Bacalhau espiritual à Hernâni Ermida

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Há um tempo, fui ao supermercado e achei lombo de bacalhau dessalgado a um preço acessível. Não resisti e levei para casa. Coitadinho do bacalhau, morou no meu freezer por muitas semanas até que eu me decidisse por uma forma de prepará-lo (eu sou beeem indecisa).

Enfim, cheguei a uma decisão: o bacalhau espiritual à Hernâni Ermida, que a querida Elvira apresentou no começo deste ano. A receita é leve e deliciosa - e se o bacalhau já estiver dessalgado e desfiado, é muito rápida de se preparar. É o tempo de ralar as cenouras e preparar o molho branco.

Bacalhau espiritual à Hernâni Ermida
Receita adaptada
daqui


Ingredientes (para 6 pessoas):

600 g de bacalhau, dessalgado e desfiado (usei 850 g)
150 g de batata palha (usei 200 g)
400 ml de molho de natas para bacalhau e peixe (usei 400 ml de molho branco temperado com sal e noz-moscada e aromatizado com 1/2 cubinho de caldo de camarão)
250 g de cenoura ralada grosseiramente (usei 300 g)
1 cebola cortada em meias-luas finas
1 dente de alho picado finamente
1 folha de louro
150 ml de azeite
100 g de queijo da Ilha ralado em fios (usei uma mistura de muçarela e parmesão ralados)
1 boa pitada de noz-moscada moída
Sal
Salsa fresca picada q.b. (esqueci completamente)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 190ºC.

Numa frigideira grande, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola e a folha de louro. Quando a cebola estiver macia, acrescente o bacalhau e a cenoura, tempere com a noz-moscada e mexa delicadamente, por sete minutos, até que os ingredientes fiquem bem misturados.

Adicione então a batata palha e misture bem. Regue com o molho branco e envolva. Corrija o tempero e descarte a folha de louro.

Trasfira o conteúdo da frigideira para uma forma refratária e alise a superfície com uma espátula. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno até dourar.

Retire a forma do forno e deixe esfriar por 5 minutos. Sirva salpicado com salsinha picada, acompanhado de salada mista.

Bacalhau espiritual à Hernâni Ermida

Observação final:


Caso você tenha um multiprocessador encostado na cozinha, esta é uma boa oportunidade de usá-lo: com a lâmina de ralar, preparei as cenouras; com o batedor de massa, deixei bem fininho o bacalhau que havia desfiado grosseiramente. Com a lâmina maior, piquei um pedaço de muçarela que estava implorando para participar da receita.

3 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

ficou muito bom amiga o chefe Hernâni é mesmo dos melhores do nosso país...bjokinhass

moranguita disse...

bem um pratinho de bacalhau vai sempre tao bem e apetitoso como este e ainda melhor sem duvida
beijinhos

Bruna do Gourmandisme disse...

Fiquei babando com esse bacalhau! Adorei! Já estou seguindo seu blog!

Aproveito para te convidar a conhecer o meu blog, o Gourmandisme, e participar do sorteio de uma cesta de produtos Hershey's!!

Printfriendly