Pão de fubá e mel

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Uma noite dessas, estava fuçando o Tastespotting quando deparei com esta receita. Fiquei tão encantada com a combinação de ingredientes que a preparei no dia seguinte, cedinho.

Segui o modo de preparo sugerido na receita - batedeira planetária do início ao fim -, mas tenho certeza de que dá para preparar à mão.

Pão de fubá e mel
Receita adaptada daqui

Ingredientes (para 1 pão de forma médio):

100 ml de água morna
1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 colher (chá) de açúcar
200 ml de buttermilk morno (eu preparei o meu com 1/2 colher de sopa de suco de limão + leite até completar 200 ml)
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
1/4 de xícara de mel
1 colher (chá) de sal
80g de fubá
420g de farinha de trigo

Modo de preparo:

Comece preparando o fermento: numa tigelinha, misture-o à água morna e ao açúcar (de verdade, se você usa fermento biológico seco instantâneo, não é necessário fazer isso, mas resolvi seguir a receita à risca, para variar). Deixe-o sossegado por alguns minutos até que ele espume.

Se não tiver buttermilk industrializado e quiser preparar o seu, coloque num copo medidor 1/2 colher (sopa) de suco de limão e complete com leite até chegar a 200 ml. Deixe quieto por alguns minutos também. Depois, leve ao fogo em uma panelinha só até amornar (vai talhar, mas não se impressione, isso não faz diferença). Reserve.

Na tigela da batedeira, despeje o buttermilk, o mel, e a manteiga derretida. Usando o batedor em forma de pá, bata-os até misturá-los. Acrescente em seguida o sal, o fubá e 1/2 xícara de farinha de trigo. Bata até obter uma mistura cremosa. Acrescente então o fermento. Bata até incorporar.

Neste ponto, eu troquei o batedor em pá pelo gancho e fui acrescentando o restante da farinha, aos poucos, deixando a batedeira 'se virar' para incorporar tudo e trabalhar a massa (ela se saiu muito bem, fiquei até com ciúme).

Quando a massa estiver bonita, uniforme e elástica, retire-a da tigela da batedeira e forme uma bola com ela. Transfira-a para uma tigela grande, untada, rolando-a para que sua superfície fique levemente untada por igual. Cubra com filme plástico e deixe crescer em local protegido até que ela dobre de volume.

Passado esse tempo, extraia o ar da massa com um soco, trabalhe-a um pouquinho só para tirar as bolhas de ar e modele-a como quiser. Eu fiz um rolo e coloquei numa assadeira média de bolo inglês, devidamente untada e polvilhada com fubá. Também pincelei a superfície da massa com um pouquinho de manteiga e polvilhei fubá por cima.

Espere a massa crescer por mais uns 40 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 190ºC.

Leve o pão para assar até que ele fique com uma cor dourada bonita, e que faça um som oco ao levar pancadinhas com os nós dos dedos.

Deixe esfriar sobre uma grade antes de comer.

Update: Desculpem a loucura momentânea. Esta receita é de pão, e não de bolo, como o título anteriormente sugeria.

3 comentários:

Akemi disse...

Fubá???? Tô dentro! rss
Vou testar em breve, depois te conto, mas tenho certeza de que é maravilhoso!! Bjss

Eli disse...

Fubá é DEMAIS. E ficou tão lindo seu pão.


www.saboresdalica.blogspot.com

ameixa seca disse...

Hoje à tarde fiz um pão de centeio. Adoro pães diferentes e mais escuros :)

Printfriendly