Antepasto de berinjela, abobrinha e pimentão vermelho

sábado, 28 de maio de 2011

Este antepasto foi feito inspirado em um, muito bom, que comi num restaurante italiano. Preferi o meu, um tiquinho mais picante e menos doce. É bom com pão ou torradinhas.

Mas, de verdade, eu resolvi postá-lo aqui porque o método de preparo foi diferente do normal – eu o fiz na minha panela elétrica de arroz, enquanto esperava que o mocinho do gás desse o ar da graça e me trouxesse um botijão cheio.

Ok, ok, eu confesso – tenho uma panela elétrica de arroz. Eu até fazia um arroz branco sincero, mas meu arroz integral era sofrível e me enchia de complexo. Agora, com a panela elétrica, o arroz sempre dá certo e eu sou mais feliz;-)

Bão, voltando ao antepasto, eu o preparei na panela elétrica, mas poderia ter preparado em uma panela de fundo grosso, em fogo baixo, se tivesse gás. Por isso, se você se interessou pela receita, não deixe de preparar só porque você não depende de artifícios eletrônicos para se entender com o arroz. Faça-o no fogão, na sua panela de confiança, e seja feliz.

Antepasto de berinjela, abobrinha e pimentão

Ingredientes:

1 cebola grande picadinha
2 berinjelas grandes picadas em cubos de 1 cm
2 abobrinhas grandes picadas em cubos de 1 cm
1 1/2 pimentão vermelho em cubinhos
12 azeitonas picadas
4 dentes de alho picadinhos
1 pimenta dedo-de-moça picadinha
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa) de orégano seco
Um punhado de passas sem sementes, se você gostar (eu adoro, mas não tinha em casa)
Água, para acrescentar aos pouquinhos, sempre que achar necessário

Modo de preparo:

Comece refogando cebola, alho, pimentão e pimenta dedo-de-moça no azeite. Quando a cebola estiver translúcida, acrescente a berinjela. Misture bem e deixe cozinhar por alguns minutos, até que a berinjela murche um pouco. Adicione então a abobrinha, misturando bem. Acrescente o vinagre balsâmico, o orégano, uma pitada de sal e 1/3 de xícara de água. Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 15 minutos.

Passado esse tempo, acrescente as passas e as azeitonas e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Prove o tempero, acerte o que for necessário (mais sal, mais vinagre e, eventualmente, um nadinha de açúcar), misture bem e deixe cozinhar destampado por uns minutinhos, só para os sabores se conhecerem melhor.

Sirva o antepasto morno ou frio, com uma dose extra de azeite.

Observação final:


Os tempos de cozimento dessa receita são estimativas, gente. Eu me distraio facilmente quando estou na cozinha, por isso nunca tenho certeza de quanto tempo passou de fato. Sugiro que você vá conferindo o seu antepasto, provando e acertando o que precisar. Só tome cuidado para não deixar que os vegetais cozinhem demais e fiquem molengas.

3 comentários:

ameixa seca disse...

Não tenho mas acho que uma panela electrica dá muito jeito :) Adoro todos esses ingredientes!

Rosana Elias disse...

no lugar do pimentão vermelho pode ser verde? será q fica bom tbém?

Letrícia disse...

Rosana, o pimentão vermelho é mais adocicado e, na minha opinião, menos indigesto que o verde. Mas acredito que dê certo, também. Tente! Dpois conte a sua experiência :-)

Beijos!