Nhoque de batata da Lica

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Tenho ensaiado mentalmente fazer massa caseira. Mentalmente, pois fico nervosa só de pensar na bagunça que isso faz - no final, terei farinha espalhada nas roupas, nos cabelos e por todos os cômodos da casa. Mas quero superar este medo logo.

Para tentar me acostumar com a ideia, preparei um nhoque neste fim de semana. Usei uma receita da queridíssima Eliana, que já foi testada e aprovada pela Karen e pela Akemi. Preciso dizer mais?

Para servir, preparei um molho com alho, tomate pelado picadinho (enlatado, mesmo), alcaparras e linguiça calabresa defumada.

Nhoque de batata da Eliana
Receita da Eliana

Ingredientes:

600 g de batatas
1 gema
1 colher (sobremesa) de manteiga
2 colheres (chá) de sal
3/4 de xícara de farinha de trigo (e mais um pouco para enfarinhar)

Modo de preparo:


Cozinhe as batatas escorra e passe-as ainda quentes pelo espremedor. Deixe esfriar. Junte às batatas o sal, a manteiga, a gema e a farinha, misturando bem.

Coloque bastante água para ferver. Enquanto isso, faça os nhoques.

Polvilhe bastante farinha na superfície de trabalho (isto é importante para que a massa não grude ao ser trabalhada). Retire pedaços da massa e forme cordões de 2,5 cm de largura. Corte-os em pedaços de 4 cm de comprimento. À medida que fizer os nhoques, acomode-os em uma assadeira com farinha para que eles não se grudem uns nos outros.

Cozinhe os nhoques em pequenas quantidades de cada vez. Fique de olho: assim que o nhoque subir à superfície da água, retire-o da panela com o auxílio de uma escumadeira (eu retirei e coloquei direto no molho, que já estava pronto, na panela ao lado).

Observação final:

Este certamente é o nhoque mais leve que eu já comi. Uma receita para ser repetida muitas vezes :-)

8 comentários:

Eli disse...

Amiga já dei risada aqui da sua frase: farinha por todos os lados e tal. heheh

Esse molho esta pecaminoso, delícia. Fiquei feliz que tenha feito e aprovado essa receita, essa é a receita de nhoque oficial daqui de casa. :)

www.saboresdalica.blogspot.com

Adriana Balreira disse...

Amo noque mas só de pensar na bagunça mesmo na cozinha me dá arrepios. Pois só fiz uma única vez nhoque e sujei a cozinha toda!!! Mas vou me arriscar novamente.
Beijos
Adriana

Simples Assim disse...

OI Letrícia,
Prazer em conhece-la. Gostei muito do seu blog e já me tornei seguidora.
Aproveito para convida-la a visitar o meu www.sosimplesassim.blogspot.com.
Seja bem vinda!
Bj,
Lylia

Marta Benicá disse...

Adorei esta receita de nhoque. Ficou demais.Tenha um bom fim de semana.Um abraço, Marta.

ameixa seca disse...

Adoro nhoque mas nunca fiz em casa, tenho que me aventurar :)

Margarete disse...

Oi, Letricia, eu não sou muito fã de nhoque porque sempre acho a massa pesada. Mas um dia vou fazer e pedir ajuda para a minha filha de 3 anos... Com certeza será uma grande festa.
Dúvida, eu fiz o bolo de creme de leite fresco e gostaria de saber se eu posso linkar o seu blog com a receita no meu.Obrigada! Bjs.

Letrícia disse...

Meninas queridas, obrigada pelos comentários.

Margarete, pode linkar, sim.

Beijos!

Bianca Moraes disse...

Aaaaah! Eu adoro nhoque! E o Thiago tambééém! Qualquer dia tento fazer essa receita! Já está aqui anotado! ^^

Fiz ontem uma pizza (receita da Tia Tiana) que ficou muuuuito boa! Cortei as calabresas com cortadores de biscoito em forma de coração e dei de presente pro Thi! :D

Aaaah... eu já tinha vistooo aquele tutorial de fazer as luzinhas em forma de coração! E o legal é que dá pra fazer em qualquer formato!! Nunca tentei, mas já tenho uma foto planejada mentalmente pra assim que mudar lá pra granja do torto! :D

Beijinhooos!

Ah sim!! Eu não lembrei de jeito nenhum do nome do site que você disse que reúne os blogs de receitas! Qual era mesmo? :P
Há! E o Mondrian cake é suuuper incrível! Adorei!! Vontade de fazer pra Momoin! :)

Printfriendly