Minha salada preferida de grão-de-bico

sábado, 16 de abril de 2011

Salada preferida de grão-de-bico

Como toda pessoa oprimida pela balança, eu preciso comer muita salada, todos os dias. Para não enjoar, costumo variar muito os ingredientes e formas de preparar.

Mas há uma salada que, vira-e-mexe, volta à minha mesa. É essa da foto, que tem como ingredientes básicos o grão-de-bico, o pepino, o tomate, a cebola e a salsinha.

O grão-de-bico é daqueles enlatados, prontos para usar (mas, se você quiser, pode usar grão-de-bico cozido em casa). O pepino entra em cubinhos, mas você pode variar e usá-lo em rodelinhas previamente salgadas e escorridas. O tomate pode ser comum, picado em cubinhos - se você tiver tomatinhos sweet grape, use-os inteiros, que fica ainda melhor. Use cebola bem picadinha ou cebolinha, se tiver à disposição. E capriche na salsinha.

O tempero é o mais simples possível: azeite, vinagre de vinho branco, sal e pimenta moída na hora. Eventualmente, uma pitada de açúcar, para corrigir a acidez dos tomates.

Essa salada é incrivelmente generosa, aceitando participações especiais de cenoura ralada, pimentão aferventado em cubinhos (os cubinhos vemelhos da foto são pimentões) ou hortelã em tirinhas. Se quiser, escorra uma lata de atum conservado em salmoura, despedace-o com um garfo e misture-o à salada. Vira almoço-delícia para os dias quentes :-)

3 comentários:

suzana disse...

Menina...a foto está tão linda e apetitosa que até me deu fome...adoro grão de bico...vou fazer

bjs

Suzana

A Paixão da Isa disse...

tem tudo que eu gosto e esta com uma cor muito bonita beijinhos

ameixa seca disse...

Adoro grão e também gosto de o usar nas saladas, fica muito bom :)

Printfriendly