Biscotti de fubá, cranberries e macadâmias

sábado, 2 de julho de 2011

Minha irmã é, disparado, a melhor presenteadora que eu conheço. Só ela consegue me deixar quase assim cada vez que me dá um presente.

Quando voltou de Cambridge, entre outros mimos foférrimos, ela me trouxe uma porção de frutas secas que, aqui no Brasil, são difíceis de encontrar: cranberries, blueberries e sour cherries. Fiquei eufórica!

Então, depois de um tempinho de cerimônia (o que, vocês não fazem cerimônia diante de um ingrediente desconhecido ou raro? Eu faço muita!), escolhi uma receita de biscotti que me pareceu digna dos cranberries.

Fiquei encantada com a cor e o sabor desses biscoitinhos. Esperava que fossem bem duros (leia-se: eu esperava ter que roê-los), mas que nada. São durinhos, mas não assustam os dentes. Deve ser por conta do fubá.

Biscotti de fubá, cranberries e macadâmias
Receita pouquíssimo adaptada daqui

Ingredientes:

1 1/4 xícaras de farinha de trigo
1 1/4 xícaras de fubá
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal marinho
6 colheres (sopa) de manteiga (dá 90g)
1 xícara de açúcar
2 ovos grandes
1 colher (sopa) de raspas de limão siciliano
1 xícara de cranberries secas
1 xícara de pistaches picados (usei macadâmias porque tinha em casa, mas tenho certeza de que pistaches devem ficar deliciosos)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC com a grade posicionada no meio.

Numa tigela, misture juntos a farinha, o fubá, o femrento em pó e o sal. Reserve.

Ponha a manteiga na tigela da batedeira e bata-a em velocidade média até que ela fique cremosa (use o batedor em forma de pá). Adicione o açúcar e bata até a mistura ficar clara e fofa. Batendo sempre, acrescente os ovos, um de cada vez, até ficar bem uniforme.

Reduza a velocidade da batedeira e acrescente a farinha toda de uma vez, mexendo até incorporar. Por fim, junte as raspas de limão, as cranberries e as castanhas e misture até combinar tudo.

Transfira a massa para uma assadeira forrada com tapete de silicone ou papel manteiga e modele-a como um 'tronquinho' de 9 x 35,5 cm . Asse até que fique firme, levemente dourada e com algumas rachaduras no topo (leva de 30 a 35 minutos).

Deixe o 'tronquinho' esfriar na assadeira, sobre uma grade, por 15 minutos.

Transfira o 'tronquinho' para uma tábua e, com uma faca de pão, corte fatias de 1,5 cm na diagonal. Arrume as fatias em uma assadeira forrada com tapete de silicone ou papel manteiga e leve novamente ao forno por 15 a 18 minutos, girando a assadeira na metade do tempo. Os biscoitos devem ficar com as bordas acastanhadas.

Deixe a assadeira com os biscoitos esfriar sobre uma grade antes de comer.

Esses biscoitos duram até duas semanas guardados em potes hermeticamente fechados, à temperatura ambiente.

6 comentários:

Maria Tereza Maranhão Stoco disse...

Oi Letricia !! Que chique seus biscotti com frutas importadas! rsrs Bom ganhar presentes assim né!! Ficaram lindos !!! Beijos

Akemi e Luiz disse...

O azedinho das cranberries é incomparável e tenho certeza de que estes biscotti devem ter ficado deliciosos ainda mais com meu ingrediente favorito! rss
Ganhar presentes assim é uma delícia mesmo e eu tbm morro de pena de usar depois! rss
Bjs e boa semana!

moranguita disse...

HUM SABEM BEM EM QUALQUER ALTURA COM O CAFE OU CHA OU ATE NA PRAIA
BEIJINHOS

Isabella disse...

queridíssima irmã, quando vejo os ingredientes e os compro pra vc, tenho certeza de que eles depois de serem analisados por vc e separados para as receitas certas, vão ser manipulados até atingirem o máximo de seu potencial (serão delícias gourmet!)e no final, até virarão celebridade na internet! Pensando bem, quem não gostaria dessa vida?

Obrigada, por mais um comentário elogioso! Assim fico sem graça!

Muitos e muitos beijos,

da sua irmã.

Cristina disse...

Não posso deixar de comentar esses biscotti, frutas secas são minha paixão, ainda mais essas!
E tbm fico hesitante diante de ingredientes especiais!rs...

Gina disse...

Letricia,
Se há algo que tenho vontade de fazer e ainda não fiz nem sei o porquê, são os biscotti.
Já até decidi que frutas secas vou empregar. Só falta levar adiante o projeto... rs!
Bom final de semana.

Printfriendly