Bolo de creme de leite fresco e baunilha

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Por mais que a gente tente evitar, um blog está sujeito aos altos e baixos da vida de quem o escreve. E desde que passei dos 30, a proximidade de cada aniversário acaba sendo, para mim, um período de avaliação, de repassar as lições que aprendi e de registrar as que ainda preciso aprender. Sabe aquele ritual que se costuma fazer no final do ano? Eu acabo fazendo naturalmente nessa época. O que até faz bastante sentido - é um "adeus ano velho, feliz ano novo" particular.

Bom, disse tudo isso para explicar, ao menos em parte, essa ausência um pouco mais prolongada. E para avisar que não, o blog não vai acabar. Das coisas que gostaria de conservar em minha vida, ele ainda persiste.

Ok, não foi por esse conversê todo que vocês vieram aqui, não é mesmo? Então vamos logo à estrela deste post: o bolo de creme de leite fresco e baunilha.

Ele nasceu da necessidade de usar um pote de creme de leite fresco encostado na geladeira. E, claro, da minha vontade de estrear uma nova forma de bolo. Ainda não é a sonhada bundt cake pan de formato espetaculoso, mas, um dia, eu chego lá.

Bolo de creme de leite fresco (quase inteiro)
Receita quase nada adaptada daqui
Ingredientes:

225 g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
1/2 colher (chá) de sal
348 g de creme de leite fresco gelado
3 ovos grandes em temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha*
1 xícara de açúcar

O bolo e a fatia

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 190ºC. Unte uma forma com furo no meio com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Reserve.

Numa tigela média, peneire juntos a farinha de trigo, o fermento e o sal. Reserve também.

Última reserva da receita: numa tigelinha, bata os ovos e o extrato de baunilha só até misturá-los.

Finalmente, numa tigela grande, despeje o creme de leite fresco gelado e, com o batedor de arames da batedeira, comece por misturá-lo lentamente. Aos poucos, aumente a velocidade da batedeira até média/alta, à medida que o creme de leite for engrossando e formando picos firmes.

Sem parar de bater o creme de leite, acrescente gradualmente a mistura de ovos. Faça o mesmo com o açúcar, só até incorporá-lo à mistura.

Chegou a hora de desligar a batedeira e colocar o braço para trabalhar. Adicione metade da mistura de farinha à mistura de creme de leite e, com uma espátula de silicone, mexa delicadamente até que não haja mais farinha aparente. Repita a operação com o restante da farinha.

Despeje a massa na forma reservada, alise a superfície com a espátula de silicone e leve ao forno até que o bolo passe no teste do palito.

Deixe que o bolo esfrie numa grade antes de desenformá-lo. Se quiser, peneire um pouco de açúcar de confeiteiro por cima (eu achei desnecessário).

O bolo e suas pintas de sementes de baunilha

Observações finais:

- Este bolo tem uma textura semelhante a de um pound cake - aqueles bolos de massa densa, macia, úmida, que levam um monte de manteiga.

- Experimente comer ainda morno, com um pouquinho de manteiga salgada. Ou torrar levemente uma fatia e passar manteiga. #vaigordinha

- A única modificação que fiz nessa receita foi ter usado mais extrato de baunilha - cerca de 1 colher de sopa. Meu extrato caseiro estava quase acabando e eu usei todo esse resto, cheio de sementinhas de fava de baunilha. Meu bolo ficou com pintinhas pretas e com um cheiro incrível.

- A propósito, meu aniversário foi no dia 22 de maio.

10 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

que coisa mais boa este bolo minha amiga e parabéns atrasados...bjokinhas

Isabella disse...

Oi, querida ermã!

mandei seu presentinho hoje por sedex, espero que chegue logo! E espero que vc goste! Adorei mais essa sua receita! Também sou louca por essa bundt cake pan, mas a que eu pedi de dia das mães (não sei se era uma legítima, mas era bem pesada!), e custava uns R$106,00 na Spicy, eu não ganhei! Chuiff!
Ah! Como vc faz o extrato de baunilha caseiro?
Mil bjs, Bella.

Marta Benicá disse...

Adorei a sua receita, bem diferente e parece muito saboroso este bolo. Dá uma passadinha lá no blog, será um prazer recebê-la. Um abraço, Marta.

Eli disse...

O bolo ficou lindo e olha eu sem dormir de novo até executar a receita. hehehhe

Olha eu também sempre que vou fazer niver fico pensando e repensando tudo. hehe


www.saboresdalica.blogspot.com

Téia disse...

Vizinha querida, um super parabéns, desejo de coração tudo de bom na sua vida. Como é difícil manter o blog não é? Loucura total, mas a gente vai levando...é um delicioso vício. Estes bolos com creme de leite ficam mesmo ótimo, parabéns. Bj grande da Téia.

ameixa seca disse...

Adoro as formas de bolo bundt, eu tenho uma mas queria mais. Há cada uma mais bonita :) Este bolo deve ficar óptimo!
Chego aos 30 este ano... Meeedo he he

Karen disse...

Não sei se já foi ou será, mas parabéns!

Margarete disse...

Este bolo esta com uma cara deliciosa!!! Se eu soubesse nao tinha jogado um creme de leite.. Ficou tanto tempo na geladeira que azedou
Parabéns pelo seu aniversário! Feliz ano Novo! Bjs.

Akemi disse...

Parabéns pelo aniversário, Lê! E obrigada por não desistir do blog! Adorei o bolo, do jeito que eu gosto, sem recheio nem cobertura, simples e gostoso! Bjsss

moranguita disse...

desde ja os meus parabens pelo aniversario
o bolo esta um espectaculo
beijinhos

Printfriendly