Quibe assado de atum

domingo, 6 de março de 2011

Vivo uma relação de amor e ódio com o atum em lata. Acho que ele é o McGyver da cozinha, rendendo muitas soluções para despensas quase vazias. Por outro lado, tendo a enjoar rapidamente do seu gosto se ele é simplesmente despedaçado na salada (como eu normalmente faço).

Em busca de uma cara nova para o atum enlatado de todo dia, topei com essa receita, no Grande Livro de Receitas de Claudia. Na verdade, ela é feita com filés de pescada, mas eu adaptei às minhas necessidades. Sabe que ficou muito bom?

Quibe assado de atum

Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes:

1 xícara de trigo partido para quibe
2 latas de atum enlatado em água e sal
1 cebola média picada
1 cebola grande corada em meias-luas
1 colher (sopa) de suco de limão
Raspas da casca de dois limões
1/2 xícara de castanhas-de-caju picadas
1/3 de xícara de salsinha picada
1/4 de xícara de hortelã picado
2/3 de xícara de azeite (você vai usar 1/3 de cada vez)
Sal a gosto

Modo de preparo:

O primeiro passo é lavar o trigo partido em uma peneira. Lave e escorra três vezes e, depois, deixe escorrer suspenso sobre uma tigela enquanto prepara o restante da receita.

Passe no processador o atum, a cebola picada, as raspas de limão e as ervas frescas. Um pouquinho de sal (e pimenta síria, se você tiver em casa) também vai bem. Feito isso, divida essa mistura em duas partes.

A primeira metade da mistura, você agrega ao trigo partido, misturando bem. A segunda, você reserva para o passo seguinte da receita.

Aqueça 1/3 de xícara de azeite numa frigideira e nela refogue a cebola em meia-lua até dourar. Acrescente a metade da mistura de atum, juntando também as castanhas picadas. Prove e ajuste o tempero, se necessário. Deixe alguns minutinhos no fogo, mexendo sempre, até que tudo fique bem incorporado.

A seguir, monte o prato: numa assadeira untada com azeite, faça uma camada com metade da mistura de trigo partido. Alise-a com as mãos molhadas em um pouquinho de água.

Despeje então o recheio, espalhando-o com o auxílio de uma colher. Cubra o recheio com o restante da mistura de trigo e alise com as mãos úmidas. Com uma faca grande, faça os cortes diagonais na superfície do quibe. Regue com o restante do azeite e leve ao forno preaquecido a 180ºC por meia hora ou até dourar.

Observação final:

Da segunda vez que preparei esse quibe, estava sem ervas frescas à mão, por isso, fiz sem elas. Fez falta, viu.

2 comentários:

Anakoelho disse...

Oi Le!
Posso chamá-la asim...?
Gosto muito de passear por aqui,receitas mto interessantes,essa então amei,quibe
é bom de todas as misturas...
Já anotei,obrigada.
Boa noite um ótimo feriadão!

Akemi disse...

Amiga, eu já adoro atum em lata! Sempre procuro ter uma ou duas na despensa que volta e meia faço patê ou recheio de torta de liquidificador para os momentos de desespero. Adorei sua sugestão, testarei em breve! Bjss

Printfriendly