Cenouras glaceadas especiais

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Gosto muito de cenouras glaceadas e costumava fazer estas daqui, recomendadas por Karen e Elvira.

Um dia, topei com uma variação interessante, que levava suco de laranja, xarope de bordo (maple syrup) e gengibre. Claro que testei.

Fica muito, muito bom. Só não vou dizer que repetirei a receita todos os dias porque meu potinho de xarope de bordo está acabando e eu estou tentando economizá-lo :-P

Cenouras glaceadas especiais
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

1 colher (sopa) de manteiga
3 cenouras cortadas em rodelas na diagonal
1/3 de xícara de suco natural de laranja
1/4 de xícara de xarope de bordo
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
2 colheres (chá) de açúcar mascavo
Sal a gosto

Modo de preparo:

Numa tigelinha, misture o suco de laranja, o açúcar, o xarope de bordo, o gengibre e uma pitada de sal. Reserve.

Numa frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione as cenouras e o conteúdo da tigelinha e misture. Tampe a panela e cozinhe por 5 a 8 minutos, mexendo ocasionalmente, até que as cenouras fiquem quase prontas.

Destampe e deixe cozinhar por mais alguns minutos até que o líquido se reduza à metade e as cenouras estejam macias. Acerte o sal, se necessário.

Se quiser, pode acrescentar mais 1 colher de sopa de manteiga às cenouras logo após tirá-las do fogo (achei desnecessário).

Observações finais:

Inverti propositalmente a quantidade de xarope de bordo e de suco de laranja da receita original porque tive medo de achar o sabor muito forte. Acho que fiz bem.

Também usei gengibre em pó em vez de gengibre fresco ralado. Dessa vez, foi só porque não tinha o ingrediente em casa.

3 comentários:

Marta Benicá disse...

Ficou maravilhoso e delicioso tenho certeza!! Um abraço e bom fim de semana.Marta. www.martabenica.com.br/receitas

ameixa seca disse...

Estás tu que nem eu, a tentar economizar o xarope de bordo porque não o encontro por aqui ;) Adoro cenouras glaceadas!

Karen disse...

Um dia ainda vou me apossar de um vidro de xarope de bordo...

Printfriendly