4 anos! E muffins de pera com especiarias

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Parece brincadeira, mas o mês de aniversário do No Calor do Fogão é, normalmente, o mês em que ele fica mais negligenciado.

Então, antes que as luzes de junho se apaguem, obrigada a você, aí do outro lado, por mais este ano em que estamos juntos. Pelo carinho, pela paciência, pela compreensão diante dos sumiços.

E antes que este blog fique muito sentimental, vamos aos muffins! Preparei-os porque precisava dar cabo de umas peras que estavam na geladeira desde a última era glacial, pobrezinhas. Tomei como referência uma receita da Nigella, que adaptei de acordo com as minhas necessidades.

O resultado? Bem, para mim, peras assadas são sempre surpreendentes. Como pode uma fruta tão simplezinha, quase sem graça, virar um trem tão bom depois de um tempo de forno? Os muffins ficaram úmidos, cheirosos e bons demais. Faça aê e depois me conte se gostou :-)

Muffins de pera e maçã com especiarias
Receita livremente adaptada daqui
Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo branca
3/4 de xícara de farinha de trigo integral
3/4 de xícara de açúcar
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de especiarias para pão de mel
2/3 de xícara de iogurte natural
1/2 xícara de óleo de canola
1 colher (sopa) de mel
2 ovos
1 1/2 xícara de peras descascadas e picadas em cubinhos (eu usei um pouco de maçãs para completar a quantidade e ficou ótimo)

Para decorar: 6 colheres (chá) de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Eu gosto de muffins porque o modo de preparo é moleza. Primeiro, ligue o forno a 200ºC e forre uma assadeira para 12 muffins com forminhas de papel.

Numa tigela grande, disponha farinhas, açúcares, fermento e especiarias. Misture bem. Numa outra tigela, bata os ovos, o óleo, o mel e o iogurte com um fouet, até incorporar. Despeje a mistura líquida sobre os ingredientes secos e mexa levemente (lembre-se: massa de muffin não precisa ficar lisinha, misture só até que não haja farinha aparente). Acrescente, por fim, as peras picadas, envolvendo-as delicadamente.

Pronto! Agora é só dividir a massa entre as 12 forminhas, salpicar 1/2 colher (chá) de açúcar mascavo sobre cada porção e levar ao forno por 20 minutos ou até que os muffins passem no teste do palito.

Deixe os muffins esfriarem um pouco sobre uma grade antes de comê-los.

Observações finais:

* A receita original levava apenas farinha de trigo branca, mas eu usei um pouco da integral e achei muito bom. Da próxima vez, usarei apenas farinha de trigo integral.
* As especiarias para pão de mel são uma mistura de canela, noz-moscada, cravo e erva-doce - há um tempo atrás, a Bombay vendia.
* Vale a pena deixar mais uma ou duas forminhas preparadas. A receita previa 12 bolinhos e aqui em casa rendeu 14.

9 comentários:

Luna disse...

Também adoro essas frutinhas assadas e nos muffins então, bom demais! ;D
Beijinho!

Luna disse...

Ah, esqueci de dizer! Parabéns pelo aniversário do blog!!! rs :D

ameixa seca disse...

Já fiz essa receita e adorei. Não sou fã de pêras ao natural mas é verdade que elas ganham novo fôlego quando vão ao forno :) Que venham muitos mais anos de calor no fogão!

Fernanda Giuliani disse...

Oi Le! Parabens pelo niver do blog!
Amo essa receita! Ja' fiz varias vezes! :)
Bjs Fe

Maria Tereza Maranhão Stoco disse...

Lindos muffins!! Parecem muito saborosos!! E parabéns pelo aniversário do blog, que continue fazendo muito sucesso! beijos

Akemi disse...

Lêêê, parabéns pelo bloganiversário!!! Concordo com vc, as peras parecem que se transformam no forno, ficam deliciosas! Já fiz muffins com elas e tenho certeza de que sua versão com especiarias deve ter ficado pra la de especial!!! bjss

Simples Assim disse...

Oi Letrícia,
Parabéns pelo aniversário do blog.
Não sei como não tinha passado por aqui antes.
Prazer em conhece-la.
Seu blog está muito bom.
Bj,
Lylia

moranguita disse...

muitos parabens pelos 4 aninhos que se sigam muitos
os muffins estao fantasticos levo ja um comigo
beijinhos

Cristina disse...

Parabéns pelo aniversário do blog!
Seus muffins ficaram lindos e com certeza as especiarias deram um toque divino à pera!
Sucesso!!

Printfriendly