Cookies duplos de chocolate

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Vocês já devem estar pensando: "Lá vem ela com outra receita que utiliza ingredientes ganhos da irmã..."Nananinanão! Tudo que vai nesta receita não falta na minha despensa. Mas a receita, esta, sim, saiu de um presente da minha irmã: o livro absurdamente lindo da Hummingbird Bakery.

Os cookies são gigantes, lindos, deliciosos. Já viraram um all-time favorite aqui em casa. O hômi gosta de aquecê-los levemente no micro-ondas antes de comer, mas eles ficam bons à temperatura ambiente.

Cookies duplos de chocolate
Receita extraída daqui

Ingredientes:

50 g de manteiga sem sal
450 g de chocolate amargo picado grosseiramente
2 ovos
170g de açúcar mascavo claro
1/4 de colher (chá) de extrato de baunilha
85 g de farinha de trigo comum
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de fermento químico em pó

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 170ºC e prepare duas assadeiras de cookies forrando-as com silpat ou papel manteiga.

Coloque a manteiga e metade do chocolate numa tigela de vidro e derreta no forno de micro-ondas (eu coloquei 30 s duas vezes seguidas, mas pode ser que você precise de mais ou menos tempo - depende da potência do seu micro-ondas). Misture e deixe esfriar.

Enquanto isso, bata os ovos, o açúcar e o extrato de baunilha até que fiquem bem misturados - você pode bater manualmente ou usando uma batedeira com o acessório em forma de pá. Adicione então a mistura de chocolate, já fria, e bata lentamente até incorporar bem.

Numa tigela separada, peneire juntos a farinha, o sal e o fermento. Feito isso, adicione-os à mistura de chocolate em três vezes, mexendo bem a cada adição (raspe com uma espátula as laterais da tigela para garantir que não fique um restinho sem misturar). Finalmente, acrescente o restante do chocolate, mexendo até que se espalhe na massa.

Despeje seis porções de massa em cada assadeira, tomando o cuidado de deixar espaço entre elas para os cookies crescerem. Asse por 10 a 15 minutos (a partir de 10 minutos, confira regularmente para não deixá-los queimar). Eles estarão prontos quando estiverem brilhantes, com os topos levemente rachados. Deixe-os esfriar um pouco na assadeira antes de transferir-los para uma grade.

Rendimento: 12 super cookies deliciosos.

20 comentários:

Simples Assim disse...

Oi Letrícia,
Estou ficando viciada nos seus cookies. Que delícia!
Bj,
Lylia

Luna disse...

Fiquei passada com essa foto! Vou fazer! :D Bjs!

Isadora disse...

Hummmm q delíci estes cookies!!!

amo e de chocolate então...

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Akemi disse...

A capa já é linda, imagino que por dentro deve ser melhor ainda! Cookies de chocolate são sempre bem vindos e os seus estão mesmo de arrasar! Eles ficam do tipo bolinhos ou crocantes?
Bjkss

Letrícia disse...

Oi, Akemi! Eles ficam mais macios, mais como bolinhos.

Beijos!

Letrícia disse...

Oi, Akemi! Eles ficam mais macios, mais como bolinhos.

Beijos!

Marly disse...

Letrícia,

Que delícia, além de ficarem lindos, dá pra ver que são chocolate em forma de cookies, rsrs.

Beijão e boa semana!

Gina disse...

Estou devendo um assim para os amantes de chocolate aqui de casa.
Quanto à farinha de coco, além daquele bolo, já fiz outro que publicarei em breve e pretendo fazer biscoito também. Sua farinha de coco não vai ficar mais esquecida no armário...rs!
Boa semana!

ameixa seca disse...

Têm um aspecto super tentador :)

Rachel disse...

Minha nossa, que loucura esses cookies, estão de babar!
Delícias!
Bjuss!!!

Van Chaves disse...

Me explica como faz pra deixá-los assim, gordinhos? Os meus nunca ficam :(

Este blog é DELICIOSO, estou te seguindo! Dê uma passadinha no meu http://bistrohermanos.blogspot.com/ e vamos trocar receitas!!!

Um beijo

Sarah Faria disse...

Nossa! Ficou muito bonito e com um cara otima. Vou tentar na minha casa com certeza. Não tem perigo de a massa não crescer?

Vou tentar e postar no blog!

Dá uma olhada no blog que eu comecei a fazer. www.tricotandonacozinha.blogspot.com

moranguita disse...

bem que cookies giganbtes hehe
assim so comemos um de cada vez hehe
beijinhos

Cristina disse...

Ficaram lindos demais esse cookies!
A foto arrasou!!

AnaC disse...

Eis!! Fiz estes cookies hoje. Ficaram deliciosos, mas uns tarecos. Não ficaram fofinhos. Eu "modelei" com uma colher de chá e mesmo assim deram uma grudada básica. Será que a massa estava muito mole por causa do calor infernal? Beijos!!! Bom final de domingo.

Letrícia disse...

Oi, Ana! Os cookies grudaram no papel manteiga ou uns nos outros?

Pelo que me lembro, eles realmente se espalham muito no forno, precisam ficar bem folgados nas assadeiras. Eu usei assadeiras com 25x37 cm, e só couberam 6 biscoitos em cada uma.

Beijo!

AnaC disse...

Letrícia, na realidade, os 2...eles se espalharam pelo forno e grudaram uns nos outros. Resolvi isso aumentando a distância. A grudada no papel manteiga foi resolvida num exercício de paciência e deixando-os esfriar (nem tanta paciência, coloquei na geladeira). Mas eu consegui uns 50 tarecos deliciosos e eu queria que ficassem fofinhos. Eu usei açúcar branco (meu mascavo mofou) e chocolate meio amargo, que era o que eu tinha. Isso mais o calorão pode ter afetado o resultado?
bjos

Letrícia disse...

Ana, quando esfriam naturalmente, eles tendem a desgrudar facilmente do papel manteiga. O que eu costumo fazer é deixá-los esfriar na assadeira por uns 5 minutos, para que eles mantenham a forma, e depois levá-los para esfriar com papel e tudo para a grade. Só removo o papel quando estão em temperatura ambiente.

Pode ser, sim, que o calor e o açúcar que você usou tenham influenciado o resultado final.

Beijo!

Piccola disse...

Ola Letrícia! Fizemos estes cookies ontem à noite para o café-da-manhã de hoje. Foram feitos com chocolate 70%(sem leite) e com margarina, já que sou intolerante ao leite. E mesmo assim ficaram perfeitos: fofinhos, craqueladinhos iguais aos da foto. E soltaram do papel manteiga após terem resfriado sem nenhum problema. Acabamos de devorá-los levemente aquecidos no forno normal com um expresso bem forte. DELICIOSOS! Da próxima vez, vamos colocar uma gordice a mais: pedaços de chocolate branco :-))) Saudações cacaueiras!

Piccola disse...

Ola Letrícia! Acabamos de comer estes cookies(aquecidos no forno normal), que fizemos ontem para o café-da-manhã de hoje. Fizemos com chocolate 70%(sem leite) e com margarina, já que sou intolerante ao leite. Ficaram iguaizinhos aos da foto: fofinhos, craquelados, perfeitos! Com café expresso bem forte e este friozinho... Da próxima vez, colocaremos mais uma gordice: pedaços de chocolate branco, o preferido do foffo :-))) Saudações culinárias!

Printfriendly