Filé de frango marinado em shoyu e açúcar mascavo

terça-feira, 22 de março de 2011

Apesar de gostar de praticamente todo tipo de proteína animal, a que frequenta a minha mesa mais constantemente é o filé de peito de frango grelhado. Por que é leve, versátil e gostoso.

Mas nem sempre tivemos um bom relacionamento. Não foram poucas as vezes em que preparei filés de frango intragáveis, duros, secos e sem gosto. Até que eu aprendi um trucão com a Rita Lobo - as marinadas. Meus filés agora são só alegria!

Frango grelhado marinado em shoyu e açúcar mascavo

Receita adaptada daqui

Ingredientes:

1 kg de filezinho de frango tipo sassami

Para a marinada:
1/2 xícara de óleo (uso de canola, que não interfere no sabor)
1/2 xícara de shoyu
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de saquê (é opcional, mas eu sempre uso)
1 colher (sopa) de alho desidratado granulado (pode usar um dente de alho picadinho)

Modo de preparo:

Misture os ingredientes da marinada em uma tigelinha e despeje-os em um saco plástico para congelamento. Coloque dentro os filezinhos de frango, misture bem para que todos os pedaços fiquem cobertos e leve à geladeira por, pelo menos, 20 minutos (eu deixo por algumas horas).

Passado esse período, pode preparar os filés. Retire uma porção do saco plástico e leve-a ao fogo médio em uma frigideira grande, previamente aquecida (se quiser, pode usar um fiozinho de azeite, eu não o faço porque a marinada já contém óleo). Cuidado para não se empolgar e colocar filés demais - eles soltarão muito líquido e cozerão, em vez de grelhar. Deixe-os quietinhos por uns 8 minutos, mais ou menos, e depois vire-os e deixe por mais uns 5 minutos.

Repita a operação até que todo o frango esteja pronto (se sentir necessidade, limpe a frigideira com papel toalha entre um grupo de filés e outro).

Acabou? Em vez de descartar a marinada, faça o seguinte: despeje-a na frigideira onde você preparou o frango, adicione 3 cebolas médias cortadas em meias-luas e leve ao fogo até que elas murchem. Fica bom demais.

4 comentários:

3 B's disse...

Fiquei curiosa... leva açúcar... nunca tinha visto mas pelo aspecto parece ser delicioso.

moranguita disse...

hum adorei o aspecto deste file.
adoramos fgrango la em casa
beijinhos

ameixa seca disse...

As marinadas sempre dão mais sabor e deixam a carne ainda mais macia :)

Iúna disse...

fiz a receita, aliás quase a fiz, pois dei uma modificada, ao invés de grelhar o frango, arrumei tudo em uma forma forrada com papel alumínio, aí fechei o papel alumínio formando um saco (feito saco de pipoca de microondas) coloquei tudo no forno em fogo baixo, por uma hora, finalmente deixei assar sem o alumínio, ficou delicioso.

Printfriendly