Cookies duplos de gengibre e melado

terça-feira, 5 de julho de 2011

Biscoitos de gengibre recém-saídos do forno

Esta é uma daquelas receitas em que enxergo potencial, mas que não agradaram totalmente o meu paladar. Mais uma vez, usei um ingrediente fofo que ganhei da minha irmã - o gengibre cristalizado.

Os biscoitos ficam bem apessoados e com textura macia. Mas achei-os muito doces. Também senti que sabores do melado e do gengibre brigaram um pouco (o fato de eu ter usado um açúcar mascavo bem escurão - quase rapadura - não ajudou nada). Da próxima vez, quero testar usar uma quantidade menor de açúcar mascavo claro. E, quem sabe, substituir o melado por mel, xarope de bordo, xarope de agave...

Biscoitos de gengibre
Receita adaptada daqui

Ingredientes:


1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de aveia (se não tiver farinha de aveia, use 2 xícaras de trigo integral)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de gengibre em pó (usei um pouco mais)
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado (eu não tinha e não usei)
1/4 de xícara de gengibre cristalizado, picado
1 xícara de açúcar mascavo (prefira o claro)
1/4 de xícara de óleo de canola (usei azeite)
1/3 de xícara de melado
1 ovo em temperatura ambiente

Modo de preparo:


Preaqueça o forno a 180ºC e forre duas assadeiras com papel manteiga.

Em uma tigela, misture o açúcar mascavo, o óleo, os ovos e o melado até combiná-los. Adicione a farinha, o bicarbonato, o gengibre em pó e gengibre ralado, misturando bem com uma espátula de borracha.

Com o auxílio de duas colheres (ou de uma cookie spoon, como a que eu comprei aqui), forme bolotas com a massa e disponha nas assadeiras, deixando um espaço entre elas. Achate-as levemente com os dedos.

Asse por 12 a 14 minutos. Deixe os cookies esfriarem na assadeira por 2 a 3 minutos e depois transfira-os para uma gradinha para esfriar.

3 comentários:

Pérola disse...

Amei essa receita!!!

Isadora disse...

as fotos dos biscoitos ficaram lindas...fiquei com vontade de provar!!!

deliciasdaisa.blogspot.com

Gina disse...

O gengibre cristalizado já fiz algumas vezes e acho uma delícia. Gosto de empregá-los em pound cake, mas em cookies devem ficar ótimos também.
Sempre reduzo o teor de açúcar das receitas.
Bjs.

Printfriendly