranquilamente morar no méxico, amo pimenta, aromas fortes e uma boa marquerita!! haha !! um bj apimentado! e apareca nas abobrinhas
roberta
www.docesabobrinhas.com

Marta Benicá disse...

Adoro receitas com chili, esta deve estar muito boa. Tenha um bom fim de semana. Vou seguir vc. Abraço.

ameixa seca disse...

"Fora isso é ótima pessoa" adorei, he he. Não sou mineira mas também adoro queijo :) O chocolate é muito interessante!

pipoka disse...

Querida Letrícia,

Obrigada pela referência. Vou experimentar usar a stout no chili. Já tirar o picante, comigo não dá ;-)

beijocas

Printfriendly